Estudantes de São Paulo participam da Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

softelec
Foto: Mostratec - 2019
Foto: Mostratec - 2019

Imagem: Divulgação | Estudantes de São Paulo/SP participam na 37ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – Vinte e um trabalhos de São Paulo vão ser apresentados na  37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia e 12ª Mostratec Júnior.

Alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental vão representar a sua cidade na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 25 a 27 de outubro de 2022, das 13h30 às 21h, com entrada franca.

O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

A feira vai contar com representantes de oito países e de 21 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da psicologia, cidadania, saúde e sustentabilidade.

Para se apresentarem na Mostratec que exibe trabalhos do Ensino Médio e Técnico vêm os trabalhos do Colégio Dante Alighieri:

  • Estudo da Recuperação de Polímeros Usando Solvente Natural, pesquisado por Marina Escalona.
  • Avaliação do potencial inibidor da própolis verde sobre as proteínas MDR em cultura de células de câncer de pulmão da linhagem A549 e H1975, estudado por Ana Luiza Gaia Folino.
  • Reaproveitamento da matéria inorgânica do resíduo sólido do camarão, analisado por Letícia Silvestrim Feitoza.
  • Desenvolvimento de uma Rede de Baixo Custo para Proteção e Monitoramento Contra Deslizamentos em Encostas nos Centros Urbanos redigido por Lucas Hadlich Camargo Sampaio.

Já do Colégio Giordano Bruno vêm os trabalhos:

  • Efeito de antidepressivos no tratamento quimioterápico de gliomas, escrito por Giulia Ana Costa e Fonseca, Maria Júlia Percino Albuquerque e Gabriella Martins Nogueira
  • Fast Fashion e a influência das redes sociais nas relações de consumo entre jovens, elaborado por Ana Clara Martins de Souza Cavalcanti e Luiza Menezes La Farina.
  • A humanização da psiquiatria sob os tratamentos dos doentes mentais esquizofrênicos, feito por Amanda Sanchez Gueiros Dias, Miguel Augusto Pereira Francisco e Miguel de Moraes Bueno.

Da Escola Alef Peretz vêm os trabalhos:

  • Aspectos sociais e biológicos do Câncer do Colo do Útero, esmiuçado por Aline Gabrielly Aguiar Pereira.
  • Propostas para solucionar a crise financeira do futebol brasileiro, elaborado por Rafael Elimelek.
  • Tupi or not tupi: uma análise comparativa do modernismo e o tropicalismo com perspectiva na identidade nacional, escrito por Pedro Lucas Fernandes Silva Speakes.
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo na adolescência e como grande desencadeador dos transtornos psicológicos, pesquisado por Tammy Benedykt Worcman.
  • O genocídio atual dos povos indígenas brasileiros: invasão e devastação do território Yanomami, escrito por Ícaro Lemos dos Santos.
  • Evasão escolar e a desumanização: um estudo à luz do pensamento de Paulo Freire, feito por Kamylla Gontijo de Melo da Escola Alef Petetz- Paraisópolis.
  • Do Ouro ao Chumbo: O Protesto Musical numa Noite de 21 Anos, elaborado por Ana Laura Katz Presch, Jose Rafael Berenstein e Luisa Sarfati Kosminsky, do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença.
  • Pod: O que é e como viciou uma geração, esmiuçado por Gabriela Pajecki e Fernanda Lombardi Hochman, do Colégio Renascença.

 12ª Mostratec Júnior

Do Colégio Giordano Bruno, para se apresentarem na Mostratec Júnior vêm os trabalhos:

  • Vício químico e social e seu padrão de desenvolvimento, estudado por Bebel Buono Paes, Marina Sampaio Ferreira de Oliveira e Diego Thomazinho de Siqueira.
  • Psicopatas como são vistos e como realmente são, pesquisado por Maria Luiza Ribeiro Figueiredo e Gabriela Pereira de Castro Casa Nova Taranto Reis.

Já da Escola Alef Peretz vêm os trabalhos:

  • São Paulo nos olhos de fora, analisado por Mara Koretta Lobaton Rodriguez.
  • Processo Burocrático de Adoção no Brasil: Proposta de emenda Constitucional, redigido por Julia Grinblat.
  • A cidade das pessoas sem rosto, escrito por Ana Carolina Rodrigues Lima.

Fragmentos do olhar: a experiência da confecção e experimentação da pinhole na captura de cenas no acelerado século XXI, elaborado por Fernanda Szanto Rodrigues, Julia Zaterka Ribak e Michel Felberg, do Colégio Hebraico Brasileiro Renascença.

A Mostratec Júnior é uma mostra integrada à Mostratec com trabalhos do Ensino Fundamental. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental do Brasil e do exterior. A Mostratec Júnior tem duas categorias: Educação Infantil, com alunos de 3 a 6 anos e Ensino Fundamental, com estudantes de 7 a 15 anos.

No total da Mostra, serão 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior (Fundamental com 264 e Infantil com 73).

Além dela, ocorrerá também o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Até agora, faltando uma semana para a feira, além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. A estimativa é que o público visitante fique entre 30 e 40 mil pessoas.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 39 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão.

Entre as instituições que darão prêmios estão: Associação de Pais e Mestres/Liberato, Assembleia Legislativa/RS, Casio, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RS, BA e SP, Feevale, Unisinos, Faccat, Uniftec, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, Happy, entre outros.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube:  https://www.youtube.com/user/oficialmostratec

Site oficial: Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia e Mostratec Júnior – Mostratec

Crédito:
Imprensa | Mostratec

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!