Bioinsumos: agentes da sustentabilidade 

softelec
A Agrivalle, indústria de bioinsumos agrícolas, é referência em sistemas regenerativos e propõe soluções inovadoras, transformadoras e sustentáveis.
A Agrivalle, indústria de bioinsumos agrícolas, é referência em sistemas regenerativos e propõe soluções inovadoras, transformadoras e sustentáveis.

Imagem: Divulgação | Capazes de controlar os impactos no clima e desempenhar papel importante na descarbonização, os insumos biológicos atuam no manejo integrado do solo e no fortalecimento da biota

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2023 -Dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA) indicam que 140 milhões de hectares de terras brasileiras estão degradadas, o que corresponde a 16,5% do território nacional. No mundo, 33% do solo sofre degradação de moderada a alta, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Números que acendem o alerta de que é urgente mudar a maneira como estamos lidando com o solo, tendo em vista que 25% de todas as espécies vivas residem nele e que um metro quadrado concentra bilhões de organismos responsáveis por decompor matéria orgânica e alterar a dinâmica do carbono.

Para transformar esse cenário, uma das alternativas é ampliar horizontes e abrir-se para novas possibilidades, deixando para trás práticas agressivas ao meio ambiente como cultivos intensivos e uso exclusivo de produtos químicos.

Nesse contexto, os bioinsumos abrem caminho por uma mudança ambientalmente sustentável, socialmente segura e economicamente atraente.

Foto: Luiz Claúdio Micelli, engenheiro agrônomo e diretor de Marketing da Agrivalle

“É um divisor de águas entre manejos que comprometem a disponibilidade de recursos naturais e a sustentabilidade ambiental”, ressalta Luiz Cláudio Micelli, engenheiro agrônomo e diretor de Marketing da Agrivalle.

“Optar pelos insumos biológicos traz uma enorme contribuição para recuperar superfícies degradadas além de garantir a agricultura regenerativa e o manejo integrado do solo”, diz ele.

Segundo ele, os bioinsumos são formulações contendo microrganismos vivos capazes de atuar beneficamente no equilíbrio da biota do solo, além do controle de pragas e doenças.

“Atuam de diversas maneiras combatendo fungos e nematóides, promovendo maior produtividade dos cultivos por meio da bioestimulação e disponibilizando nutrientes para os cultivos como por exemplo, a solubização de fósforo”.

O especialista comenta também que, ao optar pelos insumos biológicos, o produtor está aderindo a um sistema de produção sustentável, uma vez que esses produtos promovem a fixação do nitrogênio atmosférico ou a solubização de fósforo, nutrientes estes que podem alavancar o desenvolvimento de plantas, da germinação até a maturação.

“Essa escolha traz ainda uma enorme contribuição para recuperar superfícies degradadas além de garantir a agricultura regenerativa e o manejo integrado do solo”, diz.

Ele ainda menciona outras práticas de amplo conhecimento do agricultor e que continuam sendo essenciais para uma agricultura sustentável. A rotação de cultivos, integração agricultura/ pecuária, o uso de bioinsumos, preservação de recursos naturais e de áreas de proteção permanente, por exemplo, são rotinas que beneficiam as plantas, as pessoas e o planeta.

“Ações que garantem uma área de cultivo saudável, assim mais produtiva, bem como podem oferecer maior independência para o produtor”, ressalta Micelli.

Sobre a Agrivalle

Há 19 anos no mercado, a Agrivalle, indústria de bioinsumos agrícolas, é referência em sistemas regenerativos e propõe soluções inovadoras, transformadoras e sustentáveis baseadas em um amplo portfólio multicultura e multifuncional. Localizada em Indaiatuba (SP), tem 80 mil m² de área total e capacidade produtiva superior a 35 milhões de quilo/litros por mês.

Um dos maiores investimentos da Agrivalle é na área de pesquisa e desenvolvimento. A empresa conta com um dos maiores bancos genéticos de microrganismos do país, com mais de 800 cepas próprias e potencial biotecnológico ilimitado. Os mais de 300 funcionários trabalham com o objetivo de impulsionar a produtividade no campo, promover uma agricultura mais lucrativa para o agricultor e de forma sustentável.

O portfólio contempla defensivos biológicos e bioestimulantes. A Agrivalle acredita na vida como fonte geradora de vida e quer colaborar com o aperfeiçoamento da qualidade dos solos, da planta, do ecossistema e sua regeneração.

Site oficial: https://www.agrivalle.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!