Futuro mais sustentável: Novas tecnologias e práticas que podem diminuir o impacto do homem no meio ambiente em 2023

softelec

Imagem: Pixabay | Produtores e empresas buscam investir mais no meio ambiente como forma de diminuir o impacto ambiental. Conheça quatro tendências da sustentabilidade

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2023 – Com cada avanço tecnológico, nos sentimos cada vez mais próximos do futuro e, ao mesmo tempo, cada dia mais debates surgem sobre o impacto da humanidade no planeta terra. Porém, enquanto temos problemas que precisam ser pensados, como é o caso do e-waste e o direito de reparo, temos tecnologias que vem para gerar um impacto positivo quando falamos de sustentabilidade.

Em estudo publicado por cientistas que coordenam o Global Carbon Project, por meio da revista científica Earth System Science Data, a temperatura média da atmosfera do planeta pode se tornar 1,5ºC mais quente em nove anos. A possibilidade de ocorrer é de 50%, principalmente se as emissões globais de CO2 mantiverem-se nos níveis de 2022. No Brasil, o assunto ganhou ainda mais relevância por ser pauta do novo Governo Federal, que vem defendendo práticas sustentáveis.

Desde os carros elétricos até a purificação da água, conheça algumas propostas que serão tendência na área da tecnologia sustentável e que podem impactar positivamente no combate ao aquecimento global.

Purificação de água

Um dos setores que mais cresceram nos últimos anos é o da tecnologia, com soluções que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, preservar o meio ambiente. Em 2019, a startup PWTech, em parceria com duas universidades públicas de renome, como a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) e a Universidade de São Paulo (USP), e com o Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (Cirra – UPS), investiram em uma solução prática, eficiente, inovadora e, sobretudo, com um excelente custo-benefício.

O equipamento portátil é capaz de transformar 6.000 litros de água contaminada da chuva e de rios, poços, represas, açudes e lagos em água potável, eliminando 100% de vírus e bactérias, e 99,5% das partículas presentes na água, tornando-a própria para o consumo humano. A companhia brasileira já foi usada para remediar calamidades em crises humanitárias como a Guerra da Ucrânia e na seca em Madagascar neste ano. Mais recentemente, a startup colaborou para o envio de purificadores em comunidades Yanomamis e no Pantanal, com o objetivo de diminuir os casos de viroses desencadeadas pelo consumo de água contaminada.

“O sistema de purificação de água que criamos é ideal para situações extremas que exigem praticidade, como é o caso de comunidades indígenas hoje, no Brasil. Basta conectar o equipamento na água e ligá-lo que, em menos de um minuto, a água já começa a sair pronta para ser consumida”, afirma Fernando Silva, sócio-diretor da PWTech.

Carros elétricos

Um dos setores que mais tem avançado em todo o mundo é o da eletrificação dos automóveis. Cada ano vemos mais modelos de automóveis elétricos surgindo no mercado, com cada vez mais autonomia e capacidade de competir com os veículos movidos à combustão.

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o mês de janeiro de 2023 bateu um recorde em relação ao mesmo período do ano anterior, com um total de emplacamentos de veículos leves eletrificados foi de 4.503 unidades. Crescimento de 76% em relação ao ano de 2022 (2.558). O resultado é ainda mais significativo em comparação com o ano de 2021, onde em janeiro foi registrado um total de 1.321 emplacamentos. Os números atuais representam um crescimento de 241% em relação ao período.

Segundo Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa que apresenta soluções para a eletromobilidade, o setor no Brasil tem crescimento constante, mas ainda engatinha em relação a outros mercados do mundo.

“É claro que se compararmos o nosso mercado com outros lugares do mundo, como países nórdicos e a China, ainda há muito o que se avançar. Mas é certo dizer que a eletrificação dos veículos é uma realidade que veio para ficar. Não podemos fechar os olhos para essa realidade, que pode ter impactos no nosso meio ambiente e, até mesmo, impacto social”, afirma o executivo.

Agronegócio sustentável

Outro setor que tem dado passos para a construção de uma consciência sustentável e de impacto no meio ambiente é o agronegócio. Os produtos do agro, produzidos considerando as práticas sustentáveis têm cada vez mais demanda no mercado externo e esse futuro pode diminuir e muito o impacto do segmento no meio ambiente nos próximos anos.

Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa de assessoria no comércio exterior, aponta que o setor tem muito a ganhar com o investimento em práticas sustentáveis e de preocupação com o meio ambiente.

“No mercado externo há uma tendência por produtos do agronegócio que tenham certificação ambiental. Por este motivo, os produtores que investiram nas práticas ambientais podem ver os seus produtos ganharem ainda mais valor no mercado. Além disso, podem contribuir com a pauta ambiental em grande escala. Deste modo, vale muito a pena investir na produção que se preocupa com o impacto no meio ambiente“, afirma Pizzamiglio.

Construções provisórias

Construções provisórias também são um foco para o próximo ano devido à sua sustentabilidade nos negócios. Elas garantem a reutilização de todo material empregado, sem a produção de resíduos e com uma redução significativa de custos. A tecnologia provisória já esteve presente em inúmeros torneios esportivos como a Copa do Mundo e agora começa a ganhar espaço em outros segmentos do setor.

“Ações sustentáveis são um caminho inevitável para o mundo dos negócios. Quanto maior a consciência da mudança, melhor será a imagem da empresa entre seus clientes e a sociedade. Essa tendência é extremamente sustentável já que garante a reutilização de praticamente todo material, redução de custo na construção e facilita a manutenção da equipe após os eventos. O desafio deste modelo de negócio é executar projetos dentro dos prazos estipulados pelos comitês locais, que normalmente são extremamente curtos. A gestão e experiência da equipe é fundamental, afinal, não podemos atrasar nem um segundo sequer”, comenta Tatiana Fasolari, vice-diretora da Fast Engenharia, maior empresa especializada em overlays da América Latina.

Sobre a Elev

Fundada em 2021, a ELEV é uma empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, desde o aplicativo que indica os eletropostos pelo país, até a implantação de pontos de carregamento elétrico e atuação em Pesquisa e Desenvolvimento.

Site oficial: https://elevmobility.com/

Sobre a Efficienza

A Efficienza é uma empresa fundada em 1996 com o intuito de prestar serviços de assessoria em comércio internacional. A empresa se destaca como solução integral na área de despacho aduaneiro, logística internacional e assessoria em comércio internacional. A empresa é detentora de 4% do market share de Drawback e isenção no Brasil.

Site oficial: https://efficienza.com.br/

Sobre a PWTECH

Fundada em 2019, a PWTech é uma startup brasileira voltada para a purificação de água contaminada. A solução foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Escola Politécnica da USP, e funciona de forma simples: basta conectar o equipamento na água e ligá-lo que, em poucos minutos, a água já sai pronta para ser consumida. O sistema de tratamento de água esteve presente em crises humanitárias como a Guerra da Ucrânia e nos desastres naturais no Haiti, Tonga e Madagascar. No Brasil, a startup desenvolveu projetos de saneamento básico no Nordeste e na Ilha de Bororé, em São Paulo. Ao todo, 260 mil pessoas tiveram acesso à água potável graças à solução.

Site oficial: https://www.pwtech.eco.br/

Sobre a Fast Engenharia

Com mais de 35 anos de experiência no mercado de infraestruturas temporárias, a Fast Engenharia é a maior empresa da América Latina especializada em overlays. No Brasil, conta com sedes em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de escritórios em Buenos Aires (ARG), Lima (PER) e Milão (ITA). É reconhecida internacionalmente pelos selos ISO 9001, ISO 14000 e OHSAS, além de certificados por grandes instituições como a Fifa, IOC, Panam, FIA e ATP.

Site oficial: https://www.fastengenharia.com.br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!