Em Salvador, Central de Reciclagem movimenta mais de R$880 mil durante Carnaval

softelec
Foto: Daniel Figliuolo - Central de Reciclagem
Foto: Daniel Figliuolo - Central de Reciclagem

Imagem: Divulgação | Iniciativa aconteceu de 8 a 14 de fevereiro nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2024 – A Central de Reciclagem – Carnaval 2024, iniciativa promovida pela Ambev, em parceria com a startup SOLOS, Prefeitura de Salvador, por meio da Limpurb, e Cooperativas Bariri, CRUN, CAEC, Cooperlix, Canore, Camapet, Coocreja, Cana recicla, Cooperbrava, Coleta Cidadã, Cooperes, Cata Bahia, Cooperguary e Coopcicla, recolheu mais de 135 toneladas de materiais recicláveis e gerou renda de R$880 mil distribuídos entre os catadores cadastrados participantes.

Com oito pontos espalhados pelos circuitos, sendo cinco no Circuito Barra-Ondina e três no Campo Grande, as centrais contaram com o apoio de 1.335 mil catadores autônomos cadastrados, que trabalharam durante os seis dias de ação, recolhendo materiais recicláveis como latas, garrafas pets, invólucros plásticos e sacos de gelo.

Foto: Daniel FigliuoloCentral de Reciclagem

Após os dias de festa, todo material coletado foi enviado para 14 cooperativas parceiras, que ficarão responsáveis pela reciclagem dos resíduos. 

“Garrafas de água, sacos de gelo e invólucros de bebidas geralmente são embalagens plásticas e precisamos cada vez mais estimular que este tipo de material, que pode e deve ser reciclado, volte para a indústria e gere melhoria de renda para quem coleta”, explica Saville Alves, sócia fundadora da startup SOLOS.

Para Saville os resultados da ação no Carnaval de 2024 representam uma grande conquista para a capital soteropolitana. “Salvador é conhecida no mundo inteiro pelo carnaval e suas tantas manifestações culturais que juntam multidões. Por isso a reciclagem é uma etapa indispensável para garantir o destino correto do que é gerado e ainda prezar pela inclusão social e produtiva. Desde 2020 quando iniciamos a ação já foram recolhidos 292 toneladas de resíduos, o que possibilitou uma geração de renda de 2 milhões de reais. A cada ano conseguimos aumentar nossa meta e contribuir com a economia e sustentabilidade da cidade”.

A Central de Reciclagem representa o avanço prático na gestão de resíduos em eventos festivos, integrando conscientização ambiental e incentivo financeiro para catadores, além de gerar resultados positivos em prol do meio ambiente e da comunidade. Instagram: @centraldereciclagem

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!