IBRAFE com apoio da ApexBrasil promoveu evento internacional de Feijão e Pulses, destacando os produtores brasileiros

softelec
Pulses and Special Crops International Summit, organizado pelo IBRAFE.
Pulses and Special Crops International Summit, organizado pelo IBRAFE.

Imagem: Divulgação

  • Promovido pelo Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE), Dry Beans and Sesame Seeds e APEX Brasil, com patrocínio da Itaipu Binacional, o Summit 2023 foi a oportunidade perfeita para as empresas que têm interesse em conhecer o grande potencial e as possibilidades dos países da América Latina em produzir Feijões, Gergelim, Amendoim e outras especialidades voltadas à exportação.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2023 – Dezenas de players do Brasil, Argentina, Paraguai, Índia e China, entre outros países, foram apresentados aos “superalimentos sustentáveis do Brasil”. Assim foram classificados os feijões e  colheitas especiais do país destacados durante o evento Dry Beans and Special Crops International Summit 2023, realizado com “sucesso absoluto” nos últimos dias 30 e 31 de Março em Foz do Iguaçu (Paraná).

“O Summit superou as expectativas da organização em termos de público, nível de conteúdos e networking. Bem como a satisfação manifestada pelos participantes. É a primeira vez que o IBRAFE (Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais) promove um momento de encontro voltado para exportadores voltado para os principais players do mercado mundial. Foi fundamental o apoio da ApexBrasil em realizar esta iniciativa, o que valida a estratégia e mostra que o setor está no caminho certo”, afirmou Najla Souza, diretora do projeto “Brazil – Dry Beans and Sesame Seeds” da ApexBrasil.

De acordo com ela, o Brasil está pronto para contribuir com a segurança alimentar mundial, e o mercado é promissor, pois está aberto a produzir e exportar mais. Para isso, explica Najla, é necessária a aproximação com os maiores importadores de Pulses e Gergelim do mundo: Índia e China.

“A participação do embaixador indiano, Sr. Suresh Reddy, bem como a vinda para o evento de uma representante da CFNA (Câmara de Comércio Chinesa), Sra. Chen Ying, mostra que estamos no caminho certo para conquistar mais espaço no mercado internacional”, projetou a diretora do projeto da ApexBrasil.

Super Alimentos Sustentáveis

Os feijões e pulses são considerados “super alimentos” por conter fibras, vitaminas e minerais importantes, além de compostos bioativos, como flavonoides e fito químicos, minerais e outros elementos fundamentais para a saúde humana.

“Como disse um médico – que desconhecia meu envolvimento com o setor: ‘Quem fez o ser humano fez o feijão (pulses em geral), para ele. Tanto que os ratos – que são uma praga em armazenagem não atacam os feijões. Aliás, feijões são raticidas mais até, é raro que um mamífero se alimente com os pulses’”, afirmou Marcelo Lüders, presidente do IBRAFE.

De acordo com ele, esses “superalimentos” tem uma produção sustentável exigem menos energia e tem menor demanda de recursos naturais por quilo de proteína entregue.

“Não existe forma mais racional de produzir proteína, e tem uma das menores pegadas de carbono. Em termos de conservação: Pense quanta energia se gasta para estocar carnes, enquanto para estocar pulses se exige um uso mínimo de energia”, conclui Lüders.

Programação 2023

O público ficou muito satisfeito com a programação apresentada durante o Dry Beans and Special Crops International Summit 2023. O conteúdo, além de apresentar os produtos brasileiros, discutiu as questões em comum de toda a América do Sul.

“Foi muito rico poder compreender o panorama mundial para os feijões e a experiência do Paraguai com o gergelim, por exemplo. Foi digno de nota a disposição de todos os palestrantes que se dispuseram em vir compor esse programa dividindo seu conhecimento”, disse Najla Souza.

Networking e Empresas

O formato do evento foi criado com a intenção de promover o ‘networking’, com exposição e palestras realizadas todas em um único ambiente, propiciando assim a interação entre os participantes ao longo de todo o evento. Por isso, exportadores, importadores, prestadores de serviço em comércio exterior e governo puderam interagir enquanto participavam da programação.

O evento, promovido pela ApexBrasil e pelo IBRAFE, destacou 12 empresas expositoras brasileiras, bem como ressaltou o grande potencial e as possibilidades dos países da América Latina em produzir feijões, gergelim, amendoim e outras especialidades voltadas à exportação. Os patrocinadores foram: Arbaza, Colombo, Correpar, Eternity Logística, Itaipu Binacional, Travelex.

Estiveram representadas mais de 60 empresas brasileiras no evento, com destaque aos participantes do projeto Brazil Dry Beans and Sesame Seeds que levaram seus estandes: Atlas Agro, Arbaza, AHL, Agrícola Ferrari, Coperaguas, Dassoler, Grãos de Minas, Ng Trade, Samba Foods, Sorribras, Sesamo Real, Sebra, Vieira Pulses, Marambaia.

Próximos Passos

Os próximos passos dos responsáveis, concluído o Summit 2023, é a organização do “Fórum do Feijão”, nos dias 15 e 16 de junho, em Brasília (DF), reunindo produtores, empacotadores e exportadores para mais um evento. Na ocasião, o foco será toda a cadeia do feijão, com a intenção de sensibilizar o governo federal em relação à função social dessa cultura, que desempenha um papel fundamental na segurança alimentar do País.

“Para a próxima edição do Summit, em 2024, esperamos trazer mais players e empresas interessadas no Feijão e gergelim brasileiro. Com o apoio da ApexBrasil, será possível arregimentar mais importadores para o mercado brasileiro, impulsionando assim as exportações”, conclui Najla Souza.

Site oficial: https://bpscsummit.com.br/home_br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!