ESTADO DE SANTA CATARINA MARCA PRESENÇA NA INTERSOLAR SOUTH AMERICA 2019 COM DELEGAÇÃO PRÓPRIA

softelec

A The Smarter E South America está muito próxima. De 27 a 29 de agosto, expositores, visitantes e demais interessados nas energias renováveis marcam presença nesta grande feira. Gerson Pedro Berti, Presidente da Associação dos Produtores de Energia do Estado de Santa Catarina (APESC), é uma destas pessoas. Acompanhado por um grupo, ele quer aproveitar ao máximo o intercâmbio de informações.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

            As expectativas são as melhores possíveis.

“Somos consultores e formadores de opinião. Buscar intercâmbio com o mundo vai propiciar a atualização em informação, em acesso às tecnologias e às empresas que respondem pelo que há de melhor na aplicação tecnológica da energia fotovoltaica. Nosso grupo saberá utilizar bem essa oportunidade para trazer negócios em geração renovável de energia para Santa Catarina”, afirma o presidente da APESC.

            Na opinião dele, a participação no evento reflete o desejo dos catarinenses em buscar o estado da arte em tecnologia e inovação. Segundo matéria publicada no site revistaportuaria.com.br, Santa Catarina tem em sua matriz energética cerca de 70% de geração renovável, o que gera destaque no cenário nacional. Em junho último, o governo do estado anunciou ações para uso de fontes renováveis de energia.

“Somos um estado referência em fontes renováveis de energia. O crescimento na energia fotovoltaica se dará em SC através da geração distribuída, aquela regulamentada pela Resolução 482/2012 da ANEEL. Os catarinenses têm muita responsabilidade quando se fala em sustentabilidade. Nosso estado tende a ser um dos líderes na aplicação da energia solar nos lares, comércios e pequenas indústrias, na eficiência energética e no uso de redes inteligentes”.

Em Reunião Pública realizada em outubro de 2017, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou aprimoramento na Resolução 482/2012 sobre geração distribuída. De acordo com texto publicado no site da ANEEL, “minigeração distribuída passa a ser central geradora de energia elétrica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5MW e que utilize cogeração qualificada, conforme regulamentação da ANEEL, ou fontes renováveis de energia elétrica, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras”

Experiências e pesquisas

Auditor fiscal de carreira e investidor em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidráulicas (CGHs), Gerson Berti é um dos idealizadores do projeto SC+Energia, Programa Catarinense de Energias Limpas, criado em junho de 2015. Nesta época, ele era Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS). Assumiu a presidência da  APESC em junho de 2016.

Sobre o destaque nacional de Santa Catarina na utilização de energia fotovoltaica, ele diz que o estado tem muito a aprender e a interagir, tanto na oferta de experiência quanto na qualidade dos seus empreendedores.

“A troca de experiências é uma das melhores maneiras de se ter aprendizado. Santa Catarina conta com empresas e universidades que fazem pesquisa e desenvolvimento com qualidade internacional”.

            Desde 2014, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolvem um projeto de solução sustentável, o qual converte luz solar em vapor para produzir energia. A pesquisa é coordenada pelo professor Júlio César Passos, do Departamento de Engenharia Mecânica. A proposta é reduzir o consumo de combustíveis fósseis.

            Para Berti, a The Smarter E South America 2019 pode revelar avanços significativos na área de energia. Depois da feira, a APESC pretende divulgar para seus associados as oportunidades e negócios no setor.

“Certamente nossa agenda de eventos será incrementada com a divulgação de produtos, empresas e tecnologias que teremos acesso no evento The Smarter E South America 2019”.

Entrevista por Ângela Schreiber
Comunicação Ambiental Mercantil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!