Mais vida, menos lixo! Nat Geo Podcast desvenda os desafios da Economia Circular

softelec

Imagem: Divulgação – Ouça agora na Rádio Disney, Youtube, Spotify e Apple Music | Em uma economia 100% circular, o conceito de lixo, tal qual conhecemos, praticamente não existe. As ativistas ambientais e comunicadoras Cristal Muniz e Fe Cortez difundem esse conceito pelo Brasil e mundo, e falam mais sobre o assunto no terceiro episódio do “Nat Geo Podcast”

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, o terceiro episódio do “Nat Geo Podcast”, podcast 100% brasileiro realizado pela National Geographic Brasil e apresentado por André Carvalhal, escritor e especialista em design para sustentabilidade. O novo episódio apresenta um debate com as ativistas ambientais e comunicadoras Cristal Muniz e Fe Cortez sobre os desafios da economia circular, um dos temas centrais da sustentabilidade e da proteção ao meio ambiente.

Mas… você sabe o que é Economia Circular?

Economia Circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais e reaproveitamento do lixo, através de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Nesse tipo de economia, todos os resíduos são vistos como “recursos em potencial”, que devem necessariamente ser reaproveitados no próximo ciclo produtivo – ou então se tornar matéria orgânica no solo.

Princípios

A Economia Circular baseia-se realmente em três princípios simples: eliminação de resíduos e poluição, manutenção de produtos e materiais em uso, e a regeneração dos sistemas naturais. Esse conceito possui também três aspectos didáticos conhecidos como 3R:

  • Reduzir: uso mínimo de matérias-primas
  • Reutilização: reutilização máxima de produtos e componentes
  • Reciclagem: reutilização de alta qualidade de matérias-primas

Qual a diferença entre a Economia Linear e a Economia Circular?

A Economia Linear, aplicada atualmente em grande parte do mundo, não planeja o destino dos produtos, o que leva a dificuldade na separação dos resíduos consumidos. Já a Economia Circular preza pela reutilização destes e pelo consumo consciente, estendendo a vida dos materiais. Os modelos lineares estão expostos a flutuações de preços e acesso a matérias-primas, contribuindo para a degradação ambiental, afetando serviços ecossistêmicos essenciais para o desenvolvimento.

Por outro lado, o modelo circular é restaurador e regenerativo, e visa manter os produtos, componentes e materiais em maior utilidade e valor.

Cenário atual e desafios da Economia Circular

Segundo o artigo “A economia circular: uma mudança de paradigma para soluções globais”, escrito pelos especialistas Manuel Albaladejo e Paula Mirazo, da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), e Laura Franco Henao, da Fundação Ellen MacArthur, o modelo de Economia Linear segue um padrão de extração, produção e descarte, sem considerar que os recursos do planeta são finitos.

“Nosso modelo de produção é insustentável, porque a gente está tirando mais do que aquilo que o planeta é capaz de regenerar”, comenta a ativista e comunicadora Fe Cortez, que defende a Economia Circular no terceiro episódio do “Nat Geo Podcast”. Segundo ela, esse tipo de economia é muito mais que uma forma de produção, ele é uma forma de pensar.

“O conceito da Economia Circular diz o seguinte: “Pare de tirar e descartar. Que tal se a gente tirar e aproveitar? Transformar os resíduos em outras finalidades”.

A ativista comenta também que estamos transformando o planeta em um lixão a céu aberto, por isso, o principal desafio da Economia Circular é repensar não só o descarte, mas também a produção da matéria prima.

Segundo a ativista e comunicadora Cristal Muniz, os produtos precisam ser desenhados de forma ecológica desde seu primeiro passo: “Todo lixo é um erro de design, porque se você não faz um produto pensando que ele pode ser consertado e reaproveitado no final da vida útil dele, ele vai ser linear”.

Benefícios da Economia Circular

Por devolver aquilo que seria descartado ao ciclo de produção, o modelo de Economia Circular reduz drasticamente a matéria-prima extraída da natureza, além de diminuir o acúmulo de lixo.

“Ao utilizar menos recursos, você também reduz a necessidade de transportar esses materiais, o que diminui a pegada de carbono da produção, uma vez que a maioria dos transportes ainda dependem de combustíveis derivados do petróleo”, explica Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), em entrevista à National Geographic.

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) afirma que um modelo de economia circular poderia reduzir os resíduos industriais em alguns setores de 80 a 99%, e as emissões de 79 a 99%.

Além disso, o modelo visa transformar também matéria-prima orgânica em energia, como frutas e vegetais, que podem ser decompostos por meio da compostagem para se tornarem fertilizantes para a produção agrícola.

Descarte dos lixos eletrônicos

Também chamado de Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos (ou REEE), os lixos eletrônicos são definidos como os rejeitos resultantes de equipamentos que demandam energia para o seu funcionamento e que, quando descartados, contam com uma bateria ou um plug. O principal problema desse tipo de lixo são os resíduos tóxicos que emanam de suas estruturas que, quando descartadas de forma indiscriminada, podem contaminar solos, rios, mares e outros meios.

Com isso em vista, repensar o design e produção de produtos eletrônicos também é essencial na Economia Circular, fazendo com que, além de uma vida útil maior, o destino final desses bens seja o retorno ao ciclo de produção e não o descarte.

“Antigamente eletrodomésticos duravam vinte anos, hoje em dia em poucos anos estragam, tornando tudo muito descartável, sem a possibilidade de consertar”, explica Cristal Muniz ao falar sobre o panorama atual do descarte de lixos eletrônicos, no “Nat Geo Podcast”.

Segundo números do Monitor Global de Lixo Eletrônico 2020 da ONU, o mundo gera mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. O relatório mostra que em 2019 um recorde de 53,6 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos gerados foi registrado em todo o mundo. Um aumento de 21% em apenas cinco anos.

Reciclagem x Economia Circular

Muitas pessoas confundem Economia Circular com reciclagem. Na verdade, lixo reciclado deve ser apenas uma engrenagem desse tipo de economia, pois ela está no estágio final desse sistema.

Para que a reciclagem seja eficiente, todo o caminho das matérias primas deve ser pensado de forma sustentável: desde o design dos produtos até o que será feito após o fim de sua vida útil. No Sistema Linear, a reciclagem acaba sendo apenas uma opção ao descarte, já na Circular ela é pensada para que seja realmente efetiva e parte do todo.

Sobre o assunto, Cristal Muniz diz que não podemos contar apenas com a reciclagem para criarmos um sistema sustentável: “Eu sempre falo que a gente não deveria pensar que a nossa meta é reciclar mais. A gente tinha que reciclar menos, porque a partir do momento que a gente coloca todas as nossas esperanças na reciclagem, vamos pensar que podemos continuar produzindo toda essa quantidade de lixo que a reciclagem vai dar conta”.

Apesar de ser apenas uma parte do todo, a reciclagem ajuda a restringir os impactos da Economia Linear, pois ela reduz o consumo de recursos naturais, ajuda a diminuir as emissões de CO2 e conter o aquecimento global, além de gerar empregos.

Para saber mais…

No terceiro episódio do “Nat Geo Podcast”, André Carvalhal, Cristal Muniz e Fe Cortez conversam sobre a Economia Circular, o cenário atual em volta da problemática, possíveis soluções e sobre atitudes individuais e coletivas para amenizar os problemas.

Ouça agora na Rádio Disney, Youtube, Spotify e Apple Music (https://spoti.fi/3abkS56).

Crédito: Divulgação

A produção do “Nat Geo Podcast” da National Geographic Brasil faz parte da campanha O Que Você Faz Importa, que — por meio de múltiplas plataformas e diversas iniciativas — busca conscientizar seu público sobre a importância de uma ação coletiva para o planeta.

*Fontes:
https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/05/lixo-eletronico-o-que-e-e-por-e-importante-recicla-lo
https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/05/por-que-a-reciclagem-e-importante-5-fatos-que-voce-precisa-saber
https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/05/economia-circular-o-que-e-e-por-que-ela-beneficia-o-meio-ambiente

Crédito:
Imprensa | National Geographic

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!