Tem como devolver água ao ambiente mais limpa do que se captou?

softelec

Imagem: Divulgação | Duas fábricas de papelcartão da Ibema estão entre as que mais economizam água no Brasil

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Sabemos que o consumo de água no mundo cresce 1% ao ano, e aumentou em seis vezes nos últimos 100 anos, de acordo com a ONU. Com base nisso, a indústria não pode ficar de braços cruzados: é preciso fazer mais do que a lei pede, para embalar o futuro com práticas ousadas e realmente eficazes.

Responsável por 21% de participação no Produto Interno Bruto (PIB), a indústria brasileira consome apenas 10% da água captada para uso no Brasil, o que indica sua eficiência e o investimento em boas práticas.

Mas quem disse que a indústria de papel exagera no uso da água? Em sintonia com o que há de mais avançado no Brasil e no mundo, a Ibema mantém um programa de gestão de alto nível: nos últimos quatro anos, diminuiu em 25% o uso de água no processo produtivo e na geração de efluentes da sua fábrica instalada na região metropolitana de São Paulo, em Embu das Artes (SP).

“Além de ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contamos com pesquisas e análises permanentes para melhorar esse uso, a fim de gerar maior economia e inteligência na gestão”, explica a gerente de SGI, Risco e Meio Ambiente da Ibema, Andrea Pegorini.

Em Embu das Artes (SP), o circuito fechado da água aproveita até 94%, um dos menores indicadores de consumo de água encontrados na produção de papelcartão no Brasil.

“Somente quando a água não tem mais condições de ser usada na produção, ela é tratada e devolvida como efluente. Mesmo assim, o recurso volta ao meio ambiente mais limpo que no momento de captação, pois nosso time de Utilidades monitora todo o percurso da água na fábrica até a sua entrega na natureza”, explica Andrea.

A média de geração de efluentes na planta de Embu, hoje, é de 4 m³ por tonelada de papelcartão produzida.

Já na planta de Turvo, no interior do Paraná, a Ibema também reduziu o consumo de água e geração de efluentes em 15% nos últimos três anos – hoje, a média de geração de efluentes é de 11,6 m³ por tonelada produzida.

Sobre a Ibema

Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente.

Crédito: Divulgação

A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council).

Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Crédito:
Imprensa | Ibema

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!