ONU-Habitat e Rio de Janeiro selam acordo para promover desenvolvimento urbano no estado

softelec

Imagem: © Governo do Rio de Janeiro | Evento de assinatura do acordo foi realizado no Cristo Redentor e contou com uma projeção mapeada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no monumento

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Um desenvolvimento urbano sustentável, integrado e inclusivo no estado do Rio de Janeiro é o norte que guia o novo acordo entre o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o governo estadual. A parceria foi assinada em 22/03/22 pelo representante regional do ONU-Habitat para América Latina e Caribe, Elkin Velasquez, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

O evento foi realizado no Cristo Redentor.

O objetivo do memorando de entendimento é selar um marco de cooperação entre ONU-Habitat e Governo para buscar soluções para o alcance do desenvolvimento urbano sustentável no Rio de Janeiro. A parceria, que terá duração de dois anos, deverá fomentar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – com destaque para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis – e da Nova Agenda Urbana.

“É um privilégio poder acompanhar o estado do Rio de Janeiro nesse processo. Esse é um momento muito importante não só para as cidades fluminenses, mas para a América Latina como um todo. O estado vai virar um exemplo para a região. Esse trabalho de olhar para as famílias em situação de risco para construir resiliência baseada nos princípios dos ODS precisa ser promovido”, ressaltou Elkin Velasquez.

“É uma honra perceber que o Rio de Janeiro percorre o caminho da sustentabilidade“, afirmou o governador Cláudio Castro. “Ao vermos tragédias como a de Petrópolis não há como não voltar o nosso olhar ao respeito com a casa comum. Ao longo das últimas décadas, nós não fizemos isso. Temos construções irregulares, falta respeito a espaços que deveriam ser de proteção ambiental. A Agenda 2030 é fundamental para promover uma sociedade mais igualitária e respeitosa”, pontuou.

Objetivos da parceria

A ideia do novo acordo é buscar melhores condições de moradia, realizar coleta e análise de dados e promover um planejamento urbano voltado aos princípios da Nova Agenda Urbana, aumentando a resiliência das cidades fluminenses.

Memorando de Entendimento assinado em 22/03 prevê cooperação entre ONU-Habitat e Governo do Rio de Janeiro por dois anos
Crédito: © Fabiano Veneza

Na prática, o acordo vai viabilizar um trabalho conjunto dividido em três frentes:

  • A primeira vai compartilhar técnicas e metodologias para melhorar condições de vida dos habitantes do Rio de Janeiro através de um ambiente de debate qualificado.
  • A segunda pretende fomentar a elaboração de projetos, programas e ações sobre questões do desenvolvimento urbano sustentável e redução da pobreza.
  • A terceira, por fim, vai estimular capacitação de funcionários públicos e atores estaduais e municipais no âmbito da Nova Agenda Urbana e do ODS 11.

“A assinatura da parceria entre ONU-Habitat e Rio de Janeiro acontece em um momento em que o planejamento urbano voltado para o desenvolvimento sustentável se mostra, mais do que nunca, essencial para o bem-estar das cidades. Estamos prontos para desenvolver projetos que vão auxiliar os municípios fluminenses a fazer um diagnóstico de suas características urbanas e transformá-las em políticas públicas melhores, que vão impactar diretamente no bem-estar dos cidadãos e cidadãs”, comentou a oficial nacional do ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes.

A parceria foi anunciada no início do mês, após visita do governador ao diretor do ONU-Habitat em Nova Iorque, Chris Williams. Com a assinatura do memorando, será estabelecido um plano de trabalho que guiará os próximos passos.

Rio2030

O evento de assinatura da parceria e lançamento da Rio2030 contou com uma projeção temática do Dia Mundial da Água e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sobre o monumento ao Cristo Redentor, além de uma apresentação da Orquestra Maré do Amanhã.

A solenidade marcou o lançamento da Rio2030, uma nova iniciativa de implementação da Agenda 2030 no Rio de Janeiro alusiva aos 30 anos da Eco-92. Ela consiste em uma plataforma de projetos e ações para a sustentabilidade. Seu objetivo é integrar diferentes atores da sociedade no compartilhamento de conhecimento, tecnologias e projetos para a implantação da Agenda 2030 no estado do Rio de Janeiro durante a Década da Ação.

Crédito:
Imprensa | Nações Unidas – Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!