Ecoturismo: promovendo a sustentabilidade e a consciência ambiental

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2023 – O ecoturismo tem se destacado como um pilar entre a exploração turística e a preservação ambiental, não apenas visando à apreciação responsável da natureza, mas contribuindo no reforço da conscientização nas atividades de conservação e respeito às comunidades locais. Esta vertente do turismo busca a imersão na natureza de uma maneira que acentua a importância do equilíbrio ambiental e da valorização de culturas e práticas locais.

Numa perspectiva global, as diretrizes internacionais emergiram, especialmente após eventos como a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992), reforçando a necessidade de se desenvolver um turismo que respeite a biodiversidade e promova a educação ambiental.

No Brasil, o desdobramento do ecoturismo encontra raízes profundas na rica biodiversidade e nos esforços de conservação de seus diversos biomas.

Desde as exuberantes florestas amazônicas até os úmidos e produtivos manguezais litorâneos, o país tem sido um palco para a promoção de atividades que buscam não apenas explorar, mas preservar. Porém, o caminho não é fácil, existe a necessidade de investimentos, as questões relativas aos direitos das populações indígenas e locais, e a constante ameaça de exploração não regulamentada são dilemas que precisam ser continuamente abordados e equacionados.

Com sua vasta oferta de paisagens e ecossistemas, o Brasil apresenta uma gama variada de modalidades de ecoturismo, cada uma proporcionando experiências únicas, mas todas sob a bandeira da sustentabilidade. Desde atividades de aventura, como o rapel em cânions sul-mato-grossenses, até o turismo científico, que se desdobra em expedições de estudo e observação na imensidão da Amazônia, o país se destaca como um celeiro de experiências ímpares, todas interligadas por um fio condutor de respeito e valorização ambiental.

No prisma econômico, o ecoturismo serve como um propulsor de desenvolvimento para diversas comunidades, proporcionando não só uma fonte de renda, mas também incentivando a preservação do entorno natural como um recurso valioso. No entanto, o desafio se impõe em garantir que esta exploração seja realizada de forma justa e verdadeiramente sustentável, promovendo benefícios sem preceder a degradação.

Os desafios a serem enfrentados pelo ecoturismo brasileiro abrangem a manutenção da integridade das áreas naturais, a mitigação dos impactos da pandemia, e a necessidade de se estabelecer uma infraestrutura que permita o crescimento sustentável do setor. Tendências futuras indicam uma crescente adoção de tecnologias e práticas que priorizem ainda mais a sustentabilidade e a inclusão, visando um ecoturismo que seja acessível e benéfico para todos os envolvidos.

Práticas sustentáveis no ecoturismo, recomendadas por órgãos oficiais e associações do setor, convergem para um ponto de equilíbrio, onde a exploração turística e a preservação ambiental coexistem em harmonia, promovendo uma educação ambiental intrínseca e uma apreciação mais profunda e respeitosa da natureza.

Cristalino Lodge: Um Farol de Sustentabilidade na Amazônia

Inserido na magnificência da floresta amazônica, o Cristalino Lodge se estabelece como um ícone do ecoturismo brasileiro, entrelaçando a rica biodiversidade com práticas sustentáveis e de conservação. Implementando práticas como a utilização de energia solar e esquemas de reciclagem, o lodge não só oferece uma experiência rica e imersiva através de atividades como passeios em canoas e caminhadas pela floresta, mas também se posiciona como um promotor ativo da conservação ambiental.

Sua história e desenvolvimento não apenas fornecem um modelo de práticas de ecoturismo, mas também ilustram o impacto positivo que tais iniciativas podem ter em suas regiões, sendo um testamento tangível do papel vital que o ecoturismo pode desempenhar na preservação da biodiversidade e no suporte à economia local, abraçando tanto a comunidade quanto o ambiente natural em uma simbiose de respeito e sustentabilidade.

Sobre o Cristalino Lodge

O Cristalino Lodge é um destino privilegiado na Amazônia para amantes da natureza. O hotel está localizado em Alta Floresta, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 11.399 hectares – uma área seis vezes maior do que o arquipélago de Fernando de Noronha. Só de aves, são quase 600 espécies catalogadas, muitas delas raras para a ciência. A alta biodiversidade da região atrai visitantes do mundo todo em busca de conforto e contato com a floresta autêntica no coração do Brasil.

O Cristalino Lodge possui 18 bangalôs abastecidos com energia solar, duas torres de observação, mais de 30km de trilhas para passeios guiados e atividades como canoagem e banho de rio no deck flutuante. A gastronomia Amazônica, assinada pelo renomado Chef Fábio Vieira, complementa a experiência no hotel com muito estilo. Desde 1990, a Fundação Ecológica Cristalino contribui com o lodge no desenvolvimento de programas de conservação, educação e pesquisa em prol da biodiversidade. Eleito pela National Geographic Traveler como um dos 25 melhores ecolodges do mundo, o Cristalino Lodge recebeu o certificado GreenLíderes TripAdvisor na categoria Platinum e foi vencedor do prêmio de sustentabilidade da Brazilian Luxury Travel Association – BLTA.

Site oficial: Cristalino Lodge | Um Santuário Amazônico

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!