Nova certificação fortalece mercado de energia solar

softelec
© TÜV Rheinland
© TÜV Rheinland

Imagem: Divulgação | TÜV Rheinland oferece exclusivo padrão global de teste para certificação de módulos de energia solar fotovoltaica integrada em edifícios

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – A TÜV Rheinland oferece agora ao mercado um exclusivo padrão global de teste (2 PfG 2796/02.22) para a certificação de módulos de energia solar fotovoltaica integrada em edifícios (em inglês conhecido como Building Integrated Photovoltaics ou BIPV). Os módulos fazem parte da estrutura de um edifício, substituindo materiais de construção convencionais como fachadas.

Com isso, o setor de construção passa a contar com testes e qualificações necessários para que os sistemas BIPV possam ser colocados em operação, incluindo os requisitos necessários para aprovação em vistorias e emissão do Habite-se.

Até o momento, não existia um padrão de teste de sistemas BIPV para certificar sua conformidade, seguindo padrões uniformes de segurança e qualidade. O resultado: falta de transparência e confiabilidade, bem como incertezas associadas no mercado de BIPV.

“A nova certificação TÜV Rheinland oferece uma solução para submeter os módulos fotovoltaicos integrados ao edifício a um procedimento de teste e garantia de qualidade independente e padronizado antes mesmo de serem vendidos”, explica Lukas Jakisch, gerente de segmento da TÜV Rheinland.

Os especialistas da TÜV Rheinland avaliam as propriedades dos módulos fotovoltaicos focando tanto nos requisitos da área estrutural da obra quanto nos da instalação eletrotécnica.

Eles levam em consideração o Regulamento Europeu de Produtos de Construção CPR 305/2011 e a Diretiva de Baixa Tensão 2014/35/UE, bem como as Normas CENELEC.

“A TÜV Rheinland é líder de mercado na certificação de produtos e sistemas fotovoltaicos. Nossos clientes podem confiar em produtos certificados, porque eles atendem aos mais rigorosos requisitos de teste de qualidade e segurança”, diz Jakisch, especialista em módulos fotovoltaicos.

NOTA: as atuais normas BIPV (EN 50583 e IEC 63092) não são certificações obrigatórias do produto. Elas servem como base técnica para o desenvolvimento do padrão 2 PfG 2796 da TÜV Rheinland, listando os requisitos para qualificação e certificação dos módulos BIPV. O objetivo final é fortalecer a confiança dos distribuidores, fabricantes e compradores na qualidade do produto, por meio da sua certificação.

Sobre a TÜV Rheinland

TÜV Rheinland significa segurança e qualidade em quase todas as áreas dos negócios e da vida. Fundada há cerca de 150 anos, a empresa é uma das maiores fornecedoras de serviços de teste do mundo, com mais de 20 mil funcionários e receita anual de cerca de 2 bilhões de euros.

Os especialistas altamente qualificados da TÜV Rheinland testam sistemas e produtos em todo o mundo, apoiam inovações em tecnologia e negócios, treinam pessoas em várias profissões e certificam sistemas de gestão de acordo com padrões internacionais.

Dessa forma, os especialistas independentes geram confiança em produtos e processos das cadeias globais que agregam valor e no fluxo de commodities. Desde 2006 a TÜV Rheinland é membro do Pacto Global das Nações Unidas para promover a sustentabilidade e combater a corrupção.

Site oficial: TÜV Rheinland | BR | TÜV Rheinland (tuv.com)

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!