Hexagon oferece solução inédita para ajudar a combater atividades ambientais ilegais pelo Brasil

softelec
Smart Monitoring
Smart Monitoring

Imagem: Divulgação | Multinacional sueca combina sistemas geoespaciais para monitoramento a uma plataforma de gestão de operações de fiscalização para aumentar a agilidade e a capacidade de ação de órgãos proteção ambiental

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Junho de 2023 – De acordo com o governo brasileiro, quase R$ 30 bilhões é o valor das multas relativas aos mais de 180 mil autos de infração lavrados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), cuja cobrança está sendo retomada em 2023. Diante do compromisso firmado pelo novo governo com a preservação e proteção do Meio Ambiente, a tecnologia desponta como um aliado mais do que necessário para se conter o avanço desenfreado das atividades ilegais no País como o garimpo, o desmatamento, as queimadas, a exploração madeireira e as ocupações ilegais, e a divisão de Segurança, Infraestrutura e Geoespacial da Hexagon – líder global em realidade digital, combinando sensores, software e tecnologias autônomas, oferece uma nova solução para o setor.

Combinando sistemas avançados de sensoriamento remoto assistido por inteligência artificial (IA) e ferramentas de modelagem espacial, a solução da Hexagon compara imagens de satélite de diferentes períodos, identificando mudanças nas áreas monitoradas de forma autônoma. Ao integrar dados de cadastros, sensores e sistemas legados, ela se diferencia ao tratar e classificar alertas, e notifica automaticamente os profissionais na sala de situação para que possam priorizá-los e, então, criar ordens de serviço ou iniciar procedimentos de fiscalização pelo próprio sistema, o qual já vem sendo utilizado há mais de 30 anos por órgãos de segurança pública e defesa no Brasil e em mais de 40 países.

Segundo Marcos Telles, diretor nacional de vendas da divisão de segurança, infraestrutura e geoespacial da Hexagon, a fiscalização ambiental consome e mobiliza muitos recursos, e esse tipo de batalha se vence no âmbito tecnológico, regulatório e financeiro. “Acreditamos que a tecnologia é uma aliada imprescindível na proteção e na conservação do Meio Ambiente e a Hexagon está comprometida em fornecer a governos e entidades soluções cada vez mais autônomas e sustentáveis para uma proteção ambiental econômica e eficaz”, explica.

Segundo o último relatório do MapBiomas (2021), por exemplo, mais de 93% de todo o garimpo no País está concentrado na região da Amazônia Legal. Já os dados do Instituto de Pesquisa da Amazonia (Ipam) revelam que, desde 1985, o Brasil queimou cerca de um quinto do seu território e que, apenas no último ano, o desmatamento triplicou, representando a segunda maior área desmatada em 16 anos.

“Diante de dados tão alarmantes, e da pressão externa por uma melhor política ambiental, o uso de tecnologias de monitoramento por satélite e a automação dos processos de fiscalização, permitem que o governo ganhe agilidade e economize recursos, e que também avance mais rapidamente em iniciativas como, por exemplo, dos embargos remotos, os quais viabilizam a fiscalização em grande escala e dispensam a necessidade – e o altos custos – com operações em campo. E a solução Hexagon é totalmente aderente às boas práticas do embargo remoto”, conclui o executivo da empresa sueca.

A solução de monitoramento da Hexagon, denominada “Smart Monitoring”, é utilizada em países da América Latina, Ásia e Europa.

Site oficial: Hexagon Monitoramento Inteligente

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!