Delegação alemã se reunirá com autoridades brasileiras para fomentar negócios em hidrogênio verde

softelec
AHK Rio fomenta uma rede de contatos intersetorial na área de hidrogênio verde.
AHK Rio fomenta uma rede de contatos intersetorial na área de hidrogênio verde.

Imagem: Divulgação Site IHKRio | Além de reuniões e painéis de discussão, grupo participará de visitas técnicas em Belo Horizonte e em Fortaleza

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Março de 2023 – Entre os dias 12 e 17 de março, uma delegação formada por representantes de associações da Alemanha voltadas ao mercado de hidrogênio verde estará no Brasil para discutir oportunidades de cooperação e negócios entre os dois países na área das tecnologias PtX (Power-to-X), que correspondem ao uso do hidrogênio como integrador entre a geração de energia elétrica e outras aplicações, como energética e química.

Organizada pela Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) no âmbito do projeto H2Brasil, a viagem da delegação contará com uma programação intensa de reuniões e visitas técnicas, visando a disseminação do potencial brasileiro no suprimento de hidrogênio verde em uma cadeia de valor global em formação.

O principal objetivo da missão é fomentar o diálogo entre os representantes de associações, autoridades do Governo de Brasil e Alemanha e o setor industrial para discutir a viabilização e o desenvolvimento de negócios na economia de transição energética, principalmente por meio do hidrogênio verde.

A delegação é composta pelos representantes da:

  • Associação Alemã das Indústrias de Energia e Água (BDEW, em sua sigla em alemão);
  • Associação Alemã para o Hidrogênio (DWV, em sua sigla em alemão);
  • Programa Internacional de Soluções Energéticas (NOW, em sua sigla em alemão);
  • Departamento de Economia e Desenvolvimento do Distrito de Rostock; e
  • Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA, em sua sigla em alemão).

Programação

A primeira parada da delegação no Brasil será em Belo Horizonte no Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2023. Durante o evento, os integrantes da missão alemã acompanharão painéis de discussão com autoridades, como Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil; Robert Habeck, Vice-chanceler e Ministro Federal de Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha; e Cem Özdemir, Ministro Federal de Alimentação e Agricultura da Alemanha.

Divulgação | Neuman & Esser está situada em Belo Horizonte, Minas Gerais  

O grupo fará também uma visita à empresa Neuman & Esser. Com investimentos de cerca de 8,5 milhões de euros, a empresa do grupo alemão inaugurou uma moderna fábrica em sua filial de Belo Horizonte. A planta produzirá geradores de hidrogênio verde por eletrólise, bem como reformadores de etanol e biometano.

De Minas Gerais o grupo continuará sua viagem para o Ceará para visitar, entre outros, o Complexo de Pecém, porto industrial que está se tornando o primeiro centro de hidrogênio verde do Brasil. Com a assinatura de vários acordos internacionais, o polo oferece grandes oportunidades para a exportação de derivados de hidrogênio verde, como amônia e metanol, assim como para clientes potenciais em seu complexo industrial. O porto também abriga uma usina termoelétrica do Grupo EDP, a primeira de produção de hidrogênio verde comercialmente viável no Brasil.

Sobre o projeto H2Brasil

O projeto H2Brasil integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Site oficial: https://brasilien.rio.ahk.de/pt/transicao-energetica-e-sustentabilidade/hidrogenio

Imprensa

Conheça o colunista Frederico Freitas, especialista em H2:

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4893 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!