Weber Haus adota ferramenta utilizada pela Nasa com foco em sustentabilidade e irá investir R$35 milhões na nova fábrica na região de Ivoti

softelec

Imagem: Divulgação | A nova fábrica será totalmente 4.0, automatizada, e com foco na sustentabilidade: geração de gás e energia de biomassa e energia fotovoltaica

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2022 – Foi no ano de 1824 que a família Weber decidiu deixar a cidade alemã Hunsrück para fixar residência no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha. Em 1848, eles decidiram plantar cana-de-açúcar e iniciaram o processo de produção de cachaça para consumo.

Mas foi só depois de um século, em 1948, que começou o projeto comercial da destilaria H. Weber.

A marca passou por diversas gerações da família Weber, até que no ano de 2001, os netos do criador da empresa decidiram criar a marca Weber Haus, e fizeram uma reestruturação completa na destilaria, criando novos nomes para os produtos e um novo design para os rótulos.

O projeto foi tão bem sucedido que a marca decidiu ampliar o seu portfólio e investir em outras bebidas além da cachaça, como o gin e o rum. Com mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, hoje a Weber Haus exporta para 27 países como China, Luxemburgo, França, Japão, Inglaterra, entre outros países. Com o objetivo de alçar voos maiores, a destilaria acaba de anunciar que vai construir uma nova fábrica na cidade de Ivoti.

“Nosso objetivo com esse novo projeto é conseguir ampliar nossa atuação no mercado externo, que exige bastante volume”, afirma Evandro Weber, diretor da Weber Haus.

O investimento do projeto que deve levar aproximadamente 10 anos é de R$35 milhões. A nova fábrica será totalmente 4.0, automatizada, e com foco na sustentabilidade: geração de gás e energia de biomassa e energia fotovoltaica.

“Nós utilizamos o bagaço, a palha e o caldo que sobra da destilação na produção de um composto que é utilizado como adubo na plantação da cana-de-açúcar”, explica Weber. Hoje, a Weber Haus costuma moer 12 toneladas de cana, e com esse novo projeto, vai ampliar mais 100 toneladas.

Além da colheita própria de cana e duas parcerias com agricultores familiares, o objetivo é conseguir ampliar a cadeia produtiva através de um projeto em parceria com a prefeitura, com a Emater e com os agricultores familiares. A expectativa é que mais 20 famílias se tornem fornecedoras da marca através do plantio de cana. O novo projeto da Weber Haus também irá ampliar o quadro de funcionários da destilaria. Hoje são 42 funcionários, mas com a nova fábrica, a expectativa é contratar mais 60 pessoas.

Crédito: Divulgação

Além do projeto da nova fábrica, esse ano, a Weber Haus decidiu criar o setor de inovação. Com o objetivo de evitar perdas ou prejuízos por conta de decisões precipitadas, a destilaria adotou uma ferramenta utilizada pela Nasa em seus projetos. Ela funciona da seguinte forma: primeiro surge a ideia de um novo produto ou algo similar, depois é feito um estudo detalhado e o projeto só continua se ele conseguir uma pontuação maior do que seis ou sete após uma avaliação.

“Esse recurso está dando certo, e por mais que a Weber Haus tenha bastante tempo de estrada, nós estamos sempre buscando melhorias e investimentos em novas tecnologias, pois é importante para qualquer empresa estar atenta com o que está acontecendo no mundo e buscar sempre se atualizar”, reforça Weber.

Sobre a Weber Haus

A história da família Weber no Brasil tem início em 1824, quando saíram da cidade alemã de Hunsrück para morar no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha, hoje chamada Ivoti. Ao adquirir as terras, a família iniciou o plantio de batata inglesa. Foi só em 1848, com o plantio de cana-de-açúcar, que começaram a elaborar cachaças para consumo. O destilador foi construído após um século e era formado apenas por um galpão com um engenho de tração animal. Atualmente, a Weber Haus já coleciona mais de 150 premiações e certificados importantes para a agroindústria.

Saiba mais em https://www.weberhaus.com.br/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!