LATAM é classificada pela ANAC como a melhor do Brasil em Sustentabilidade

softelec
Companhia atingiu a pontuação mais elevada entre as concorrentes em 28 critérios avaliados na categoria Empresa Aérea, do Programa SustentAr (Imagem: Divulgação LATAM)

Imagem: Divulgação | Companhia conquistou maior pontuação da categoria Empresa Aérea nos 28 critérios avaliados pelo Programa SustentAr

  • Segunda edição da premiação reforça compromisso da ANAC com disseminação de boas práticas de gestão ambiental e das iniciativas sustentáveis da aviação brasileira 
  • Resultado reflete os avanços da LATAM em sua agenda global de Sustentabilidade  renovada em 2021
Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2023 – A LATAM acaba de ser anunciada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como a companhia aérea com melhor desempenho em Sustentabilidade no Brasil em 2022. O reconhecimento é resultado da 2ª edição do Programa Sustentar, um prêmio criado pela agência reguladora para incentivar o desenvolvimento e aprimoramento de práticas sustentáveis pelos operadores aéreos brasileiros e reforçar o compromisso do setor com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade. A cerimônia de premiação foi realizada no dia (21 de junho), na sede da ANAC em Brasília (DF), com a presença de executivos da agência e da própria companhia.

Companhia atingiu a pontuação mais elevada entre as concorrentes em 28 critérios avaliados na categoria Empresa Aérea, do Programa SustentAr (Imagem: Divulgação LATAM)

Para avaliar as companhias aéreas, a ANAC estabeleceu 28 critérios de análise. Fazem parte dos temas ambientais abordados pelo programa gestão organizacional e educação ambiental, transição energética, eficiência operacional, emissões atmosféricas e recursos naturais. As iniciativas de Sustentabilidade da LATAM foram as que receberam maior pontuação entre as aéreas brasileiras. 

Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatório e Sustentabilidade da LATAM Brasil, reconhece a premiação como resultado direto dos esforços estratégicos da companhia, principalmente nos últimos dois anos, para minimizar os impactos ambientais e se posicionar como um ativo importante para toda a sociedade brasileira.

“Em 2021, renovamos nossa estratégia de Sustentabilidade com metas de curto, médio e longo prazo, e traçamos um caminho para alcançá-las. Transformamos a LATAM em uma das aéreas mais envolvidas não só na agenda de combate às mudanças climáticas, mas também no estabelecimento de um modelo de economia circular e na promoção do desenvolvimento social das comunidades onde atua ao compartilhar seu maior valor, o avião, para encurtar distâncias e fazer a diferença para quem mais precisa.”, afirma Maria Elisa.

Compromisso da LATAM com a América do Sul

Em maio de 2021, a LATAM renovou a sua estratégia de Sustentabilidade com metas para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser um grupo com zero resíduos para aterros sanitários até 2027.

Para isso, na gestão de mudanças climáticas, estabeleceu as seguintes frentes de trabalho: a redução de emissões por meio da eficiência operacional e melhores práticas, aquisição de aeronaves ainda mais eficientes, aquisição de combustíveis mais sustentáveis conforme a disponibilidade de mercado e, como medida complementar, a compensação das emissões por meio da conservação de ecossistemas estratégicos e de alto valor ambiental.

O principal desafio para a descarbonização do setor de aviação é a disponibilidade de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), dado que atualmente a quantidade disponível em nível mundial é limitada devido principalmente à falta de condições necessárias para sua pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição.

Avanços em Sustentabilidade da LATAM no Brasil

Em 2022, a LATAM obteve importantes avanços no Brasil em seus três pilares de Sustentabilidade. 

No pilar de Mudança Climática, a LATAM foi a primeira aérea do Brasil a utilizar energia elétrica em operações de solo. O projeto-piloto, que contou com mais de R$ 30 milhões em investimentos, foi desenvolvido em parceria com Real Aviation e BH Airport. Com isso, desde 28 de junho de 2022, a operação de Ground Handling de pelo menos 50% de seus voos em Belo Horizonte passou a ser realizada por equipamentos movidos a energia elétrica em vez de diesel. A iniciativa permite deixar de emitir 114 toneladas de CO2 em 12 meses no aeroporto mineiro. Esse volume corresponde ao consumo equivalente de CO2 dos equipamentos movidos a diesel usados para atender a sua operação atual. 

No pilar de Economia Circular, em 2022, conseguiu reutilizar no Brasil cerca de 30 toneladas de uniformes usados por meio de parcerias de upcycling (reutilização criativa) e reduzir em 77% o plástico de uso único a bordo, aproximando-se da meta de eliminar todos os plásticos de uso único de seus voos até 2023 e ser uma empresa com zero resíduos para aterros sanitários até 2027. 

Já no pilar de Valor Compartilhado, o programa Avião Solidário da LATAM beneficiou 1,4 milhão de pessoas no Brasil somente no ano passado, com a concessão de mais de 700 passagens e o transporte gratuito de mais de 600 toneladas de cargas e de 150 animais de 17 espécies diferentes em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Com mais de 10 anos de existência, o Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e mais de 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Sobre a LATAM

A LATAM e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e Caribe.

O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colombia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias cargueiras do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 17 aviões cargueiros, que aumentará gradativamente para um total de até 19 aviões cargueiros até 2024. Essas subsidiárias cargueiras contam com acesso às aeronaves de passageiros do grupo e operam na malha do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades de seus clientes.

Site oficial: www.latam.com

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5351 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!