Enel entre as 50 empresas mais sustentáveis do mundo em 2020 de acordo com o “SEAL” business Sustainability Awards

Imagem: Site Enel| Divulgação

Enel foi incluída na categoria SEAL de Impacto Organizacional da edição 2020, representando as 50 companhias mais sustentáveis globalmente.

• A Endesa, subsidiária espanhola da Enel, também foi incluída entre as vencedoras na mesma categoria.
• O Grupo ficou em primeiro lugar entre as 150 empresas italianas no ranking do Reputation Science’s ESG Perception Index, que avalia a percepção na web da sustentabilidade da empresa com base na proximidade das marcas com tópicos ESG.

Roma, fevereiro de 2021 – A Enel foi incluída entre as ganhadoras da edição 2020 do SEAL Business Sustainability Awards, prêmio que celebra a liderança, a transparência e o compromisso de marcas globais com práticas sustentáveis. Nesta edição, a Enel foi incluída na categoria SEAL de Impacto Organizacional, que reconhece a performance de práticas corporativas de sustentabilidade e representa as 50 companhias mais sustentáveis globalmente.

A edição de 2020 da categoria SEAL de Impacto Organizacional é a junção de dois índices ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) reconhecidos mundialmente, o CDP A-List™ e o Corporate Sustainability Assessment (CSA, que agora faz parte do S&P Global ESG Scores™)[1]. Os vencedores são selecionados através de um ranking que agrega e combina os resultados dessas duas ferramentas de avaliação de sustentabilidade.

O reconhecimento da Enel no prêmio SEAL de Impacto Organizacional se deve principalmente à companhia ter atingido a nota mais alta (A/A) pelo segundo ano consecutivo na última edição do CDP e a nota mais alta já alcançada no CSA (89/100). Ambos os índices reconhecem a liderança da Enel no combate às mudanças climáticas e na promoção da descarbonização da economia global, promovendo inovação e práticas responsáveis de gestão empresarial em toda a sua cadeia de produção.

A SEAL Awards é uma organização de defesa ambiental que celebra a liderança através de seus prêmios, enquanto promove pesquisa e a busca ações de impacto ambiental. Os pilares principais da SEAL Awards são o Business Sustainability Awards, que reconhece as empresas mais sustentáveis do mundo, o Environmental Journalism Awards, que premia jornalistas, e o Environmental Research Grants, um fundo para financiamento de pesquisa.

Como prova adicional do compromisso da Enel com as questões ESG, o Grupo ficou em primeiro lugar entre 150 empresas italianas, recebendo uma pontuação total de 95,55 na edição de janeiro de 2021 do Índice de Percepção ESG da Reputation Science. O índice avalia a percepção de sustentabilidade das empresas na web, atribuindo uma pontuação de 0 a 100, com base na proximidade da marca aos tópicos ESG.

A liderança da Enel em sustentabilidade é reconhecida globalmente por meio da presença do Grupo em vários outros índices de sustentabilidade renomados, assim como em classificações como o Dow Jones Sustainability Indices World and Europe, o MSCI ESG Leaders Indices, a série FTSE4Good Index, a lista CDP Climate “A”, o índice Euronext Vigeo-Eiris 120, o índice STOXX Global ESG Leaders, a classificação ISS “Prime”, o Refinitiv TOP 100 Diversity and Inclusion Index, o Bloomberg Gender-Equality Index, o Equileap Gender Equality in Europe Ranking, os índices ECPI e os índices de práticas recomendadas ESG da Thomson Reuters / S-Network.

O Grupo constantemente atrai a atenção de investidores socialmente responsáveis, cuja participação na empresa está em constante crescimento e representa atualmente cerca de 13,4% do capital social da Enel, mais que o dobro em relação aos níveis de 2014. Esse aumento, alinhado com o crescente reconhecimento da importância dos elementos não financeiros na criação de valor sustentável de longo prazo, reflete o fortalecimento da liderança global da Enel em sustentabilidade.

O longo histórico de inclusão da Enel nos principais rankings de sustentabilidade do mundo é reflexo do compromisso de estar na vanguarda dos principais desafios de energia que a sociedade enfrenta, como a urbanização sustentável. Um exemplo de como a Enel está promovendo a sustentabilidade através da aplicação de soluções de negócios concretas é mostrado na terceira edição do documento “Cidades circulares – Cidades de amanhã” disponível neste link:

https://www.enel.com/company/stories/articles/2020/12/circular-cities-models

Além disso, a Enel está incorporando sua visão de sustentabilidade nos mais de 30 países em que opera, integrando as expectativas dos stakeholders locais e promovendo o desenvolvimento social e econômico, enquanto acelera a transição energética para um modelo de energia totalmente renovável. Um exemplo específico de como a Enel Green Power está promovendo o desenvolvimento das comunidades locais no Panamá, ao mesmo tempo que contribui para descarbonizar a matriz energética do país, pode ser encontrado neste link:

https://www.enelgreenpower.com/stories/articles/2021/01/fortuna-sustainable-hydroelectric-plant

[1]O SEAL Awards não faz parte do CDP, do CSA, ou do S&P Global. O processo de seleção para o prêmio SEAL de Impacto Organizacional é conduzido apenas com informações públicas disponibilizadas pelo CDP e pelo CSA. 

Crédito:
Imprensa| Enel

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 838 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.