Resíduos de serviços de saúde entram na pauta da Expo Bahia 2017

softelec

Especialista da área realiza palestra no evento

A biomédica Patrícia de Araújo marca presença na Expo Bahia 2017, feira da área ambiental que acontece de 23 a 25 de maio, em Salvador. À ocasião, ela fala sobre resíduos de serviços de saúde, sua especialidade. Em entrevista via e-mail, Patrícia destaca a oportunidade como única. Segundo ela, é a chance de aprimorar e discutir um assunto que é pouco abordado, mas que apresenta extrema importância para o Brasil.

Apesar disso, ela acha que nos Estados Unidos, por exemplo, exista um cuidado mais rigoroso com os resíduos de saúde. A biomédica fala com categoria, já que no ano passado, visitou a área de resíduos do St. Mary’s Hospital em San Francisco, Califórnia. Conheceu também o Departamento de Saúde Pública da mesma cidade.

“Acredito que nos EUA a segregação é feita de forma mais simples do que no Brasil. Há grande preocupação com a saúde ocupacional e saúde pública.”

Formada na Universidade de Santo Amaro (SP), Patrícia de Araújo possui MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais e MBA em Gestão de Resíduos Sólidos. Durante cinco anos, integrou a equipe da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), maior empresa da América Latina de tratamento de resíduos. Recentemente, a empresa encerrou as atividades. No final deste mês, Patrícia ministra um curso sobre resíduos de saúde na Escola Edutech Ambiental.

Na opinião de Patrícia, no Brasil faltam ainda mais informações e uma maior fiscalização das autoridades, bem como conhecimento dentro das empresas que geram resíduos de saúde.

“Importante ressaltar que a disseminação da informação, como este evento, e transpor barreiras em um país tão grande é de extrema importância, pois o conhecimento fará que os serviços realizem um descarte correto.”

Quando o assunto é o reaproveitamento dos resíduos de saúde, Patrícia afirma que as autoridades ambientais do estado de São Paulo não permitem este tipo de ação.

“Mas em outros estados há o reaproveitamento dos resíduos pós-tratamento em cimenteiras para queima.”

O objetivo da palestra é apresentar os conceitos sobre resíduos, segregação, armazenamento, legislação, normas e tratamento. Voltada para profissionais da área da saúde, gestores, gerentes e coordenadores de unidades de saúde e hospitais. O conteúdo da palestra abordará definição de resíduos, cuidados, PGRSS- plano de gerenciamento de resíduos da saúde, estabelecimento de Geradores- definição, normas Conama e Anvisa, legislação, responsabilidade, classificação manuseio, segregação e acondicionamento, transporte- normas e cuidados, disposição incorreta casos: perigos, contaminação do solo e água, necrochorume e poluição do solo, tipos de tratamento indicados para RSS.

A palestra faz parte do simpósio sobre Tratamento de Resíduos Sólidos na AMBIENTAL MERCANTIL EXPOBAHIA2017
https://feira.ambientalmercantil.com/simposios/25-05-2017/ 

Prof. Patricia de Araújo, biomédica formada na Universidade de Sto Amaro, MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais em 2012, MBA em Gestão de Resíduos Sólidos em 2016 pela POLI – USP, visitante para conhecimento da área de resíduos do St. Mary´s Hospital em San Francisco, EUA e do departamento de Saúde Pública da cidade de San Francisco em 2016. Trabalhou por 5 anos na maior empresa da América Latina em tratamento de resíduos do grupos A e E, UTR- Unidade de Tratamento de Resíduos que trata resíduos dos grupos A e E.

Contato: patiaraujo8@hotmail.com 

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Por Angela Schreiber,
com exclusividade  para o
Portal de Notícias AMBIENTAL MERCANTIL.

ADQUIRA AQUI O SEU CÓDIGO PROMOCIONAL E PARTICIPE DO EVENTO COM PREÇO ESPECIAL.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!