Em Curitiba, projeto transforma lixo eletrônico em ferramenta de trabalho

softelec
Tech Girls Brasil faz seu lixo eletrônico chegar para quem mais precisa.
Tech Girls Brasil faz seu lixo eletrônico chegar para quem mais precisa.

Imagem: Dilvulgação Tech Girls | Equipamentos são recuperados e doados para mulheres que podem ingressar no mercado de tecnologia conquistando autonomia financeira e autoestima

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Com reciclagem de apenas 3% de mais de 2,1 mil toneladas de resíduos eletrônicos gerados anualmente, o Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo e o maior na América Latina, de acordo com o The Global E-waste Monitor 2020.

Paradoxalmente, segundo recente pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.BR), 44 em cada 100 domicílios do sul do país não têm computadores – menos que a média nacional, de 55 em cada 100.

Foi para reverter esse cenário que a desenvolvedora de software e educadora digital Gisele Lasserre criou, em 2017, o Tech Girls, que recupera computadores que seriam descartados e os transforma em equipamento de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Por meio de uma metodologia própria para combater a exclusão digital, o Tech Girls capacita mulheres e torna acessível o conhecimento em tecnologia, auxiliando na criação de negócios digitais e no acesso ao mercado de trabalho em TI.

Com isso, já contribuiu para a transformar diretamente 480 vidas femininas, promovendo impacto positivo em centenas de famílias e comunidades de Curitiba e região metropolitana – e, atualmente, vem estabelecendo parcerias para promover a capacitação e inclusão de mulheres no mercado de tecnologia em todo o Brasil.

“No início, a missão do Tech Girls era capacitar e incluir mulheres no mercado de trabalho de tecnologia, que é majoritariamente masculino. Com a conclusão das primeiras turmas, notamos que essas mulheres estavam plenamente capacitadas, mas muitas não tinham o mais importante: um computador. Sem ele, seria impossível dar continuidade a seus negócios digitais ou à sua formação”, comenta Gisele Lasserre.

“Então, ampliamos nosso escopo e passamos a recolher equipamentos que seriam descartados, reformá-los e doá-los a nossas alunas que completam os cursos com nota classificatória. Também incluímos a capacitação em manutenção e assistência técnica de computadores em nossa grade de cursos. Dessa forma, incentivamos a economia circular e geramos impacto positivo tanto na esfera econômica quanto na social”, conclui.

Com a pandemia, Gisele Lasserre viu a demanda por capacitação digital crescer.

“Muitas empreendedoras, que atendiam clientes em domicílio ou em pequenos espaços, foram profundamente afetadas com a necessidade de isolamento social. E isso teve impacto não apenas nos negócios, mas também na fonte de renda e na autoestima dessas mulheres, muitas vezes mães de família ou se reerguendo depois de alguma dificuldade”.

É o caso de Gislaine Chaves. Em 2018, a curitibana realizou uma cirurgia delicada para a retirada de um tumor no útero e, no ano seguinte, foi diagnosticada com depressão e síndrome do pânico. Paralelamente ao tratamento médico, e como forma de auxiliar em sua recuperação, Gislaine decidiu investir na reforma da casa e na produção de artesanatos. Foi então que, pelas redes sociais, conheceu a capacitação à distância oferecida pelo Tech Girls.

“Esse foi um divisor de águas na minha vida. Ainda durante o curso, criei uma marca e passei a vender pela internet, sem muita pretensão, os artesanatos que havia produzido. Descobri que poderia ir além do que imaginava! Hoje, minha loja de presentes personalizados é não só uma fonte de renda, mas um combustível para que eu possa seguir atrás de novos sonhos”.

Sobre o Tech Girls

Criado em 2017, o Tech Girls é um negócio de impacto socioambiental e de educação e tem como missão romper com a pobreza intelectual, emocional e técnica de pessoas em vulnerabilidade social, por meio de formação em tecnologia.

Tech Girls Recicla – Site oficial: https://techgirls.com.br/recicla

Crédito:
Imprensa | Tech Girls

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!