Congresso da ABES é sucesso de participação em Belo Horizonte, com 60 painéis de discussão dos mais relevantes temas do saneamento ambiental

softelec
Com um público de 7 mil congressistas e visitantes da Feira, 60 painéis e mais de 300 especialistas de todo o país.
Com um público de 7 mil congressistas e visitantes da Feira, 60 painéis e mais de 300 especialistas de todo o país.

Imagem: Divulgação | O mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil ocorreu na capital mineira de 21 a 24 de maio, no Expominas

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 Um sucesso de participação e engajamento na discussão dos temas mais relevantes do Saneamento Ambiental no Brasil. Assim foi o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, o Congresso da ABES, que foi promovido no Expominas, em Belo Horizonte – MG, de 21 a 24 de maio. Com um público de 7 mil congressistas e visitantes da Feira, 60 painéis e mais de 300 especialistas de todo o país, o Congresso discutiu os grandes temas do setor, como a universalização do saneamento.

A Cerimônia de Abertura do Congresso da ABES contou com as presenças de autoridades, como o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e o secretário nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, e representantes das associações do setor de saneamento. 

Assista ao discurso do presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt: 
https://www.youtube.com/watch?v=r7dfbovLD7I

Leia também: Com plenária lotada, cerimônia de abertura do 32º Congresso da ABES destaca universalização do saneamento https://congressoabes.com.br/2023/05/25/com-plenaria-lotada-cerimonia-de-abertura-do-32o-congresso-da-abes-destaca-universalizacao-do-saneamento/

Painel Inaugural

O Painel Inaugural, na segunda-feira (22), contou com a participação do secretário Nacional de SaneamentoLeonardo Picciani, com moderação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES. Na ocasião, os especialistas trouxeram desafios e soluções relacionadas ao Saneamento no Brasil.

Além do secretário, participaram:

  • Natália Resende, secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo;
  • Marília Mello, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais; e
  • Carlos Augusto Chernicharo, sócio-diretor do Centro de Referência em ETEs Sustentáveis e da Chernicharo & Bressani Consultoria e Capacitação em Saneamento.

Palestra MAGNA

O secretário nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, também ministrou a Palestra Magna com o tema “Os caminhos da universalização dos serviços de saneamento”.

A Palestra Magna, com o secretário nacional de saneamento, Leonardo Picciani, e o Painel Inaugural do evento estão disponíveis no canal da ABES no YouTube.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=qECotx8Iw0w

Painel Especial

Na quarta-feira, um painel especial abriu o Congresso: Política de Meio Ambiente no Brasil. Teve participações de:

  • Rodrigo Perpétuo, Diretor Executivo da ICLEI América do Sul,
  • Eric Sawyer, Presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, (IABS) Marcelo Pereira de Souza – Professor da Universidade de São Paulo (USP).

Marco Legal do Saneamento

Na segunda-feira (22), o Diálogo Setorial 3 abordou os “Ajustes no Marco Regulatório do Saneamento”, com participação de:

  • Munir Abud, vice-presidente Regional Sudeste da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) e presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan),
  • Percy Soares, diretor executivo da Abcon Sindcon (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto);
  • Francisco dos Santos Lopes, advogado e secretário executivo da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento); e
  • Wladimir Ribeiro, advogado sócio do Escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados.

O painel foi moderado por Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da ABES.

Universalização do Saneamento

Na terça-feira (23), especialistas discutiram “Como incorporar favelas, áreas informais e saneamento rural nos contratos”, com o presidente da ABES-RJ, Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, recebendo Jorge Luiz Sellin, gerente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); Caroline Soares Brisola, da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados; e Wanderson José dos Santos, presidente da Fundação Rio-Águas.

No dia 24, as “Soluções para a Ampliação da Coleta de Esgotos rumo à Universalização: Experiências Brasileiras” foram tema de painel. A meta de universalização do acesso aos serviços de esgotamento sanitário, explícita no novo marco legal do saneamento, impõe uma série de desafios a serem enfrentados pelas prestadoras de serviços, órgãos gestores, agentes reguladores, entidades e profissionais do setor.

O painel se propôs a conhecer e discutir experiências, aprofundando o debate sobre como aplicar soluções às diferentes situações e realidades do País, especialmente frente às disparidades regionais e urbanas e às especificidades territoriais, topográficas, climáticas, ambientais, sociais e econômicas. Participaram Paula Alessandra Bonin Costa Violante, diretora de Tecnologia Empreendimentos e Meio Ambientes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo); e Victor Diego Soares de Almeida, assessor da presidência da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará).

Também na quarta-feira (24), especialistas debateram o tema  “Universalização: construção de uma base legal para o Saneamento Rural”

Financiamento

Divulgação

O financiamento no setor de saneamento foi tema de um dos painéis do terceiro dia de programação do 32° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – o Congresso da ABES, na quarta-feira (24). Com moderação de Selma Cubas, presidente da ABES Seção Paraná, o painel teve como palestrantes: Eduardo Nali, especialista da área de Infraestrutura do BNDES, Gustavo Méndez, especialista principal em Água e Saneamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Catia Cristina Teixeira Pereira, diretora Econômico-Financeira e de Relações com Investidores da Sabesp, e Luis Alberto Andres, especialista do Banco Mundial. 

60 Painéis de Discussão de Grandes Especialistas do Setor

Os painéis foram divididos entre diálogos setoriais, sessões de câmaras temáticas e sessões com quatro eixos: esgoto, resíduos e economia circular, recursos hídricos e meio ambiente, e desenvolvimento operacional e inovação das empresas de saneamento. 

As discussões contaram com presenças de presidentes e profissionais de empresas de saneamento públicas e privadas, órgãos públicos municipais, estaduais e federal e universidades. Alguns dos maiores especialistas do país estiveram presentes, como Léo Heller, ex-relator da ONU para o Direto à Água e ao Saneamento.

Espaço STARTUP

Divulgação

Três rodadas de inovação foram promovidas durante o Congresso, nos dias 23 e 24 de maio, com os temas Gestão, Monitoramento e Sensoriamento, Meio Ambiente e Saneamento e Resíduos e Gestão.

Jovens Profissionais do Saneamento

A ABES possui um programa que envolve os jovens estudantes e profissionais do setor. Durante o Congresso, eles promoveram diversas atividades e o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Etapa Brasil.

Assista à premiação: https://www.youtube.com/watch?v=KDlmx9tbPJE&t=2s

FITABES

Em conjunto com o Congresso foi realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, reunindo os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. A Feira teve 108 estandes participantes.

Carbono Neutro

Divulgação

O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental/Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental foi um evento carbono neutro, por meio de uma ação inovadora: em parceria com a HIDROBR, empresa de soluções ambientais, a associação realizou um mercado voluntário de carbono experimental durante o mais importante congresso de saneamento ambiental do Brasil. Saiba mais aqui https://congressoabes.com.br/evento-carbono-neutro/

Mais sobre o Congresso: trabalhos técnicos 

Referência para a comunidade acadêmica, o Congresso da ABES teve apresentação de mais de 1.000 trabalhos técnico científicos.  Confira a programação na íntegra:
 https://congressoabes.com.br/programacao/.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!