Turbina brasileira gera economia de energia na Argentina

softelec
A1
A1

Imagem: Divulgação | Tecnologia patenteada aproveita energia do esmagamento de grãos em fábrica no país vizinho para produzir energia

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Mês de Julho de 2023 – Uma tecnologia desenvolvida no Brasil tem gerado economia de energia na Argentina. É a Turbina de Recuperação de Energia (TRE), produto do setor de Energia da A1 Engenharia, que recupera energia térmica de grandes indústrias. A primeira turbina enviada para o país vizinho saiu da fábrica – na Região Metropolitana de Curitiba – em março, para uma empresa multinacional de grande porte esmagadora de grãos de soja, e tem apresentado resultados significativos desde então.

A turbina é capaz de recuperar até 800 kW por hora, rendendo cerca de 550.000 kW.h por mês.

Em um ano, a estimativa é de economizar 6.600.000 kW.h. Na realidade brasileira, com um custo médio do kWh em torno de R$ 0,30, a turbina pode render uma economia anual estimada em R$ 2 milhões.

O funcionamento da TRE é prático e eficiente, considerado 100% verde. Ela recupera energia térmica proveniente da redução de pressão realizada na válvula redutora. Operando com vapor saturado, não requer combustível adicional para superaquecimento desse vapor.

“Essa tecnologia recupera a energia térmica que seria desperdiçada, agora transformada em energia elétrica”, comenta o gerente da unidade de Energia da A1 Engenharia, Rodrigo Duarte.

Isso torna a turbina especialmente atrativa para grandes empresas de setores do agronegócio, como arrozeiro e madeireiro, e para cooperativas, reduzindo custos e gerando energia com segurança.

“Em muitos casos, nossas turbinas também contribuem para reduzir o passivo ambiental dessas empresas e ainda pode gerar lucro para o negócio com a venda de energia”, explica. “Basicamente, nós geramos energia a partir do resíduo, a biomassa”.

Fundada em 2000, a A1 Engenharia provê soluções integradas para plantas industriais em três unidades de negócios: Engenharia & Gerenciamento, Fabricação e Energia. Este setor tem se destacado com os bons resultados da TRE, e a comercialização internacional vem estimulando a unidade de negócios de energia dentro de uma empresa já consolidada no mercado, que detém patentes das Turbinas para Geração de Energia.

Turbina transporte A1 Energia - - Divulgação
Divulgação
Turbina transporte A1 Energia - - Divulgação
Divulgação

Link oficial: https://www.a1.com.br/

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!