Com 700 toneladas mês de lixo infectante descartável, Igenomix contrata sistema Musa de gestão de resíduos

softelec
Fachada da Igenomix Brasil na Av. República do Líbano, 500, em Moema, São Paulo

Imagem: Divulgação | Com sede nacional em São Paulo, Igenomix Brasil, do Grupo Vitrolife, dispõe desde março de 2023 de um sistema de gestão que recicla 100% do lixo produzido no local.

  • No Brasil, menos de 4% do lixo é reciclado. Na Alemanha, percentual chega a 67%. A aposta na gestão adequada dos resíduos gerados pela atividade empresarial permite reduzir custos e contribuir com um mundo mais sustentável
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que os resíduos, quando não descartados corretamente, podem trazer a proliferação de vírus, bactérias e serem focos de vetores, como a dengue, entre outras doenças. Pensando nisso, a Igenomix Brasil, laboratório de genética do Grupo Vitrolife, contratou o sistema Musa para a sua unidade no país, situada em São Paulo. No local, foram produzidos em março 324.114 kg de lixo reciclável, 116.133 Kg de lixo comum e 307.510 kg de lixo infectante. O Musa é um serviço de gestão de resíduo para empresas, que integra geradores, transportadores e receptores.

A preocupação da Igenomix está alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que consiste em um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente. Aprovada em 2015, a proposta para o Desenvolvimento Sustentável inclui 17 Objetivos que vão desde a eliminação da pobreza ao combate às mudanças climáticas, a igualdade das mulheres, a defesa do ambiente até a gestão de resíduos. 

Magda Barrionuevo Bertochi, HR Business Partner Brasil da Latam da Igenomix, conta que o laboratório buscou esse serviço para colaborar com o meio ambiente. “O que chamou a nossa atenção neste sistema é o lixo ser direcionado para algumas empresas e serem reaproveitados. Ele não vai para o aterro”, diz. Como exemplos, o papel higiênico que vai para a indústria da construção civil e a sobra de alimentos direcionada para a fabricação de adubo.

Divulgação

No Brasil são produzidas anualmente 82 milhões de toneladas de lixo, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, divulgado em 2022. A redução e eliminação de resíduos tornou-se um dos principais problemas ambientais, afetando não só as empresas, mas também toda a sociedade.  

Agenda 2030 e a gestão de resíduos

Mas, em que essas empresas têm baseado a gestão de resíduos para alcançar esses resultados? Uma das metas contempladas no chamado Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, é a de número 12, que fala sobre a necessidade de reduzir, consideravelmente, a geração de resíduos por meio de atividades de prevenção, redução, reciclagem e reaproveitamento. Também estabelece uma meta para 2030 de reduzir pela metade o desperdício global per capita no varejo e no nível do consumidor.

A partir daí, os próprios regulamentos em vigor orientam as empresas a realizar boas práticas, dando prioridade aos métodos que causem um menor impacto no ambiente. Assim, os próximos passos, uma vez gerados os resíduos, são a reutilização como um processo mais sustentável, a reciclagem e a valorização.

Quais tipos de resíduos existem?

Em toda atividade empresarial é gerado algum tipo de resíduo, em maior ou menor grau e de uma ou outra característica. Por exemplo, o lixo infectante produzido no laboratório, desde seringas, frascos de medição de medicamentos, luvas cirúrgicas, se não destinado ao local correto, pode trazer danos aos seres humanos, como intoxicação por substâncias químicas presentes nos rejeitos. Logo, saber distingui-los é o que permite planejar um manejo correto deles. O primeiro passo no plano de gestão de resíduos de uma empresa é a sua identificação, quantificação e classificação. O responsável por esta tarefa deve ser capaz de distinguir entre resíduos perigosos e não perigosos, a fim de tomar medidas específicas para cada caso. No caso dos perigosos, a sua classificação implica uma série de obrigações legais ao nível da rotulagem, embalagem, armazenamento e transporte.

Quais são os benefícios da implantação da reciclagem nas empresas? 

A reciclagem permite a transformação de resíduos em matéria-prima ou novos produtos para que possam ser reaproveitados. A motivação das empresas para implementar políticas amigáveis em relação ao meio ambiente são os benefícios que elas trazem, tanto para a sociedade quanto para a própria empresa.

 Em nível ambiental, a reciclagem nas empresas permite:

  • Reduzir as toneladas de CO2 lançadas na atmosfera;
  • Reduzir o gasto de energia;
  • Contribuir significativamente para a redução da poluição;
  • Além disso, o respeito ao meio ambiente ajuda a criar novos empregos e gera riqueza.

Quais resíduos e materiais podem ser reciclados?

Dependendo do tipo de atividade e do setor a qual a organização pertence, ela produzirá um tipo determinado de resíduo. Entre os materiais que devem ser reciclados em um escritório estão o papel e o papelão; em restaurantes, os resíduos orgânicos; e na construção civil, os alumínios e plásticos.

De qualquer forma, as empresas geram milhões de toneladas de resíduos todos os anos e grande parte pode ser reciclável. Estes são os mais comuns:

  • Orgânico: na cozinha é necessário um recipiente verde para resíduos orgânicos;
  • Recipientes de plástico: a reciclagem de plástico é uma das mais praticadas atualmente, pois o plástico pode levar até mil anos para se degradar. Em uma empresa é necessário um recipiente para embalagem;
  • Papel: existem indústrias que geram grandes quantidades de papel e papelão que teriam que ir para a lixeira azul. A reciclagem de papel é simples e eficaz;
  • Baterias: existem empresas que fornecem um recipiente específico para esses resíduos e recolhem quando estão cheios. Igenomix é uma delas;
  • Cartuchos de tinta e toners: os restos de tinta são altamente poluentes. O contentor laranja é aquele que permite a gestão destes resíduos, que depois são recolhidos por empresas especializadas;
  • Produtos elétricos e eletrônicos: computadores, cabos, mouses e teclados são resíduos muito presentes nos empreendimentos e também devem ser reciclados.

A reciclagem nas empresas é tão importante quanto a que é realizada nas residências. A gestão adequada dos resíduos, dentro do compromisso de responsabilidade social corporativa da marca, contribui para reduzir os danos causados ao meio ambiente e ao planeta.

“Buscamos a Musa porque eles fazem um trabalho interessante e cada lixo tem um destino”, finaliza Magda Barrionuevo Bertochi, HR Business Partner Brasil da Latam da Igenomix.

Sobre a Igenomix 

A Igenomix é um laboratório de biotecnologia que ajuda no sucesso dos tratamentos de Reprodução Assistida, diagnóstico e prevenção de Doenças Genéticas parte do grupo Vitrolife. Juntamente com clínicas e médicos em todo o mundo, investiga como a medicina de precisão, por meio da genômica, pode salvar vidas. Atuante em mais de 80 países, conta com 25 laboratórios genéticos. Com quase 500 publicações científicas e seis patentes, é um importante produtor de ciência em saúde reprodutiva e genética.

Site oficial: https://www.vitrolife.com/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!