Últimas notícias

PDF PARA BAIXAR: Nova versão do Roadmap Eólica Offshore Brasil 2020 está disponível

Conheça as perspectivas para o desenvolvimento da fonte eólica marítima no país.

Ao redor do mundo, a energia eólica offshore tem se mostrado uma opção cada vez mais viável para geração de energia renovável, impulsionada tanto por políticas energéticas de apoio, em resposta a preocupações ambientais, como por avanços tecnológicos, desenvolvidos por cadeias de suprimentos amadurecidas em locais com uma grande quantidade de projetos implantados. Um relatório publicado em 2019 pelo Global Wind Energy Council (GWEC) aponta que, do total de instalações offshore no mundo, Reino Unido, Alemanha e China concentram mais de 90% dos 23,1 GW instalados.

Em razão das recentes atualizações do arcabouço regulatório para a geração de energia no país, a EPE torna pública a segunda versão do Roadmap Eólica Offshore Brasil. Nessa nova versão, também foram incluídas considerações a respeito da cessão de áreas da União para a exploração do recurso eólico offshore, à luz do que é previsto na Lei nº 9.636/1998.

Este estudo tem como objetivo identificar possíveis barreiras e desafios a serem enfrentados para o desenvolvimento da fonte eólica offshore no Brasil, além de compreender melhor os aspectos relativos a essa fonte. 

Story Map Roadmap Eólica Offshore Brasil

​A EPE preparou uma página com conteúdo interativo sobre o estudo. Nela é possível encontrar de forma rápida as principais informações de cada um dos temas que foram abordados no documento elaborado pela equipe da EPE. Com apenas alguns cliques, é possível ter acesso a diversos mapas, links para algumas publicações da EPE e muito mais.

Para conferir, visite os links abaixo:

FERRAMENTA INTERATIVA
INTERACTIVE TOOL

Crédito: EPE Empresa de Pesquisa Energética