Eficiência energética em edifícios comerciais contribui para a descarbonização

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Maio de 2023 – Embora o setor de energia e os processos industriais sejam os principais emissores de gases de efeito estufa no Brasil, de acordo com levantamento do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), o desempenho energético dos edifícios comerciais também é uma questão importante na redução do consumo de energia e das emissões desses gases.

Esses empreendimentos respondem por 40% da demanda de energia, o que o torna um importante campo para a melhoria da eficiência energética no mundo. No entanto, a gestão energética em edifícios ainda é um desafio, já que seu consumo depende de fatores como o aproveitamento do espaço e a qualidade que se deseja no ambiente interno do edifício.

Pablo Aledo, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Energia da Veolia, explica que, com as soluções oferecidas pela companhia, é possível atuar na descarbonização. Segundo ele, o conceito de eficiência energética ainda está associado à redução de preços.

“Há empresas que buscam implementar eficiência energética apenas para reduzir o preço da conta de energia. É preciso entender o quanto se gasta e o quanto se paga pela energia consumida. Para isso, é importante fazer a medição constante”.

Erros ao adotar soluções em eficiência energética

De acordo com Aledo, o principal erro do consumidor ao adotar uma solução em eficiência energética é enxergá-la como uma oportunidade de ganho a curto prazo. O foco da eficiência energética é garantir segurança energética e a sustentabilidade do negócio. Redução de preço é uma consequência.

O executivo ainda aponta os erros mais comuns na hora de implementar soluções de eficiência energética. Em lojas, por exemplo, é comum calcular o volume do ar refrigerado de acordo com a metragem do espaço, porém é preciso levar em consideração fatores como a quantidade de luzes instaladas no ambiente, circulação de pessoas, entre outros.

Quanto ao uso de aparelhos de ar-condicionado, o problema fica por conta da temperatura abaixo da considerada “confortável”, o que representa um aumento exponencial do consumo de energia e, consequentemente, no seu custo.

“Em locais onde a temperatura costuma ser mais alta, como no caso do Brasil, é comum os ambientes internos dos edifícios estarem muito frios. Além disso, ao longo do dia, as pessoas costumam alterar a temperatura. Tudo isso influencia na eficiência energética do imóvel”, diz Aledo.

Soluções já implementadas

Um bom exemplo é a solução que a companhia desenvolveu para o prédio do Centro de Diagnóstico e Tratamento, localizado em Buenos Aires, que resultou em uma economia de 20%, com um aumento da atividade do cliente em 30%.

Por lá, o desafio era garantir a disponibilidade dos serviços do hospital e a redução do consumo elétrico. Para isso, foi implantado um sistema de controle na distribuição de ar, medidores de energia (SCADA), além de sistemas de controle e mudança de tecnologia e sistemas de iluminação.

“Por meio das nossas soluções e com o apoio do nosso centro de monitoramento inteligente, conhecido como Hubgrade, reduzimos ainda mais o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que proporcionamos redução no consumo de energia e economia financeira para os proprietários e usuários do edifício”, conclui Aledo.

Sobre a Veolia

O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com mais de 220 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2022, o Grupo Veolia forneceu água potável a 111 milhões de pessoas e saneamento básico a 97 milhões, e produziu 44 terawatts hora de energia, além de valorizar 61 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 42,8 Bilhões de Euros em 2022.

Site Oficial: https://www.veolia.com/latamib/pt

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5616 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!