Startup do setor de logística reversa de embalagens marca presença na I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), em Recife

softelec
Fernando Bernardes, Diretor de Operações da Central de Custódia, será um dos debatedores presentes na I CIRSOL
Fernando Bernardes, Diretor de Operações da Central de Custódia, será um dos debatedores presentes na I CIRSOL

Imagem: Divulgação | Central de Custódia estará em duas mesas de debates do evento, que ocorre entre 16 e 18 de março

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Na próxima semana, a startup Central de Custódia, empresa que atua desde 2021 como verificador independente dos resultados da logística reversa de embalagens no Brasil, será uma das participantes da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL).

O evento, que acontece na capital pernambucana, tem como objetivo promover um debate sobre a Gestão de Resíduos Sólidos no sentido de fazer uma ampla conscientização sobre o assunto e contribuir para um planeta mais sustentável.

Segundo a organização, a missão da conferência é chamar a atenção multissetorial para a importância de um olhar atento e urgente para as temáticas dos resíduos sólidos, das mudanças climáticas e o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante três dias, a conferência terá como tema principal “A geração de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas” e será realizada de forma híbrida, nas modalidades presencial e virtual, com transmissão online.

A I CIRSOL é uma correalização de 16 instituições do Brasil e do exterior, como o Governo do Estado de Pernambuco, a Frente Nacional de Prefeitos, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a International Solid Waste Association e Agência Francesa de Desenvolvimento, entre outros.

Assim, o evento deverá ter em seus participantes uma significativa representatividade reunindo o poder público, o setor produtivo e de serviços, a comunidade acadêmica e a sociedade civil.

Algumas ações que constam na programação são a realização de mesas de debates, palestras, workshops, hackathons, feira de artesanato sustentáveis e atividades de educação ambiental.

Serão 39 mesas de debates previstas para serem realizadas, com algumas delas ocorrendo paralelamente entre si no mesmo dia e horário. Fernando Bernardes, Diretor de Operações da Central de Custódia, estará presente em duas delas, ambas no dia 18 e cada uma em um período do dia.

Na parte da manhã, entre 9h e 12h, ele discutirá com outros painelistas o tema “Crédito de Reciclagem – modelagem adequada para a realidade brasileira”, enquanto à tarde, das 14h às 16h, o assunto em pauta será “Controle dos Dados – Transparência e Rastreabilidade dos Resíduos no Brasil”.

Para o executivo, a realização da primeira edição da CIRSOL é muito importante por representar uma oportunidade de compartilhar informações e colocar em evidência diversos temas relevantes para a gestão de resíduos sólidos.

“Pouco antes da COP 26 no ano passado, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e a Universidade de Oxford publicaram um relatório alertando sobre a necessidade de fazer mudanças significativas no gerenciamento do setor de infraestrutura e em seu papel para o cumprimento do Acordo de Paris e dos ODS. O documento aponta que a área de resíduos sólidos, junto com outras, tem um grande impacto no clima, respondendo por 79% das emissões totais de gases de efeito estufa e 88% dos custos totais de adaptação. Diante desse cenário, discutir informações e soluções para tornar o setor de logística reversa de embalagens mais eficiente e consolidado é fundamental e, nesse contexto, falar sobre rastreabilidade dos resíduos e verificação independente dos dados dessa cadeia é mandatório”, afirma Bernardes.

SERVIÇO

Evento: I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL)
Data: de 16 a 18 de março
Local: Museu Cais do Sertão – Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Antigo Armazém 10 do Porto do Recife – Recife (PE)
Horário: das 9h00 às 19h00
Mais informações sobre o evento: https://www.cirsol.com.br/

Crédito:
Imprensa | CIRSOL

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!