SOLUÇÕES AMBIENTAIS PARA USINAS DE CONCRETO

O concreto é um importante insumo para nossa economia moderna sendo o produto mais consumido no mundo segundo estudos da ABCP. As usinas de concreto ou concreteiras instaladas no país produziram 51 milhões de m³ em 2012, participando diretamente do desenvolvimento econômico das regiões onde estão instaladas sendo distribuídas geograficamente por todo o Brasil, e essa produção vem aumentando.

O concreto é basicamente uma mistura de cimento, água e agregados podendo ainda ser adicionados aditivos. Essa mistura em diferentes dosagens e tecnologias em constante evolução proporcionando características diversificadas, possibilitando seu uso em construções de pontes, estradas, industrias, plataforma de petróleo e na construção de nossas casas.

O processo de produção do concreto nas concreteiras sem os devidos controles ambientais pode provocar impactos ambientais negativos, entre eles a contaminação do lençol freático e águas superficiais (rios e lagos). Ocorre ainda ao final do processo a geração de resíduos sólidos e a perda de matéria prima trazendo prejuízos as operações.

É na etapa da lavagem dos caminhões que são gerados os principais resíduos e efluentes líquidos no processo de produção do concreto e que precisam de tratamento e neutralização antes do seu reuso ou descarte.

A água contaminada com cimento, chamada de ÁGUA CINZA, não pode ser descartada devido as alterações química e de PH, sendo necessário o seu tratamento. Para o controle e tratamento das águas contaminada já existem no mercado inúmeras soluções, porém, demandam grandes custos de investimentos para a instalação e operação.

Para atender essa demanda a SUPPLYgoGREEN, empresa brasileira estabelecida em Munique, está introduzindo no Brasil a empresa alemã ecofrog GmbH fabricante de plantas pré-moldadas de alta eficiência e tecnologia alemã para o Brasil. Sobre a linha dos equipamentos, destacam-se:

  • Recicladores de Concreto,
  • Sistemas de Tratamento de Águas,
  • Filtro Presa para Drenagem de Lama de Cimento.

Esses equipamentos tem a vantagem de poder ser instalados em cimenteiras de diferentes portes: desde pequenas cimenteiras até maiores. Por serem modulares, traz vantagens ambientais e proporcionalmente financeira para o negócio.

Interessados podem contactar a empresa EPR CONSULTING no Brasil, parceira da SUPPLYgoGREEN da Alemanha, para novas tecnologias.

AUTOR CONTATO
tiago_autor Tiago Bueno Rodrigues
tiago.bueno@eprconsulting.com.br
+55 11 994391022
EPR – Environmental Pollution Remediation
http://www.eprconsulting.com.br/home

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Pela primeira vez no Brasil, ecofrog GmbH estará no evento AMBIENTAL MERCANTIL EXPOBAHIA 2017 para apresentar sua solução modular para reciclagem de cimenteiras. Participe! Vagas limitadas!

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 879 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.