Brasil integra debate pelo futuro das cidades no 11º Fórum Urbano Mundial

softelec

Imagem: © Divulgação/ONU-Habitat | Programação do Fórum Urbano Mundial conta com mais de 300 eventos. Brasil tem participação confirmada em 15 sessões para compartilhar boas práticas

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Mais de 18,5 mil inscritos de 160 países devem participar da 11ª Sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF, na sigla em inglês), maior conferência global sobre o futuro das cidades. Sob o tema “Transformando Nossas Cidades para um Futuro Urbano Melhor”, o fórum será realizado de 26 a 30 de junho em Katowice, na Polônia, proporcionando mais de 330 eventos em 15 diferentes categorias. 

O evento é convocado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), e coorganizado pelo Ministério de Fundos de Desenvolvimento e Política Regional da Polônia e pela Prefeitura de Katowice. Os eventos serão realizados de forma híbrida, e terão transmissão gratuita.

As inscrições para acompanhar a programação de eventos estão abertas até sábado (25) e devem ser feitas pelo site do Fórum

Um dos principais debates desta edição será concentrado em como transformar cidades em ambientes mais resilientes e sustentáveis em um cenário de urbanização acelerada. A estimativa  é que, até 2050, o percentual da população mundial que vive em cidades passe de 55% para 68%. No planeta, a população urbana já supera a rural desde 2007.

“As áreas urbanas vão absorver praticamente todo o crescimento populacional do mundo. É esperado que todas as regiões se tornem mais urbanizadas, algumas em um ritmo incrivelmente rápido”, destaca a diretora executiva do ONU-Habitat, Maimunah Mohd Sharif. 

“É muito importante que possamos acertar com as cidades. Mas de que forma? Que tipo de cidades são necessárias para garantir maior sustentabilidade, equidade e prosperidade compartilhada no futuro? Como serão essas cidades?”, completa, apontando para algumas das dúvidas que serão discutidas ao longo da conferência.

Participação brasileira

Para integrar essa discussão, o Brasil estará presente em cerca de 15 eventos ao longo da programação do WUF. Alguns deles incluem a participação de iniciativas diretas do ONU-Habitat Brasil, e outros trazem representantes de diversas instituições brasileiras para também compartilhar exemplos de sucesso.

Um dos eventos será uma sessão de cinco filmes curta-metragem com o tema “Covid Cities“, explorando produções que abordam as lições aprendidas pelas cidades durante a pandemia de COVID-19. Entre os filmes da programação está o “Visão das Grotas”, produzido e filmado por nove jovens residentes das grotas de Maceió – assentamentos informais localizados em fundos de vale. A equipe recolheu imagens e depoimentos para retratar uma perspectiva local do impacto da pandemia em suas comunidades. 

Como assistir

Parte dos eventos serão transmitidos gratuitamente pela UN Web TV. No link de cada evento da programação é indicado em quais idiomas o evento será transmitido, bem como se haverá transmissão online. 

Confira abaixo a lista completa dos eventos com representantes brasileiros

Eventos de Networking:

Idealizando um Plano de Ação Global para enfrentar o desafio das favelas
Participantes: Instituto Pereira Passos, Banco Mundial, ONU-Habitat, Habitat for Humanity (Canadá), Slum Dwellers International (Índia) e Comissão Europeia (Bélgica).
Data: 27 de junho às 8h30

Integrando a Agenda 2030 na Política Urbana Nacional através da participação: os ODS no Brasil
Participantes:
Cooperação Alemã – GIZ, ONU-Habitat Brasil, WRI Brasil e Ministério do Desenvolvimento Regional
Data: 27 de junho, às 11h (Horário de Brasília)

Desenvolvimento sustentável a partir da perspectiva do planejamento e utilização de espaços verdes públicos nas cidades de São Paulo e Medellín
Participantes:
Prefeitura de São Paulo, Agência Brasileira de Cooperação e Área Metropolitana del Valle de Aburrá
Data: 28 de junho, às 9h30

Libertando o poder transformador das cidades secundárias para implementar o desenvolvimento urbano sustentável
Participantes: Banco Mundial, Cidades e Governos Locais Unidos, União Europeia, Prefeitura de Juiz de Fora, Prefeitura de Fortaleza e Governo de Paynesville (Libéria).
Data: 28 de junho às 11h30

Cidades ODS: empresas lideradas por mulheres apoiando cidades lideradas por mulheres
Participantes: ONU-Habitat, UNCDF, inCities Brasil, BLENDGroup – BLENDLab Brasil, Nexus Global (EUA), Global Shapers Community (Suíça) e Prefeitura de Bogotá (Colômbia)
Data: 29 de junho às 7h30

O direito à moradia: abordagens inovadoras e eficazes para moradias populares para todos

Participantes: ONU-Habitat, Ministério do Desenvolvimento Regional, Social Housing and Mortgage Finance Fund (Egito) e Ministério de Habitação das Ilhas Maurício.
Data: 29 de junho às 9h30

ONU-Habitat Arena:

ODS e a Implementação da Nova Agenda Urbana: o papel dos governos regionais na América Latina e no Caribe
Participantes: ONU-Habitat Brasil, Província de Manabí (Equador), Governo de Caldas (Colômbia) e Ministério de Habitação do Peru
Data: 28 de junho às 12h

Implementando a NAU e os ODS em nível local: Casos do México (San Nicolas de los Garza) e Brasil (Izidora, Belo Horizonte)
Participantes: ONU-Habitat, Prefeitura de Belo Horizonte, Alcade de San Nicolas de los Garza (México)
Data: 29 de junho às 12h

Cinema Urbano:

Covid Cities (Short Films)
Participantes: ONU-Habitat Brasil
Filme: Visão das Grotas
Data: 29 de junho às 10h

Diálogos:

Diálogo 1: Futuros Urbanos Equitativos
Participantes: Prefeitura de Fortaleza
Data: 28 de junho às 5h

Diálogo 2: Construindo Resiliência para Futuros Urbanos Sustentáveis
Participantes: Prefeitura de Teresina, Programa Global de Cidades Resilientes
Data: 28 de junho às 5h

ONE UN:

O paradigma da UNESCO MIL Cities e a Agenda 2030: métricas para as cidades do futuro
Participantes:
UNESCO, Universidade de São Paulo, Culture Minister Puebla City (México), Amrita School of Arts and Sciences (Índia) e IFLA (Reino Unido)
Data: 29 de junho às 11h30

Sessões especiais:

Enfrentando os desafios da saúde urbana em um mundo em mudança
Participante: Prefeitura de Salvador
Data: 28 de junho às 11h

Vozes das Cidades:

Não deixar ninguém e nenhum lugar para trás: abordando as desigualdades dentro e entre as cidades por meio da localização dos ODS
Participantes: ONU-Habitat, Governo do Paraná
Data: 29 de junho, às 5h45

Mesas Redondas:

Mesa Redonda Ministerial
Participantes: Ministério do Desenvolvimento Regional
Data: 28 de junho às 11h

Site oficial: https://wuf.unhabitat.org/

Crédito:
Imprensa | Nações Unidas Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!