Canadian Solar conta com 40% de mulheres em um setor com escassez de profissionais

softelec

Imagem: Divulgação – Equipe Canadian Solar – Escritório Brasil

  • Além de ações de inventivo para as mulheres, empresa investe em capacitação de jovens talentos, em um setor que ainda tem escassez de profissionais aqui no Brasil
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Somente em 2020, os negócios ligados ao setor de energia solar cresceram 78%, o que deve impactar em aumento de contratações nas empresas ligadas a esse setor no país. A Canadian Solar, única fabricante de soluções completas para energia solar com módulos e também inversores fotovoltaicos, vem se destacando entre as empresas do setor na gestão de pessoas.

Atualmente conta com 40% de mulheres em seu quadro de funcionários aqui no Brasil, enquanto que a média do mercado nacional de energia solar atinge no máximo 30% de funcionárias. Além disso, tem um eficiente programa de estágio, onde prepara os jovens para um mercado que ainda tem escassez de profissionais.

“A área de Recursos Humanos da Canadian, faz a conexão das pessoas com o negócio, e isso muda tudo. Houve um aumento significativo no engajamento e no clima, e os objetivos estão sendo alcançados de forma mais eficiente”, explica Ligia Stafocher, Gerente de RH da empresa.

Atualmente a Canadian conta com 110 colaboradores no Brasil e mais de 13 mil espalhados pelo mundo em instalações industriais de ponta, no Canadá, China e países do Sudeste Asiático.

Escritório e equipe – Canadian Solar
Divulgação

O desafio de aumentar ainda mais o número de funcionárias mulheres na empresa e também de cargos liderança passa pela especificidade técnica de determinadas áreas. Lígia exemplifica que a área comercial de energia é muito técnica e historicamente não conta com muitas mulheres formadas em engenharia elétrica.

“Mesmo assim, realizamos seleções internas e processos seletivos, para melhorar ainda mais a participação feminina”, detalha a gerente. Segundo ela, as medidas já estão gerando resultados positivos. Recentemente duas estagiárias que estão estudando engenharia elétrica foram efetivadas em áreas técnicas, como Suporte ao Cliente.

Outro incentivo é para as futuras mães que trabalham na Canadian. Ao voltarem à empresa após licença maternidade, elas participam de um programa chamado re-onboarding, que é uma ferramenta para manter o alinhamento à cultura da empresa onde as colaboradoras voltam ao ritmo aos poucos, para se readaptarem às inúmeras mudanças, que são muito comuns no setor de energia solar.

Tempo de permanência

O mercado de energia solar ainda é novo, mas muito concorrido, quando o assunto é busca por profissionais. Uma das metas que a Canadian pretende alcançar ainda em 2022 é aumentar o tempo de permanência de seus funcionários dentro da empresa, que hoje é de 3,5 anos em média.

“Estamos estimulado conversas de carreira e promovendo movimentações internas. Ações de engajamento e integração também tem sido parte da estratégia de retenção, o que irá nos possibilitar aumentarmos esse tempo de permanência em 30%, mesmo com convites sedutores das concorrentes, avalia a gerente. Com apenas cinco anos de atuação no Brasil, a Canadian Solar, além de dobrar o faturamento, multiplicou por dois, o número de seus colaboradores.

Em 2021, a Canadian deu início a uma nova fase de estruturação interna se preparando para o futuro. Entre as medidas 70% de sua liderança na região foi renovada: das 17 áreas estratégicas, 12 contam com o comando de novos profissionais de grande excelência e reconhecimento em suas áreas de atuação, que vai desde o Diretor Executivo até a contratação de novos líderes para áreas como Recursos Humanos, Comercial, Produtos e Financeira, além de uma recente equipe local de Marketing.

Outra ação importante foi o reconhecimento de profissionais com mais tempo de casa, promovendo movimentações internas e assim, o início de novos ciclos de carreira internamente.

Programas de Estágio

O grande desafio nos programas de estágio em áreas carentes de profissionais como é o caso do mercado solar, é criar um pool e formar equipes qualificadas para atuar no segmento. Segundo Juliana Melo, Analista de Recursos Humanos Sênior da Canadian, através do Programa de Jovens Talentos, a empresa forma profissionais para high voltage solar – que na faculdade estão cursando engenharia, mas na empresa serão futuros coordenadores, gerentes de energias renováveis, técnicos do sistema fotovoltaico, profissionais que praticamente não existem no mercado.

“Nosso foco é o desenvolvimento desses profissionais e prepará-los para serem líderes, trilhando o employee experience, desde o onboarding, até um eventual desligamento, por isso valorizamos demais o programa de estágios”, explica Juliana.

A Canadian realiza todo o processo internamente e disponibiliza as vagas nas redes sociais e no site da empresa.

As duas profissionais de RH são unânimes na análise de que o setor solar é muito novo e extremamente específico.

“Lidamos constantemente com ternos novos e especificidades todos os dias. Nosso desafio é equacionar os problemas constantemente”, avaliam.

Sobre a Canadian Solar

Agora em 2022, a Canadian Solar completa 21 anos. Ela foi fundada em 2001 em Ontário, no Canadá, e, hoje, com headquarters também na China, é uma companhia sino-canadense com subsidiárias comerciais em 19 países, presente em cinco continentes e 14 mil funcionários. É líder global na produção de módulos fotovoltaicos e uma das maiores fornecedoras de soluções para energia solar fotovoltaica do mundo.

Com instalações industriais de alta tecnologia no Canadá, China e países do Sudeste Asiático, a Canadian Solar já entregou mais de 52 GW de painéis solares de alto padrão de qualidade para clientes em mais de 150 países, desde a sua fundação. Atualmente, também é a única fabricante de soluções completas para energia solar, fabricando módulos e também inversores fotovoltaicos.

Está listada como companhia tier 1 pelo monitoramento trimestral de capacidade financeira e de produção realizado pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), na qual tem flutuado entre as cinco primeiras posições e se prepara para retomar a liderança.

Site oficial: https://www.csisolar.com/br

Crédito:
Imprensa | Canadian Solar Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!