Getnet lança máquina de pagamento produzida a partir de resíduos plásticos de eletrônicos

softelec

Imagem: Divulgação | O produto é inédito no mercado de adquirência. Empresa já produziu 70 mil unidades do modelo POS 3G Wi-Fi a partir de equipamentos que seriam descartados

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Agosto de 2022 – Com o compromisso de tornar a sua operação mais sustentável, a Getnet, empresa de tecnologia e soluções de pagamento do grupo global PagoNxt, acaba de lançar a primeira máquina de cartão fabricada com peças recicladas de resíduos de equipamentos descartados.

Já estão disponíveis 70 mil unidades em todo o Brasil. A ação é pioneira no mercado nacional de adquirência e foi desenvolvida em parceria com as empresas NewLand, Paytec e Brasil Reverso.

A partir de agora, todas as máquinas da Getnet, do modelo POS 3G com Wi-Fi, entregues pela NewLand, terão componentes reciclados pela Brasil Reverso no processo de fabricação.

Para a produção destas primeiras unidades, a Getnet reciclou 42% de seus equipamentos que iriam para descarte. A expectativa é de que cerca de 150 mil terminais desse tipo sejam entregues a aproximadamente 20 mil clientes de todo o País até o final do ano. Os próximos passos são aumentar a quantidade de peças recicladas no processo de fabricação e aproveitá-las também em outros modelos.

“Nosso modelo de negócios, cultura e valores está cada vez mais em linha com o modo como queremos impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente. Estamos evoluindo com o conceito de circularidade da nossa cadeia, para oferecer uma solução sustentável para o ciclo de vida dos nossos produtos. E, por se tratar de materiais eletrônicos que contêm bastante plástico na composição, continuaremos com os estudos para avançar nesta frente”, diz Luciano Ferrari, vice-presidente de Relações com Investidores e ESG da Getnet.

Ao retornarem para o estoque da Getnet, todas as máquinas da modalidade aluguel passam por um rigoroso processo de laboratório técnico e estético conduzido pela Paytec, uma das maiores operadoras logísticas para produtos e serviços de meios de pagamento da América Latina. Os equipamentos que não estão em bom estado para serem reutilizados são encaminhados à recicladora técnica BrasilReverso, que é responsável pela desmontagem, separação de peças, reciclagem e pelo descarte correto dos resíduos. O plástico resultante deste processo é triturado e encaminhado à NewLand, fabricante das máquinas, que consegue utilizar o plástico reciclado na composição de peças para a fabricação de um novo POS, que terá a mesma qualidade e eficiência dos aparelhos que não possuem materiais reciclados.

“Em nosso processo de reciclagem ganhamos mais eficiência de estoque de equipamentos, além de reduzir a produção de lixo eletrônico e garantir o processo de descarte corretamente. Além disso, vamos trazer os demais fornecedores da nossa cadeia a pensarem em soluções para este processo, incrementando o formato de produto reciclado e buscando aumentar ao máximo o número de terminais inseridos no conceito de circularidade”, afirma Ferrari.

A logística reversa para o reaproveitamento de equipamentos também é uma constante na companhia. Somente no primeiro trimestre deste ano, a empresa conseguiu reaproveitar mais de 235 mil máquinas de pagamentos que voltaram ao mercado em ótimas condições de funcionamento, evitando o descarte de 10 toneladas de materiais eletrônicos.

A Getnet é carbono neutro desde 2016 e caminha com projetos para se tornar Net Zero. Em parceria com a cadeia de fornecedores está avançando nas provocações e estudos para buscar a redução das emissões de carbono provenientes da operação. A empresa espera engajar todo o setor de meios de pagamentos para evoluir em iniciativas sustentáveis para o ecossistema e clientes.

Sobre a Getnet Brasil

A Getnet, empresa de tecnologia e soluções de pagamentos do grupo global PagoNxt, é líder global em soluções para lojistas, e-commerces, consumidores e empresas de todos os portes. A companhia está presente em mais de 10 países, como Brasil, México, Chile, Argentina, Uruguai, Espanha, Alemanha, entre outros. A empresa oferece simplicidade, rapidez e segurança aos pagamentos físicos e digitais, por meio de serviços de gateway, gerenciamento de riscos, processamento, entre outras soluções, sempre sob os mais elevados padrões de segurança. A Getnet integra o IGPTW (Índice Great Place to Work), em parceria com a B3, e que reconhece as melhores empresas para se trabalhar.

Site oficial: https://www.getnet.com.br/

Crédito:
Imprensa | Getnet

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!