BAU 2023, Alemanha: Maior feira global de Arquitetura e Construção foca na sustentabilidade e neutralidade climática

softelec
Programa BAU 2023: Foco na sustentabilidade e neutralidade climática
Programa BAU 2023: Foco na sustentabilidade e neutralidade climática

Imagem: Divulgação | Por Simone Horvatin, em colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Munique, Alemanha | Abril de 2023 – Após mais de quatro anos, a BAU – a maior feira mundial de Arquitetura e Construção que acontece na cidade de Munique, Alemanha nos dias 17-22 de abril, conta com mais de 2.200 expositores de 49 países confirmados. Os expositores apresentam inovações e tendências da indústria da arquitetura e construção, numa área de 200.000 metros quadrados da Messe München. Para além das inúmeras soluções e produtos, a BAU oferece ainda aos visitantes uma programação abrangente e rica: com fóruns, exposições especiais, conferências e cerimônias e entrega de prêmios.

Visitantes vindo do mundo todo, como arquitetos, projetistas, consultores e profissionais do setor terão a oportunidade de conhecer de perto inovações e soluções disponíveis no mercado.

Congresso: Construção 2023 – o que precisa ser feito agora

Nos primeiros dois dias da feira, o Ministério Federal Alemão para a Habitação, Desenvolvimento Urbano e Construção Civil fez um congresso no Centro Internacional de Congressos (ICM). O evento foi no dia 17 de abril às 11h00, e a abertura foi com a Ministra Federal da Construção Klara Geywitz, cujo tema foi “Construção inteligente, amiga do clima e acessível na década da transformação”. Entre outros, a conferência incluiu ainda tópicos-chave tais como “Construção consciente do clima e que poupa recursos naturais” e “Construções que poupam recursos – causas, efeitos, soluções”.

Fórum C2: Ponto de encontro para arquitetos internacionais

Há muitas respostas para a questão de como será a construção do amanhã. No fórum no Salão C2, os visitantes receberão uma visão abrangente das várias soluções que a arquitetura com propostas ao futuro. Designers internacionais de renome oferecerão uma visão dos projetos atuais na BAU em Munique.

Entre outros, Elisabeth Endres falará sobre “A construção do amanhã” (segunda-feira, 17 de abril), Kim Le Roux apresentará “Construção reciclável na prática” (terça-feira, 18 de abril), Anna Heringer demonstrará os riscos resultantes da “Ampliação da Terra” (sexta-feira, 21 de abril) e Erez Ella oferecerá perspectivas sobre “Cidades futuras: Dados e desenho” (sexta-feira, 21 de abril).

No total, mais de 40 apresentações e rondas de discussão serão realizadas no Fórum C2.

Quatro programas especiais sobre os temas-chave da BAU

Para além da teoria, a prática desempenha um papel igualmente fundamental na BAU. As mostras especiais que acompanham em paralelo o evento, ilustram exemplos de aplicações.

  • O Conselho Alemão da Construção Sustentável (DGNB) organizou sua presença em torno do tema “Construção 2030-sustentável, climático-positivo e circular” (Hall C2, Stand 518).
  • O Fraunhofer Institut BAU se concentrou no tema “A construção do futuro digital, sustentável, acessível” (Hall C2, Stand 528) e cobre também temas de tendência da BAU “Transformação Digital”, “Recursos & Reciclagem” e “O Futuro da Vida”.
  • A Deutsche Gesellschaft für Gerontotechnik (GGT) estará também no pavilhão C2 no Stand 101, lançando luz sobre “O ADN da construção-digital, sustentável, autêntico”, utilizando a nova propriedade do modelo GGT.
  • ift Rosenheim, no que diz respeito a temperaturas recordes, chuvas fortes, tempestades e inundações, abordará “A segurança da construção em tempos de mudanças climáticas, com produtos de construção sustentáveis e resistentes ao clima.” (Pavilhão C4, Stand 502).

Centro de Inovação B0 com área Start-Up

O Centro de Inovação no Salão B0 oferece uma perspectiva sobre a indústria da construção do futuro.

Na área de exposição, que foi criada utilizando materiais sustentáveis, universidades como:

irão apresentar seus projetos de investigação atuais: discussões sobre inovações de ponta terão também lugar na Área da ComunicaçãoOs principais tópicos incluem “Construção para as cidades do futuro” (terça-feira, 18 de abril), “Reestruturação assistida por robôs para reutilização” (quarta-feira, 19 de abril) e “Desenho de minas urbanas” (20 de abril).

Na Área de Startups, 40 empresas apresentam inovações, soluções e produtos para a arquitetura e construção do futuro. Um momento especial é o “Start-Up Innovation Challenge” acontece entre as empresas participantes, no dia 20 de abril.

Prêmio Baltasar Neumann comemora a sua estreia em Munique

Pela primeira vez, a Associação de Construtores, Arquitetos e Engenheiros Alemães apresenta o Prêmio Baltasar Neumann na BAU em Munique. O vencedor será anunciado no dia 19 de abril no Fórum C2.

Os outros concursos são o “Innovation award for architecture and the building industry” (17 de Abril) e “Built on IT-construction jobs with a future” (18 de Abril). A programação da BAU 2023 se completa com as conferências, tais como “Construção 2023 – o que precisa de ser feito agora” (17/18 de abril) e “Construção digital, planejamento e funcionamento” (18 de abril), além da área Campo de Formação, dedicada aos Estudantes e Novos profissionais da indústria de construção alemã que buscam estágios (todos os dias no Atrium West).

Serviço

BAU | World’s Leading Trade Fair for Architecture, Materials, Systems
Data: 17 a 22 de abril, das 09h30 às 18h00
Local: Am Messesee 2, 81829, Munique, Alemanha
Site oficial: BAU 2023 | World’s Leading Trade Fair for Architecture, Materials, Systems (bau-muenchen.com)

Crédito: Por Simone Horvatin, Jornalista internacional reconhecida pela BDFJ – Associação Federal Alemã de Jornalistas Profissionais e.v.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!