Vivência que une turismo e voluntariado na Amazônia está com inscrições abertas

softelec
A Braziliando é um negócio de impacto social com a missão de promover transformações positivas através de experiências autênticas e responsáveis.
A Braziliando é um negócio de impacto social com a missão de promover transformações positivas através de experiências autênticas e responsáveis.

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Maio de 2023 – Com o objetivo de incentivar o turismo de base comunitária e ações de voluntariado em prol da proteção das florestas e geração oportunidades para ribeirinhos, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Braziliando, negócio de impacto social que atua com turismo sustentável, lançam a vivência “Volunturismo na Amazônia”, que está com inscrições abertas e vai proporcionar uma imersão em uma comunidade ribeirinha dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada no município de Itapiranga (a 339 km de Manaus).

O “volunturismo” é uma união das palavras “voluntariado” e “turismo”, onde o viajante combina o passeio turístico com o trabalho voluntário. Na vivência proposta pela Braziliando, com o apoio da FAS, o participante vai vivenciar a cultura ribeirinha, se conectar com a natureza e apoiar na estruturação e validação do turismo de base comunitária na região.

A experiência está marcada para o período de 8 a 11 de junho, feriado de Corpus Christi, com saída da capital Manaus, de onde irão até Itapiranga, seguindo à comunidade ribeirinha. Os interessados na iniciativa devem entrar em contato pelo e-mail discover@braziliando.com para informações dos valores e realização da reserva.

“Desde que conhecemos a comunidade através do VOA!, nossa vivência online de aprendizado que levou aulas de inglês para os comunitários, eles nos falam da vontade de implementar o turismo de base comunitária. Enxergamos nesta ação de “volunturismo” a possibilidade de promover uma imersão genuína na floresta e na cultura ribeirinha para os viajantes, ao mesmo tempo que ajudamos a tornar esse sonho da comunidade em realidade”, avalia Ana Taranto, sócia fundadora da Braziliando.

Os “volunturistas” irão validar as atividades turísticas, avaliar a experiência e contribuir com sugestões de melhoria, enquanto fazem registros audiovisuais e apoiam na construção dos materiais relacionados à vivência.

“Os participantes do “volunturismo” contribuirão para melhorias no receptivo turístico, serviços prestados pela comunidade e pela equipe da pousada comunitária”, explica a supervisora de Empreendedorismo da FAS, Thaís Oliveira.

Thaís explica que a vivência na Amazônia faz parte da estratégia da FAS para promover o acesso ao mercado e experiências de ecoturismo na unidade de conservação.

“A iniciativa contribui para a melhoria dos serviços de base comunitária na região e fortalece os empreendedores que atuam nessa comunidade”, afirma.

A supervisora explica que a parceria com a Braziliando, referência na produção de experiências autênticas voltadas para o turismo sustentável na Amazônia, está alinhada à estratégia da FAS.

“Isso reforça as ações de apoio ao empreendedorismo local, ao desenvolvimento de produtos turísticos e ao acesso ao mercado, a fim de gerar impactos socioambientais e econômicos para as comunidades da Amazônia. Vale ressaltar que o turismo de base comunitária tem um papel extremamente importante, pois gera renda para os moradores e, consequentemente, apoia as ações de proteção da floresta”.

Itinerário

Serão quatro dias de vivência, com partida de Manaus para Itapiranga no dia 8 de junho e retorno no dia 11 de junho. O roteiro inclui conhecer aspectos que fazem parte da vida da comunidade, como medicina da floresta, agrofloresta e sustentabilidade. As refeições ainda contarão com pratos da culinária regional.

As atividades também incluem canoagem, banho de folhas, caminhada na floresta, roda de conversa na fogueira, piquenique e banho de rio.

A comunidade

A comunidade ribeirinha que vai receber os voluntários está localizada em uma Unidade de Conservação (UC) estadual, a RDS do Uatumã. Lá, a maioria dos moradores vive de atividades como manejo florestal, agricultura, turismo, pesca e artesanato. Fortalecer o turismo comunitário é um sonho antigo da população local.

Há mais de 10 anos, a FAS contribui fortemente para o empoderamento comunitário e a qualificação do empreendedorismo naquela região. Em 2019, a fundação inaugurou uma pousada comunitária, investimento essencial para impulsionar o turismo na região, e o empreendimento é liderado coletivamente pela própria comunidade.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.
Site oficial: https://fas-amazonia.org

Sobre a Braziliando

A Braziliando é um negócio de impacto social com a missão de promover transformações positivas através de experiências autênticas e responsáveis. Atua junto a comunidades tradicionais, como ribeirinhas e indígenas da Amazônia, promovendo experiências sustentáveis de turismo de base comunitária e “volunturismo”, no formato presencial e online. Vencedora do Prêmio de Turismo Responsável da WTM América Latina, do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e do United Earth Amazonia Award, busca, através da sua atuação, gerar oportunidades econômicas nas comunidades, valorizar a cultura local, preservar a biodiversidade, quebrar estereótipos, promover a inclusão, fomentar a empatia e a compaixão entre as pessoas e incentivar um estilo de vida mais sustentável.
Site oficial: https://braziliando.com/pt/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5375 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!