Energia solar: EDP e Lojas Pompéia inauguram usinas solares no Rio Grande do Sul

softelec

Imagem: Divulgação | Grupo Lins Ferrão começa a migrar para energia solar

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2023 – A Lojas Pompéia, uma das maiores marcas de moda do Sul do país e parte do Grupo Lins Ferrão, e a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico no Brasil, inauguraram duas usinas fotovoltaicas em Santa Margarida do Sul (RS).

O empreendimento tem capacidade instalada total de 1,25 MWac e vai gerar cerca de 2.798 MWh de energia renovável por ano para abastecer a 44 das 87 lojas da marca por 10 anos.

As usinas representam um importante passo na estratégia de sustentabilidade da Lojas Pompéia, que deixará de emitir quase 900 toneladas de CO2 por ano com o consumo de energia renovável em mais de 50% de suas operações — o equivalente ao plantio de 6.424 árvores. Além do benefício ao meio ambiente e ao planeta por meio de uma atuação mais sustentável, a Lojas Pompéia deve ter uma economia direta de 20% e indireta de 15%, totalizando 35% ao ano em sua conta de energia.

“Dentro da sua política de ESG, a Pompéia investe em ações e materiais em prol ao meio ambiente. Além do projeto de energia renovável, que até o meio do ano vai abranger praticamente todas as lojas do Grupo Lins Ferrão, também aposta no reaproveitamento de materiais de publicidade na confecção de sacolas de lona e uso de plástico verde nas sacolas”, afirma a Superintendente do Grupo Lins Ferrão, Carmen Ferrão.

A marca realiza, desde 2011, um trabalho de reaproveitamento de lonas de banners e de mídia externa. Os materiais são recolhidos e transformados em sacolas sustentáveis utilizadas em diversas ações da marca. Além disso, a Pompéia foi pioneira a adotar sacolas feitas em Plástico Verde, produzida em Polietileno Verde, fabricada a partir do etanol da cana-de-açúcar — uma fonte 100% renovável.

A usina solar, uma parceria entre EDP e Pompéia, conta com tecnologia de tracking, na qual os módulos se movem de acordo com a movimentação do sol e dos raios solares para um maior aproveitamento da irradiação. As usinas ocupam uma área de quase 44.900 m2, o equivalente a mais de quatro campos de futebol. Na construção, foram utilizados 2.688 módulos de 540 Wp, além de cinco inversores de 250 kW.

“Queremos liderar a transição energética e estamos investindo cerca de R$ 3 bilhões em energia solar no Brasil. Poder contribuir para que outras empresas passem a utilizar energia renovável em suas operações e, assim, avancem em suas estratégias de sustentabilidade traz ainda mais relevância ao nosso objetivo e à nossa jornada”, destaca Carlos Andrade, vice-presidente de Clientes da EDP no Brasil.

Características técnicas da usina

  • Potência nominal da Inversores instalados na usina I = 1.000 kWac (1179 kWp);
  • Potência nominal da Inversores instalados na usina II = 250 kWac (272 kWp);
  • Tipo de estrutura = Tracker – 1V56;
  • Tipo de módulo = Bifacial de 540 Wp

Sobre a Pompéia

A Pompéia marca integrante do Grupo Lins Ferrão, é pioneira em ações e campanhas que estimulam a democratização da moda. Com um mix completo de produtos, a empresa também conta com sete marcas exclusivas, que são vendidas nas lojas, e-commerce e APP. Fundada em 1953, a Pompéia possui 87 lojas espalhadas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do e-commerce que atende todo o território nacional.

Site oficial: https://www.lojaspompeia.com/

Sobre a EDP no Brasil

Presente há mais de 25 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022 foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.

Site oficial: https://www.edp.com.br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!