Série documental sobre o ecoturismo no Mato Grosso do Sul lança episódio final

softelec

Imagem: Divulgação | O episódio, lançado no 46º aniversário do estado, celebra o patrimônio natural e cultural do Alto Pantanal. Este episódio promete cativar os espectadores com a beleza e importância da Serra do Amol.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2023 – A série documental “Mato Grosso do Sul: Expoente do Ecoturismo para o Mundo” chega ao fim com o lançamento do quarto e último episódio, intitulado “Serra do Amolar”. Disponível gratuitamente no canal do LPM no YouTube , este episódio promete cativar os espectadores com a beleza e importância da Serra do Amolar, um ícone do Alto Pantanal que é considerado patrimônio natural da humanidade e Reserva da Biosfera Mundial.

Esta série documental é o resultado de uma parceria certeira entre a plataforma LPM e a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul.

A direção e cinematografia são fruto do trabalho de Maxwell Polimanti, enquanto a direção e roteiro são assinados por Adriana Farias. Já a  produção executiva é de Gisele Abrahão.

O último episódio marca um ponto alto não apenas na série, mas também na sensação de orgulho e na valorização do estado sul-mato-grossense ao ser lançado no aniversário de 46 anos do estado. Trata-se de uma homenagem simbólica à terra, aos seus encantos e à sua riqueza cultural. Esta série documental como um todo não só celebra o estado, mas também serve como um apelo à ação para preservar e compartilhar esses tesouros naturais com o mundo.

No episódio “Serra do Amolar” existe o objetivo de mostrá-la como um verdadeiro tributo ao patrimônio natural do Alto Pantanal. De fato, o último capítulo mergulha nas raízes do Mato Grosso do Sul, explorando a conexão profunda entre as mulheres ribeirinhas e a natureza. Essas mulheres são consideradas guardiãs do bioma e da cultura do trançado do aguapé, que ecoam a história viva e resiliente deste lugar extraordinário.

O episódio “Serra do Amolar” mergulha nas raízes do Mato Grosso do Sul, explorando a conexão profunda entre as mulheres ribeirinhas e a natureza. – Foto por: Maxwell Polimanti.

Além disso, há um destaque para as atividades de observação de aves em meio a esse patrimônio natural, demonstrando como estas não apenas estimulam a saúde mental, mas também desempenham um papel vital na promoção da conservação da vida selvagem. São também abordados os incêndios devastadores que afetaram o Pantanal em 2020, com um enfoque para os incansáveis esforços do Instituto Homem Pantaneiro na preservação e restauração deste ecossistema tão singular.

Foto: Maxwell Polimanti – Há um destaque para as atividades de observação de aves em meio a esse patrimônio natural, demonstrando como estas não apenas estimulam a saúde mental, mas também desempenham um papel vital na promoção da conservação da vida selvagem.

Os três episódios anteriores desta série mostram a incrível biodiversidade e os esforços contínuos de conservação por parte do Mato Grosso do Sul o que, sem dúvida alguma, atraiu a atenção de amantes da natureza e entusiastas do ecoturismo no Brasil e mundo afora. Não deixe de assistir o final dessa série documental e se encantar por esse destino incrível do Brasil que merece ser conhecido e visitado.

Foto: Maxwell Polimanti – O último episódio marca um ponto alto não apenas na série, mas também no orgulho e valorização do estado sul-mato-grossense ao ser lançado no aniversário de 46 anos do estado.

Sobre a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul

A Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul é uma instituição dedicada à promoção do turismo e da preservação do patrimônio natural e cultural do estado. Trabalhamos para compartilhar as maravilhas do Mato Grosso do Sul com o mundo, destacando nossa rica biodiversidade e as iniciativas de conservação.

Sobre o LPM

A plataforma LPM é um espaço dedicado à promoção de iniciativas de conscientização ambiental e cultural. Através de uma ampla variedade de conteúdos, o LPM busca inspirar e educar o público sobre a importância da preservação ambiental e da valorização das culturas locais.

Informações sobre o documentário

Sinopse

A série documental em quatro episódios mostra como o Mato Grosso do Sul é um expoente do ecoturismo para o mundo ao unir cultura, sustentabilidade e preservação com a formação da consciência ambiental na população. Dos rios de águas cristalinas e das cavernas milenares do município de Bonito às cachoeiras de belezas cênicas da Serra da Bodoquena. Da tradição do homem pantaneiro e da viola de cocho no santuário de biodiversidade do Pantanal à Serra do Amolar que se abre para o turismo com a força das mulheres ribeirinhas no Pantanal remoto. A região é um celeiro de tesouros naturais e de gente comprometida com as futuras gerações.

Sobre Adriana Farias – Diretora e roteirista

Documentarista, jornalista e escritora reconhecida em 13 prêmios, como o internacional da Inter American Press Association. Ao longo de 15 anos, dedica sua jornada profissional a descobrir e contar histórias que inspiram e transformam vidas no campo dos direitos humanos, meio ambiente, ciência, saúde, cultura, educação, ecoturismo e ESG. Atuou em diversos projetos especiais e investigativos em veículos como Folha de S.Paulo, Veja SP, TV Cultura e Record. Realizou em torno de 30 documentários para TV exibidos na CNN Brasil, CCTV (China), Record, Band e RedeTV! Fez parte da equipe que formatou no país e produziu, de 2019 a 2022, os programas documentais “Séries Originais” e “Sinais Vitais”, da CNN Brasil.

Sobre Maxwell Polimanti – Diretor de filme e Diretor de Fotografia

Trajetória de duas décadas dedicadas ao audiovisual na direção, cinematografia e montagem para documentários, filmes publicitários e institucionais, curta-metragens e videoclipes. Um de seus trabalhos alcançou mais de 300 milhões de visualizações no Youtube. Nos últimos anos, atuou em diferentes projetos especiais para CNN Brasil, CGTN (China) e RecordTV. Reconhecido em cinco prêmios, dirigiu em 2020 o filme “Jornadas e Destinos” sobre as histórias de vida de profissionais do transporte, com exibições públicas no Unibes e MISS.

Sobre Gisele Abrahão – Produtora Executiva

Gisele Abrahão, fundadora da GVA, uma empresa de consultoria em estratégia, comunicação e marketing criada em 2009, é reconhecida nacional e internacionalmente pela sua abordagem inovadora, planejamento estratégico, foco na excelência e paixão pelos diversos projetos e iniciativas que criou. Sua experiência e envolvimento no setor de turismo tem sido reconhecida em sua indústria com prêmios que abrangem seus anos de experiência, como os 50+ Poderosos do Turismo pela Panrotas (2016), que destacou líderes que lidam melhor com momentos de crise. Ela foi homenageada com o plantio da Árvore da Integração Festuris (2018) por suas práticas sustentáveis na indústria de viagens, e pelo Grupo Radar & TV (2019) por sua liderança e colaboração no desenvolvimento da indústria de viagens e turismo do Brasil. Em 2020, recebeu o troféu Amigos Festuris e foi reconhecida pela Rossi & Zorzanello pela sua contínua excelência em parcerias.

Site oficial: https://lpm.world/

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!