Reciclus: 5,9 milhões de unidades de lâmpadas coletadas em São Paulo e ações educacionais 

softelec

Imagem: Divulgação | Associação responsável pela logística reversa de lâmpadas deu destinação correta a 846 toneladas de resíduos desde 2017, só no estado paulista

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, Junho de 2022 – A Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), entidade gestora responsável pela coleta e destinação ambientalmente correta de lâmpadas no país, comemorou na Semana do Meio Ambiente (31 de maio a 5 de junho de 2022) a marca de 5,9 milhões de unidades de lâmpadas recolhidas desde 2017, só no estado de São Paulo, o que totaliza mais de 846 toneladas de lâmpadas fluorescentes.

Essas lâmpadas possuem metais perigosos, como o mercúrio, e por isso demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. O descarte incorreto, no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais, como a contaminação do solo, mananciais, animais e vegetação. Além disso, em grandes quantidades, pode prejudicar a saúde humana.

Ao descartar as lâmpadas usadas nesses coletores, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta, por meio de transportadores e recicladores especializados.

O programa é gratuito em todo o país, onde conta com 3.277 pontos de coleta em estabelecimentos comerciais em 710 municípios de todas as regiões. Destes, 933 pontos estão distribuídos por 158 municípios de São Paulo.

Participam do programa apenas as lâmpadas residenciais, e não há custo para o descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico. Recentemente, a Reciclus alcançou 23,1 milhões de lâmpadas coletadas em todo o País.

Além da coleta, a Associação promove ações de educação ambiental como o Programa Reciclus na Escola, que disponibiliza aulas gravadas para alunos de ensino fundamental e médio, jogos educativos e livro virtual. Em parceria com a ABES-SP, criou também uma nova versão para a “Cartilha do Bem – PNRS para crianças”, que está em distribuição em mais de 200 escolas do estado.

A implantação dos pontos de entrega segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, que determina os municípios e quantidades de coletores a serem instalados no comércio ou ecopontos.

Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse: https://reciclus.org.br/pontos-de-entrega/

Sobre a Reciclus

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 107 empresas associadas e pontos de coleta em 710 cidades do país.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Mais informações: https://reciclus.org.br/

Crédito:
Imprensa | RECICLUS

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!