Sustentabilidade na fábrica

softelec
Foto: Projeto da Romanha Alimento contempla a instalação de uma usina fotovoltaica, sistema de baterias e armazenamento de energia em sua fábrica localizada em Pinhais, Paraná.
Foto: Projeto da Romanha Alimento contempla a instalação de uma usina fotovoltaica, sistema de baterias e armazenamento de energia em sua fábrica localizada em Pinhais, Paraná.

Imagem: Divulgação | Romanha Alimentos investe mais de R$ 3,8 milhões em energia fotovoltaica para sua fábrica em Pinhais

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – A Romanha Alimentos , indústria paranaense especializada em massas frescas e snacks, assume a vanguarda da sustentabilidade e eficiefência energética com um investimento significativo de mais de R$ 3,8 milhões. Aprovado pelo Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela ANEEL, o projeto contempla a instalação de uma usina fotovoltaica, sistema de baterias e armazenamento de energia em sua fábrica localizada em Pinhais, no Paraná.

Com previsão de gerar aproximadamente 705 MWH/ano de energia limpa e sustentável, a Romanha Alimentos destaca-se pelo comprometimento em adotar práticas inovadoras e sustentáveis, visando minimizar os impactos ambientais.

Nos últimos dois anos, a empresa experimentou um aumento significativo em sua produção e uma notável redução no consumo de energia elétrica.

A expectativa é que em breve, toda a energia utilizada no processo produtivo seja 100% proveniente de fontes solares, resultando em uma expressiva diminuição nas emissões de gases de efeito estufa. Fernando Bauer Neto, supervisor do Programa de Eficiência Energética da Copel, destaca a inovação do projeto que inclui a instalação de aproximadamente 1000 painéis fotovoltaicos e um sistema de armazenamento de energia por meio de baterias.

O CEO da Romanha, César Kulpa, enfatiza a contínua conexão com a Copel e ressalta as medidas adotadas para otimizar a eficiência.

“Com tudo isso, ainda mantemos nossa conexão com a Copel. Aumentamos nosso fator de demanda para 540 KVA, garantindo nossa operação. Trocamos todas as lâmpadas fluorescentes por LEDs, mais eficientes tanto no consumo quanto na iluminação”, afirma Kulpa.

Com essas inovações, a Romanha não apenas está moldando seu próprio futuro, mas também contribuindo para o avanço da energia fotovoltaica. O projeto promove o consumo consciente e combate ao desperdício de energia elétrica em diversos setores da economia. Prevendo uma economia substancial entre 70% e 80% nos custos com energia elétrica, conforme enfatizado por Enan Ornaghi, diretor técnico da ABR Energias, a empresa reafirma seu compromisso com a inovação sustentável e a preservação do meio ambiente. Este é um passo significativo para um modelo empresarial mais sustentável e uma pegada de carbono reduzida.

Sobre a Romanha Alimentos

A Romanha Alimentos está localizada no Paraná, no município de Pinhais, e há 50 anos leva amor em forma de alimento para a mesa dos brasileiros. A empresa que nasceu da produção caseira de pastel de seu fundador, conta com uma estrutura sólida, moderna e de alta capacidade para atender as mais diversas demandas.

Atualmente a marca atua com um portfólio com mais de 80 produtos entre massas frescas, caseiras, recheadas, snacks tipo aperitivo, batatas e outros, além de produzir cerca de 4 milhões de toneladas ao ano. Para manter o alto padrão de qualidade dos alimentos, todas as etapas dos processos são controladas, desde a escolha da matéria-prima, a produção, a embalagem e o transporte. A Romanha Alimentos está presente nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Pará.

Site oficial: https://romanha.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!