Evonik coopera com a REMONDIS na reciclagem sustentável de poliuretano

softelec

Imagem: Divulgação

  • Cooperação impulsiona a economia circular na indústria de espumas flexíveis de poliuretano.
  • Planta piloto para a reciclagem de colchões de poliuretano é iniciada com sucesso.
  • Colaboração com a REMONDIS assegura o acesso a fluxos de material recicláveis e permite a circularidade.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2023 – A Evonik está uma etapa mais perto de seu objetivo de fechar o ciclo de materiais na indústria do poliuretano. A empresa se uniu ao Grupo REMONDIS, uma das maiores empresas mundiais de reciclagem, para assegurar o fornecimento de espumas de colchões em fim de vida. A cooperação apoiará a Evonik à medida que ela desenvolve o seu processo de reciclagem com vista a um aumento de escala.

O inovador processo de hidrólise da Evonik permite recuperar os principais componentes das espumas de poliuretano e reusá-las como componentes de alta qualidade na produção de novos colchões. Esse processo está atualmente sendo testado numa planta piloto em Hanau. Numa próxima etapa, o processo de reciclagem será testado em uma planta de demonstração maior.

Segundo estimativas, a cada ano, mais de 250 quilotons de espumas de PU provenientes de colchões usados são incinerados ou depositados em aterros sanitários na Europa.

A Evonik e a REMONDIS querem ajudar a reduzir essa quantidade com o objetivo de assegurar que menos matérias-primas fósseis sejam usadas na cadeia de valor do PU mediante o retorno de materiais valiosos ao ciclo da matéria-prima.

“A circularidade na área das espumas flexíveis de poliuretano é muito importante tanto para o meio ambiente quanto para a viabilidade futura da nossa atividade. Ela nos dá a oportunidade de atuar no interesse do meio ambiente, da indústria e dos consumidores”, disse Thomas Wessel, integrante da Diretoria Executiva da Evonik responsável pela sustentabilidade da empresa.

O Grupo REMONDIS contribui com a sua expertise para a separação das espumas flexíveis de PU dos resíduos e o retorno desses materiais ao ciclo em qualidade constante para que possam ser convertidos em reciclados químicos por meio do processo de hidrólise da Evonik.

“Ao cooperar com a REMONDIS, podemos evoluir das atuais cadeias de valor lineares para ciclos funcionais. A verdadeira circularidade só funciona em redes e é por isso que estamos ampliando ativamente as nossas colaborações”, contou Dr. Patrick Glöckner, responsável pelo Global Circular Economy Program na Evonik.

A cooperação com o produtor de espumas flexíveis The Vita Group, iniciada em 2021, já demonstrou com sucesso que o processo de hidrólise da Evonik recupera matérias-primas com qualidade significativamente mais alta e, com isso, melhora a usabilidade na comparação com tecnologias de reciclagem anteriores. Uma maior utilização de materiais reciclados diminui a dependência de matérias-primas fósseis e reduz a pegada ecológica da indústria de PU.

De acordo com as descobertas até agora, o processo da Evonik reduz significativamente a pegada de CO2 quando comparado com a produção de colchões usando matérias-primas de origem fóssil.

A planta de demonstração pretende provar que tudo isso também se aplica em uma escala maior.

“Para nós, fechar os ciclos de vida dos materiais não é só um objetivo empresarial, mas também uma expressão da nossa responsabilidade para com a sociedade como um todo. Conservar as matérias-primas no mundo inteiro e processá-las repetidamente é um pré-requisito fundamental para uma proteção ambiental e climática sustentável” disse Jürgen Ephan, Diretor Executivo da REMONDIS Recycling Gmbh & Co. KG. “A REMONDIS reintegra quantidades enormes de materiais ao ciclo produtivo. A cada ano, coletamos e processamos mais de 30 milhões de toneladas de materiais recicláveis e os disponibilizamos à indústria como matérias-primas. E a tendência é de subida. O que nos impulsiona é o constante desenvolvimento de novos processos para fechar ou otimizar os ciclos de materiais. Por esse motivo, é uma satisfação poder trabalhar com a Evonik no enfrentamento do desafio de encontrar uma solução eficiente para a recuperação de matérias-primas de colchões de espuma”.

O foco inicial do projeto se concentra na região da Renânia do Norte-Westfália, Alemanha. No entanto, o objetivo é desenvolver uma tecnologia e um modelo de negócios escalável que possa ser expandido internacionalmente.

Sobre a Evonik

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2022, registrou vendas de 18,5 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,49 bilhões de euros. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, lucrativas e sustentáveis para seus clientes. Cerca de 34.000 colaboradores trabalham juntos em prol de um objetivo comum: melhorar a vida das pessoas hoje e no futuro

Site oficial: One of the world leaders in Specialty Chemicals – Evonik Industries

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!