SolarView, empresa brasileira líder em tecnologia de monitoramento e pós-venda do integrador solar, marca presença na Alemanha

softelec
Jean Diniz, co-fundador da SolarView visitando a The smarter E Europe, em Munique, Alemanha
Jean Diniz, co-fundador da SolarView visitando a The smarter E Europe, em Munique, Alemanha

Imagem: Divulgação | A empresa atua em todo o Brasil, atendendo integradores de energia solar, possuindo mais de 200 mil usinas monitoradas e mais de 14 mil clientes integradores em seu portfólio. Jean Diniz, co-fundador da SolarView, conta um pouco sobre sua experiência na delegação Performa Solar Experience Alemanha, em entrevista para Simone Horvatin

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2023 – A SolarView, uma empresa brasileira sediada em Belo Horizonte (MG), completou uma década de existência neste ano, caracterizada por um histórico de crescimento e sucesso. A SolarView desempenha um papel significativo no desenvolvimento tecnológico sustentável e na transição energética, ao medir dados de geração de energia renovável e integrá-los às informações de consumo de energia. Essa integração fornece aos consumidores consciência de seus gastos e sua contribuição para o meio ambiente. Além disso, para os integradores e prestadores de serviço, ela permite oferecer serviços que promovem maior produtividade no sistema de energia solar e fornecer orientações para um consumo consciente por parte dos consumidores.

No último mês, a SolarView fez parte de um grupo de 12 empresários do primeiro workshop internacional Performa Solar Experience Alemanha, liderado por Paulo Pessuti. Eles viajaram com uma agenda previamente preparada para o grupo e cheia de atrações, que incluiu o maior evento global de energias, a The smarter E Europe (que engloba quatro feiras: Intersolar Europe, Power2Drive, ees e EMPower), além de visitas técnicas relacionadas as energias renováveis. Jean Diniz, co-fundador da SolarView, nos contou quais foram os motivos que levaram a SolarView a participar da delegação:

Foto: Paulo Pessuti recepcionando Jean Diniz no hotel

“O programa elaborado e apresentado pelo Paulo Pessuti, o organizador, foi muito atraente para quem atua no setor de energia solar. Na viagem, tivemos a oportunidade de participar de visitas técnicas, como conhecer a primeira usina solar de 1MW do mundo, instalada sobre os telhados da Messe München (Centro de Feiras, Exposições e Congressos de Munique), que está há quase 30 anos em pleno funcionamento e tem baixíssima manutenção. Visitamos Wildpodsried, um município premiado da região do Oberallgäu, Alemanha, que é reconhecido por sua conquista notável – ser um exemplo de energia 100% renovável.”

“Participamos dos três dias, visitando a Intersolar Europe, onde tivemos a oportunidade de conhecer as últimas inovações do setor de energia solar, ampliar o networking e estabelecer contatos internacionais. A SolarView pode fortalecer parcerias com fabricantes de tecnologia de monitoramento globais e conhecer as inovações relacionadas a gestão e armazenamento de energias, sistemas de limpeza solar e reciclagem de módulos fotovoltaicos. Pudemos conhecer inovações que beneficiarão os integradores brasileiros. Além, é claro, que a viagem proporcionou uma experiência única e incrível de imersão no mercado alemão de energia solar”, completa Diniz.

Foto: Delegação indo visitar a The smarter E Europe, na cidade de Munique, Alemanha
Foto: Jean Diniz no telhado solar do Messe München, com Fabian Flade, da Solarenergieförderverein Bayern e. V.
Foto: Delegação visitando Wildpoldsried com apoio de Jussara Paiva, organizadora da programação na Alemanha.

SolarView: Uma década de crescimento e sucesso

Em 2014, a empresa inovou ao apresentar, de forma pioneira, a primeira central de monitoramento solar no Brasil, introduzindo na época, uma tecnologia revolucionária no setor de energia solar. No ano seguinte, em 2015, a SolarView surpreendeu o mercado ao lançar o datalogger universal de dimensões mínimas, estabelecendo um novo padrão de eficiência.

Em 2017, a empresa mais uma vez se destacou ao introduzir o primeiro medidor inteligente desenvolvido para integração em usinas solares no país, impulsionando a evolução da indústria. O compromisso contínuo com a inovação resultou no lançamento do SolarView V2.0 em 2020, uma versão aprimorada e ainda mais inteligente, que cativou o mercado nacional.

Em consonância com sua busca incessante por soluções eficientes, a SolarView surpreendeu o setor em 2022 ao lançar o aplicativo personalizável SolarView para integradores fotovoltaicos, abrindo novas possibilidades para aprimorar a experiência dos seus usuários com um sistema de gestão e monitoramento de usinas solares fotovoltaicas. Desde o inicio de 2023, a empresa tem orgulho de apresentar o Integrasun SolarView, um programa de estratégias de marketing voltado para pós-venda aos seus integradores. Com esta iniciativa, a SolarView busca aproximar e fortalecer seu relacionamento com os integradores, aprofundando a troca de informações e conhecimento com seus clientes e a maior colaboração entre as empresas.

A SolarView é a única plataforma que faz monitoramento de energias para todos os fabricantes.

Foto: Jean Diniz conhecendo o município abastecido com energia 100% renovável, Wildpoldsried, na Alemanha.
Foto: Jean Diniz com Harry Schmelzer Neto, visitando o stand da WEG na Intersolar Europe

“Aprendi na Alemanha que o importante é fazer o básico, mas bem feito. Na maioria das vezes, o mais simples é mais eficiente e gera menos manutenção, garantindo um bom funcionamento a longo prazo. Outra coisa que me chamou a atenção é a maturidade do mercado alemão, que mesmo com condições climáticas e econômicas desfavoráveis, se comparadas ao Brasil, são conscientes dos benefícios da energia solar. Outra ponto também é sobre o ‘payback’, que supera dez anos na Alemanha, enquanto no Brasil é menos da metade desse tempo. E mesmo assim, a ênfase alemã é garantir o retorno para quem investe em energia solar, enquanto que a ênfase brasileira é na taxa extra que será cobrada, diz Jean Diniz.

“No Brasil, o impacto da nova Lei 14.300 reduziu a atratividade econômica da energia solar, se comparada ao cenário anterior. O mercado esfriou um pouco, porém por outro lado, mostrou que podemos ter um outro olhar para as oportunidades e outras alternativas de negócios, como as ações de pós-vendas. Da nossa parte, seguimos desenvolvendo tecnologia para permitir o integrador aproveitar melhor estas oportunidades. A SolarView é hoje referência no Brasil em sistema de monitoramento de usinas solares, fornecendo medidores, dataloggers e agora, sistemas para limpeza solar. A empresa vem impulsionando o avanço do setor de energia solar nos últimos 10 anos e se consolidou como uma das empresas líderes do mercado de energia solar no Brasil”, finaliza Jean Diniz.

Os produtos e serviços que fazem parte do portifólio da SolarView são:

  • Central de monitoramento e pós-venda (software por assinatura);
  • Medidor inteligente de energia integrado com a central de monitoramento;
  • Datalogger universal para energia solar (comunicador integrado com mais de 300 marcas de inversores;
  • Cursos de especialização em pós-vendas, eficiência energética e energia solar.

Site e Redes sociais

Site oficial: https://solarview.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/solarviewbr/
Facebook: https://www.facebook.com/SolarViewBR
WhatsApp: +55 31 98656-7464

Crédito: Simone Horvatin, jornalista (MTB 0092611/SP) especializada nos setores ambientais e de energias, e membro, como jornalista internacional, da BDFJ Bundesverband Deutscher Fachjournalisten e.V. (Associação de Jornalistas Técnicos Profissionais da Alemanha), em contribuição para o canal de notícias AMBIENTAL MERCANTIL. Para seguir a plataforma digital de conteúdo e notícias nas redes sociais, clique neste link.

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5351 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!