Drive-thru da Sustentabilidade: A Importância de Levar Transparência e Confiança aos Consumidores

softelec

Imagem: Divulgação | Por Sérgio Finger, CEO da Trashin – cleantech especializada em gestão de resíduos e logística reversa

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Junho de 2023 – Com o crescente interesse da sociedade em relação ao futuro do planeta, os consumidores têm se mostrado cada vez mais preocupados em adquirir produtos e serviços que estejam em conformidade com a sustentabilidade. Haja vista, o levantamento da plataforma Opinion Box revelou que 82% dos entrevistados preferem marcas que adotam práticas sustentáveis. Essa tendência tem ganhado cada vez mais força, pressionando as empresas a adequarem-se rapidamente aos Objetivos Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU) e à Agenda ESG

Entretanto, na medida em que o público consumidor se torna mais interessado nas pautas ambientais, mais exigente e desconfiado ele fica. Uma pesquisa da VisualGPS, com dados da empresa iStock, apontou que 82% dos brasileiros não acreditam que as empresas realmente pratiquem ações de sustentabilidade. Levando em conta essas duas pesquisas, fica evidente que, embora haja uma demanda crescente por marcas sustentáveis, os consumidores ainda duvidam da disposição das empresas em contribuir com o futuro do planeta. 

A chave é a transparência 

Uma das iniciativas mais assertivas para aumentar a confiança dos usuários, fornecedores e stakeholders nas práticas sustentáveis dentro das organizações é a transparência na aplicação das práticas sustentáveis. Pesquisas apontam que mais de 80% dos brasileiros gostariam que as empresas fossem mais transparentes ao tratar de ações de impacto ambiental de seus produtos e serviços.

Mas, como a iniciativa privada poderia corresponder a estas expectativas de forma ampla e instantânea? A resposta está nas ferramentas tecnológicas.

Por exemplo, uma alternativa eficaz é ativar parcerias com empresas que disponibilizam sistemas interativos. Este é o caso da Trashin, cleantech especializada na gestão de resíduos e na elaboração de programas de logística reversa para grandes marcas. A empresa fornece a seus clientes tecnologias como o Sistema Trashin, que possui dashboards interativos com dados sobre a coleta de resíduos, bem como emite relatórios automáticos. Essa é uma forma dos parceiros rastrearem as iniciativas e terem certeza que elas estão sendo feitas de maneira correta. 

Sustentabilidade criativa 

Uma das iniciativas inovadoras, é uma espécie de drive-thru da reciclagem, em que os resíduos coletados são encaminhados para as cooperativas de reciclagem e em troca, são fornecidos dados conscientizadores, como a quantidade de resíduos que foram encaminhados para a reciclagem. Com isso, é possível emitir um relatório detalhado para o cliente, valorizando a gestão com transparência. Essas são soluções que possuem grande relevância para aumentar a proteção ao meio ambiente e garantir a credibilidade das ações sustentáveis dentro das empresas. 

Site oficial: https://trashin.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!