Portfólio de filmes com adesivos acrílicos da Avery Dennison obtém reconhecimento APR para o processo de reciclagem de PEAD

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2023 – Podemos reconhecer, cada vez mais, o foco crescente das indústrias em soluções e produtos que promovam a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor. Esta tendência está gerando mudanças na agenda dos proprietários de marcas, convertedores e recicladores como um todo, o que impulsiona a criação de certificadoras e entidades, além de garantir um marco de seriedade e colaboração mútua, com o objetivo de alcançar uma mudança radical.

A nível global, surgem novas tendências que visam consolidar a economia circular como forma de reaproveitamento total, em que nada é desperdiçado e tudo é retroalimentado. É por isso que a indústria de rótulos e embalagens está em constante evolução, buscando as melhores formas de diminuir o desperdício e aumentar a reciclabilidade dos materiais. Em poucas palavras, o pioneirismo muda de forma proativa e colaborativa com todos os setores.

Com base nisso, a Avery Dennison Label and Packaging Materials anunciou recentemente que seu portfólio de filmes mono-orientados (MDO, GCX), bi-orientados (BOPP) e polietileno (PE), com adesivos S0290 e S692N, foi reconhecido* pela Associação dos Recicladores de Plásticos (APR) como apto para a reciclagem do polietileno de alta densidade, conhecido pela sigla PEAD e muito presente no mercado. Isso significa que os rótulos podem permanecer na embalagem sem afetar os processos de reciclagem.

O que é a APR e qual a sua importância?

A Associação de Recicladores Plásticos é uma entidade comercial internacional que representa a indústria de reciclagem de plásticos. As empresas membros da APR estão comprometidas com o sucesso da reciclagem de plásticos e estão moldando o futuro da indústria.

O seu Guia APR é um protocolo abrangente em escala laboratorial, utilizado para avaliar a reciclabilidade de embalagens ou itens plásticos, ou seja, sua compatibilidade em relação aos atuais sistemas de reciclagem. Ele ajuda os designers de embalagens a medir todos os aspectos de uma solução em desenvolvimento, em relação aos critérios aceitos pela indústria, para garantir que seja realmente compatível com a reciclagem. É por isso que o reconhecimento desses filmes indica que os rótulos da Avery Dennison podem permanecer na embalagem sem afetar os processos de reciclagem, de acordo com as diretrizes da APR.

A Avery Dennison reforça seu compromisso de oferecer uma gama completa de produtos sustentáveis, trazendo ao mercado soluções pioneiras para melhorar a reciclabilidade do PEAD rígido.

Reconhecimento pela reciclagem de PEAD

Convertedores e usuários finais, que procuram uma solução de rotulagem sustentável para produtos envasados em plástico PEAD (Polietileno de Alta Densidade), encontrarão nos filmes transparentes e brancos da Avery Dennison esta característica, incluindo produtos Global MDO, filmes Global Coex, BOPP’s e PE’s, que agora têm o reconhecimento APR. Isso torna mais fácil para marcas de produtos para casa e higiene pessoal, bem como outros produtos embalados em plástico PEAD, contarem com materiais que não interferem no processo de reciclagem. Trata-se de um reconhecimento que foi agregando força ao apelo sustentável na indústria, conquistando notoriedade em diferentes mercados ao redor do mundo.

“A Avery Dennison trabalha de maneira integral, com o objetivo de impulsionar a circularidade na indústria. Esse reconhecimento é essencial para a construção de um futuro melhor e representa, de forma tangível, nossa missão sustentável de ser um agente transformador”, destaca Isabella Galli, vice-presidente e gerente geral da Avery Dennison na América Latina.

De acordo com Ana Toledo, diretora comercial na Wise, “para a indústria de reciclagem no Brasil, ter materiais para rótulos e etiquetas que apoiem e promovam a reciclagem de embalagens de PEAD e que atendam aos requisitos do guia APR, abre um cenário muito positivo para avançar nas metas de reciclagem do país e da região”.

O reconhecimento APR de filmes para reciclagem de PEAD, cria oportunidades para que os usuários de rótulos da Avery Dennison, destinados a embalagens plásticas de PEAD rígido, impulsionem a sustentabilidade nos mercados e atendam às preferências dos consumidores para embalagens facilmente recicláveis.

Crédito: Divulgação

“Para a indústria de reciclagem da América Latina, ter estes tipos de soluções e que também sejam reconhecidas pela APR, é fundamental para poder resolver os desafios técnicos e avançar nas metas de reciclagem que a indústria busca. Na Avery Dennison, estamos muito conscientes de nossa responsabilidade com o meio ambiente e nos sentimos responsáveis por oferecer soluções que promovam a reciclabilidade em toda a indústria. Alcançar esse reconhecimento nos posiciona como referência em soluções inovadoras para o meio ambiente e como parceiro estratégico na busca por um futuro melhor” reforça Cecília Mazza, gerente regional de sustentabilidade da Avery Dennison.

A Avery Dennison, alinhada com suas metas de sustentabilidade para 2030, busca atuar como uma força para o bem em toda a cadeia de suprimentos, criando e promovendo soluções inovadoras, desenvolvidas especialmente para impulsionar a economia circular e reduzir o impacto no meio ambiente. Seu portfólio de produtos, em constante evolução, aponta para um horizonte específico: inovação, competitividade, qualidade e sustentabilidade.

Para saber mais sobre o portfólio de filmes da Avery Dennison e ver a lista completa de produtos reconhecidos, visite: https://label.averydennison.com/. Para mais informações sobre os processos de análise da APR, acesse o site da APR: https://plasticsrecycling.org/.

*De acordo com o protocolo APR Critical Guidance Recognition para o adesivo S692N e Protocolo de Benchmarking para o adesivo S0290.

Sobre a Avery Dennison

Avery Dennison (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência em materiais, especializada em design e produção de uma grande variedade de materiais para rotulagem e funcionais. Os produtos da empresa são usados por grande parte das indústrias e incluem materiais autoadesivos, sensíveis à pressão, para rotulagem e aplicações para comunicação visual; fitas e outras soluções para aplicações industriais, médicas e varejo; etiquetas, rótulos e adereços para vestuário; além de soluções de identificação por radiofrequência (RFID) para mercado varejo e outros. A empresa emprega aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. As vendas reportadas em 2021 foram de 8,4 bilhões de dólares americanos.

Saiba mais em https://www.averydennison.com

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!