Maior usina de energia solar da região Pampa do Rio Grande do Sul abastece 37 fazendas

softelec
Com o sucesso do primeiro projeto , a HCC decidiu construir uma nova usina também para a indústria Arroz Granjeiro, na cidade de Dom Pedrito no Rio Grande Do Sul.
Com o sucesso do primeiro projeto , a HCC decidiu construir uma nova usina também para a indústria Arroz Granjeiro, na cidade de Dom Pedrito no Rio Grande Do Sul.

Imagem: Internet | Foto: Lucas Munford

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – Criada para abastecer 37 fazendas localizadas no Sul, a usina construída pela HCC Energia Solar é a maior usina de energia solar da região Pampa do Rio Grande do Sul.

O projeto está pronto desde dia primeiro de junho 2021.

A obra tem potência de 1.245,58 Kwp (1,2 Mwp), e conta também com 3038 módulos fotovoltaicos e 14 inversores. A usina abastece as fazendas do grupo Agroverde/Arroz Granjeiro, na cidade de Dom Pedrito – RS. O investimento foi de 4,5 milhões de reais.

Guilherme Affonso, engenheiro do projeto, explica a importância do planejamento da usina. “Embora o meio tradicional de abastecimento de energia seja mais comum, a energia solar tem se mostrado muito eficiente. Com ela, conseguimos reduzir os custos, além de não trazer danos ambientais”, diz.

Localizada na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí, com capacidade de 1.500 GWh por ano, a Usina Solar de São Gonçalo é a maior do Brasil e América do Sul. A Obra também possui auxílio de placas solares bifaciais, que captam luz solar em ambos os lados, diferentemente das já utilizadas em sistemas fotovoltaicos residenciais. A Usina de São Gonçalo também ajuda na preservação do meio ambiente, evitando a emissão de 860 mil toneladas de CO2.

Novas propostas

Com o sucesso do primeiro projeto, a HCC decidiu construir uma nova usina também para a indústria Arroz Granjeiro, na cidade de Dom Pedrito no Rio Grande Do Sul. “O negócio foi fechado por R$ 8,8 milhões e assinado no mês de maio de 2022. A nova usina está 60% concluída, com previsão de término em dezembro de 2022”, explica Guilherme.

O novo projeto terá 2 Mwp de potência, sendo 1Mwp para abastecer o engenho de secagem de grãos do grupo e o outro 1mwp é para uma associação civil, que irá beneficiar outras 3 empresas.

“Já estamos ansiosos com esse novo projeto. Fica aquele sentimento de não parar nunca, sempre em movimento construindo mais e mais”, comenta o engenheiro da HCC.

Para Guilherme, com a economia gerada na fatura de energia, as empresas podem manter a produção e qualidade, mas com um custo menor. Para ele, a inspiração foi deixar a produção, estocagem, armazenamento e rotulagem até chegar no produto final de forma sustentável e independente das concessionárias de energia.

“Fica um sentimento de dever cumprido”, diz.

Site oficial: https://hccenergiasolar.com.br/

Crédito:
Imprensa | HCC Energia Solar

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!