Danfoss garante energia renovável para seu Campus de Wuqing na China

softelec
Campus de Wuqing

Imagem: Divulgação | A Danfoss anuncia que celebrou um contrato para o fornecimento de energia renovável para seu Campus de Wuqing, que permitirá a redução de 28 mil toneladas de CO2 anualmente, correspondendo a uma queda de 23% nas suas emissões totais de escopo 1 e 2 na China

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2023 – Um contrato firmado de compra de energia (PPA, do inglês power purchase agreement”) – constitui um passo importante na ambição global da Danfoss de alcançar a neutralidade de CO2 nos escopos 1 e 2 até 2030. A Danfoss é uma das primeiras empresas globais a garantir energia renovável em longo prazo para parte de suas operações na China. O contrato entre a Danfoss e a State Grid (Tianjin) Integrated Energy Service Co., Ltd. entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2024.

A energia renovável é produzida em um parque solar recém-construído, localizado a cerca de 20 quilômetros do Campus de Wuqing da Danfoss.

“Estou realmente animado com isso. Trata-se do primeiro contrato deste tipo, que garante o fornecimento de energia renovável em longo prazo para um dos maiores campi-fábricas da Danfoss. Em segundo lugar, podemos convidar nossos fornecedores e clientes na província de Tianjin a se inscreverem para receber fornecimento de energia através do parque solar. E, finalmente, este novo contrato vem para integrar os nossos esforços para impulsionar a eficiência energética no nosso campus em Wuqing nos últimos sete anos, o que proporcionou uma melhoria de 56% na produtividade energética”, afirma Torben Christensen, Diretor de Sustentabilidade e Chefe de Serviços Globais da Danfoss.

“Na Danfoss, buscamos ser o parceiro preferencial para a descarbonização dos nossos clientes. Isto exige que assumamos a liderança na descarbonização das nossas próprias operações, razão pela qual pretendemos alcançar a neutralidade de carbono nas nossas próprias operações (escopo 1 e 2) até 2030. Isto é mais ambicioso do que o compromisso inicial da nossa Meta Baseada na Ciência”, afirma Torben Christensen.

Ele acrescenta: “Fazemos isso por dois motivos principais. Primeiro, queremos demonstrar que as tecnologias e as soluções estão prontas. Segundo, acreditamos que é necessário ‘ver para crer’ e, ao liderar o caminho, esperamos que outros sigam o exemplo.”

A Danfoss utiliza uma abordagem de três etapas para descarbonizar fábricas por meio da redução, reutilização e busca de novos fornecedores. Conforme explica Torben Christensen:

“Primeiro, aplicamos a eficiência energética para reduzir o nosso consumo de energia. Em seguida, reutilizamos a energia que já utilizamos uma vez e, finalmente, analisamos como podemos obter o que necessitamos a partir de fontes renováveis.”

Um passo estrategicamente importante para alcançar uma ambição global

A abordagem em três etapas também foi utilizada no Campus de Wuqing, que possui uma área total de 87 mil metros quadrados. Desde 2016, a produção fabril aumentou 51%, enquanto o consumo total de energia teve uma redução de 3%. Assim, a produtividade energética aumentou 56% e as emissões de CO2 diminuíram 30% (18 mil toneladas anuais). O consumo anual de eletricidade no Campus de Wuqing da Danfosshoje é de 45 milhões de kWh, que será totalmente coberto por este novo contrato. A Danfoss está buscando soluções semelhantes em outras cidades chinesas onde a empresa possui fábricas de grande porte.

Arthur Xu, presidente da Danfoss China, declara: “O contrato representa um marco importante para a Danfoss no caminho em direção ao nosso objetivo de neutralidade de carbono. Como parceiro líder mundial na descarbonização, exploramos um roteiro eficaz para que a indústria da fabricação possa descarbonizar o seu crescimento por meio de uma cooperação eficaz ao longo de toda a cadeia de valor.”

Este é o terceiro contrato de compra de energia da Danfoss para energia renovável. Em maio de 2023, a Danfoss assinou um contrato de compra de energia para abastecer todas as instalações na América do Norte com energia verde.

Além disso, a sede de 250 mil metros quadrados da Danfoss na Dinamarca alcançou a neutralidade de carbono nos escopos 1 e 2 em 2022 – principalmente por meio dos projetos de economia de energia, utilizando o excesso de calor de processos e centros de dados, obtendo energia verde e compensando emissões residuais.

Como a Danfoss promove a descarbonização nos escopos 1 e 2

  1. A “redução” envolve a economia de energia através de uma ampla variedade de produtos e soluções da Danfoss para edifícios industriais e comerciais.
  2.  A “reutilização” inclui a reciclagem do excesso de energia de edifícios, processos e centros de dados por meio de uma ampla variedade de produtos Danfoss, com soluções de recuperação de calor e bombas de calor.
  3.  A “compra” envolve a substituição de combustíveis fósseis por energia renovável, a fim de tornar a energia restante verde.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguram o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. As soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. A engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. A Danfoss é uma empresa privada controlada pela família fundadora.

Site oficial: www.danfoss.com.br/

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!