Delegação brasileira de produtores rurais de citros marcam presença na BIOFACH, Alemanha

softelec
Foto: Delegação brasileira na Biofach 2023
Foto: Delegação brasileira na Biofach 2023

Imagem: Divulgação | Redação por Dr. Andréa Moraes Barros da Romero Initiative, edição por Simone Horvatin (MTB 0092611/SP), colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2023 – Delegação brasileira de produtores rurais de laranja, representados por suas respectivas cooperativas Ecocitrus do Rio Grande do Sul, Coopealnor da Bahia e Cooperin de Sergipe marcaram presença na BIOFACH 2023, maior feira mundial de alimentos orgânicos e agricultura, realizada todos os anos no mês de fevereiro, na cidade de Nuremberg na Alemanha.

Toda agenda foi elaborada para incentivar e os produtores da cadeias produtivas do setor da laranja. A missão foi iniciada e executada entre CIR Iniciativa Cristã Romero e Repórter Brasil e financiada pelo Ministério Alemão para a Cooperação Econômica e Internacional (BMZ).

A missão à Alemanha foi realizada entre os dias 10 e 20 de fevereiro de 2023, com agenda intensa de encontros para proporcionar maior produtividade e troca de experiências aos participantes.

A agenda foi coordenada pela Dr. Andréa Moraes Barros, responsável pela Rede de Relacionamento da Sociedade Civil e dos Pequenos Agricultores Brasileiros da CIRIniciativa Cristã Romero e co-organizada por Andréa Dessoy da caaeté Consulting.

O objetivo desta atividade foi de apresentar os avanços e dificuldades da Aliança para os Direitos Humanos em Cadeias Produtivas (Aliança) desde sua formalização, bem como trazer a perspectiva de atores da sociedade civil e da agricultura familiar organizados em torno das cadeias produtivas para estabelecer contato com organizações alemãs, potencialmente interessadas em cooperar com a Aliança.

O foco da missão foi de dar visibilidade e voz, sobretudo às lideranças sindicais e cooperativas que atuam na Aliança sobre as dificuldades enfrentadas no Brasil (trabalho escravo, precariedade, etc) na base da cadeia.

Experiência única: visitando a BIOFACH

O grupo, acompanhado por Andréa Dessoy da caaeté Consulting, foi recebido oficialmente no dia 16/02 pelos coordenadores internacionais da Nürnberg Messe, responsáveis pelo Brasil, Maria Valle pela BIOFACH e Julian Wagner pela VIVANESS. Eles explicaram aos participantes a importância da feira para o mercado internacional de produtos orgânicos (alimentos e cosméticos). A delegação teve ainda a oportunidade de visitar o estande do Brasil no evento, organizado pela Apex e o Ministério das Relações Exteriores. Maria Valle comenta:

Nós, da Nürnberg Messe, ficamos muito contentes da BIOFACH ter sido incluída na agenda da delegação. Foi uma grande satisfação receber a coordenadora da missão Andréa Dessoy e os participantes produtores de citros do Brasil. Participar da BIOFACH na Alemanha certamente contribuiu positivamente, pois os participantes puderam ampliar sua visão sobre os negócios orgânicos e sustentáveis que vem acontecendo no mundo. Esperamos vê-los novamente em 2024!

Foto: Divulgação | Delegação sendo recepcionada pelos coordenadores internacionais da Nürnberg Messe
Foto: Divulgação | Delegação sendo recepcionada pelos coordenadores internacionais da Nürnberg Messe
Foto: Divulgação | Delegação visitando o estande da APEX, Biofach

Nas atividades da intensa agenda de 10 dias na Alemanha, foi reservado ao grupo apenas um dia para a visita a feira BIOFACH (16/02). Os representantes das cooperativas Renato Schommer da Ecocitrus do Rio Grande do Sul, Aldo de Souza da Coopealnor da Bahia e Marleno Santos da Cooperin de Sergipe consideraram um dia muito pouco, não sendo suficiente para aproveitar ao máximo tudo que a feira oferece.

O ideal seria, segundo eles, que a delegação permanecesse na feira por pelo menos dois dias inteiros, para terem a chance de aprimorar os conhecimentos do setor e ampliar o leque de clientes futuros. A observação dos participantes será considerada pelos organizadores para a próxima missão.

A BIOFACH foi considerada pelos participantes da delegação um novo mundo, cheio de oportunidades de negócios. Se atualizaram, viram de perto como o mercado global de orgânicos está atuando e quais são as tendências mais modernas: não somente dos setores de alimentos orgânicos, como também dos setores de cosméticos sustentáveis.

Foto: Renato Schommer, Ecocitrus

Citrus tem grande aceitabilidade na área de cosméticos, para a extração de óleos essenciais. Renato Schommer da Ecocitrus salientou que óleos essenciais podem ser extraídos dos mais diversos componentes da planta, não apenas da casca, o mais comum, mas também das flores e folhas. E mesmo da casca em diversas fases da fruta.

“A BIOFACH representou um momento de ampliação de horizontes para os agricultores envolvidos. Extraímos óleo da mandarina verde, por exemplo, dessa forma prensamos a fruta inteira, quando ainda é pequena. Da laranja se pode aproveitar mais produtos, não apenas o suco, vimos na BIOFACH isso, óleo, delimoleno, pectina, polpa, a casca pra produzir aromas e sabores na produção de alimentos”, diz Schommer.

Renato Schommer conclui:

“Percebemos também, a grande valorização que o mercado europeu dá para a agricultura orgânica e familiar, sabem que não é industrial, e sim, apenas comercial, pois valoriza comércio justo e evita o êxodo rural, isso tem valor e abre possibilidade de negócios e isso podemos ir em busca, isso tudo está reunido na BIOFACH, por isso a importância de conseguirmos participar ano que vem!”.

Sobre a CIR – Iniciativa Cristã Romero

De acordo com a CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), o suco de laranja tem uma grande popularidade na Alemanha. A fruta para o suco geralmente vem de grandes monoculturas no Brasil. Em 2020, a CIR – Iniciativa Cristã Romero fundou a Parceria para o Suco de Laranja Sustentável (PANAO) junto com atores do setor privado, sociedade civil, sindicatos e setores públicos no Brasil e na Alemanha, na perspectiva de melhorar as condições de trabalho e ambientais na cadeia produtiva do suco de laranja. 

Sobre a Organização da Missão

Andréa Dessoy é mestre em Sociologia pela Universidade Ludwig-Maximilian de Munique e fundadora da caaeté Consulting. Possui mais de 20 anos de experiência internacional e foi responsável pela organização da agenda e acompanhamento da delegação, viajando com o grupo durante o período.

Foto: Andréa Dessoy

A presença de agricultores brasileiros na BIOFACH demonstra que eles estão comprometidos com a sustentabilidade. A oportunidade da participação presencial ampliou a visão de novos e possíveis negócios. Os brasileiros participantes retornaram ao Brasil muito mais inspirados: com novas ideias e modelos de negócios sustentáveis, que poderão ser implementados com o apoio da cooperação Brasil-Alemanha“, comenta Andréa Dessoy

Contato via LinkedIn

Sobre a Biofach

A BIOFACH é a maior feira de negócios específica do segmento de orgânicos e acontece anualmente há 30 anos. Trata-se de uma feira de negócios, a maior do setor de orgânicos. É uma feira de alimentos e bebidas. Paralelamente a ela, ocorre a feira de cosméticos orgânicos, a Vivaness. Entre as atividades promovidas pela feira, destacam-se: Salão de inovação, Rodada de Negócios, Fóruns e Seminários.­

Em 2023 a feira teve 2.765 expositores, de 95 países. Cerca de 150.000 mil visitantes de 137 países estiveram presentes nos dias de feira.

SAVE THE DATE 2024 | 13 a 16 de fevereiro Site: https://www.biofach.de/en

Participantes da Delegação na Biofach no Instagram:
BIOFACH VIVANESS | CIR | REPORTER BRASIL | CONTAG | COOPERCITRUS | COOPEALNOR | APEX

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!