Campanha educativa orienta a população sobre prevenção de incêndios próximos a linhas de transmissão

softelec

Imagem: Divulgação | As ocorrências acontecem principalmente de junho a outubro, período de seca no país. Se você viu algum incêndio perto de uma linha de transmissão, ligue imediatamente para o 193.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Junho de 2023 – Onde tem fumaça, tem fogo. Viu um incêndio? Ligue para o 193″. Esse é o mote da campanha de comunicação lançada nesta quarta-feira (31/5) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre o risco de desligamento das redes devido a incêndios na época seca do ano, de junho a outubro.

A iniciativa é composta por vídeos, materiais para redes sociais e spots de rádio que orientam a população a ligar para o número 193, dos Bombeiros, sempre que identificar fogo próximo às torres de transmissão. Além disso, o conteúdo educativo também traz medidas preventivas para evitar ocorrências no dia a dia, tais como:

  • Não faça queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola;
  • Não deixe restos de plantações ou pastagens acumuladas na beira da estrada para que não sejam incendiados;
  • Faça aceiros ao redor de casas, currais, celeiros e outras construções, e mantenha-os roçados;
  • Apague as pontas de cigarro antes de jogá-las fora.

Sistema de Gestão Geoespacializada da Transmissão (GGT)

Além de promover campanhas de conscientização, a ANEEL atua preventivamente por meio do Sistema de Gestão Geoespacializada da Transmissão (GGT), do aplicativo GGT App e do Painel de Monitoramento. O aplicativo para smartphones, GGT App, que está integrado ao Sistema GGT, permite aos agentes de transmissão registrarem evidências fotográficas das inspeções e limpezas realizadas. Já o Painel de Monitoramento permite acompanhar o desempenho das linhas de transmissão com relação aos desligamentos provocados por queimadas.

Entre 2017, ano do início da operação do Sistema GGT, e 2021, foram observadas reduções nas taxas médias anuais de aumento dos desligamentos forçados provocados por queimadas tanto no grupo de linhas de transmissão inseridas no GGT quanto naquelas que ficaram fora do sistema de monitoramento.

No grupo “Linhas de Transmissão fora do GGT em 2017”, a taxa média anual foi reduzida para 6% (houve uma redução de 26 pontos percentuais).

Já no grupo “Linhas de transmissão incluídas no GGT em 2017”, a taxa não apenas foi reduzida, mas passou a uma taxa média anual negativa, ou seja, de diminuição no quantitativo de desligamentos por queimadas de 16% (redução de 63 pontos percentuais).

Durante os anos de operação do Sistema GGT, foram realizadas diversas interações preventivas junto às transmissoras de energia para que elas apresentassem as constatações realizadas e aprimorassem a gestão das manutenções de faixas de segurança das linhas de transmissão. Foram realizadas também ações fiscalizadoras que resultaram em aplicações de penalidades. Além disso, foram promovidos seminários com o intuito de compartilhamento, entre os agentes setoriais, dos resultados verificados, das boas práticas e das inovações tecnológicas.

Site oficial: Prevenção de Incêndios próximos à Linhas de Transmissão de Energia (2023) — Agência Nacional de Energia Elétrica (www.gov.br)

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!