Situação atual leva empresa pioneira de treinamentos técnicos ambientais a oferecer cursos a distância

softelec

Por Ângela Schreiber, com exclusividade, para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Há tempos que o mercado de cursos e treinamentos vem se reinventando. Os interessados em se aperfeiçoar ganharam a possibilidade do Ensino a Distância (EAD). Com a chegada do coronavírus e, consequentemente, a obrigatoriedade da quarentena, professores e alunos agora têm encontro marcado no mundo virtual. É a tecnologia trabalhando a favor da educação.

            Segundo dados do Censo da Educação Superior 2017, divulgados em 2018, o número de alunos na graduação à distância cresceu 17,6%, entre 2016 e 2017. Ainda de acordo com o censo, o aumento das matrículas de graduação, na modalidade EAD, é o maior desde 2008. As informações foram publicadas no link https://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/2018/09/20/aumento-das-matriculas-na-graduacao-a-distancia-e-o-maior-desde-2008-aponta-censo.ghtml

            O pedido para ficar em casa fez que com que várias instituições oferecessem alternativas para o bom uso do tempo livre. Esta semana, o Serviço Nacional do Comércio do Distrito Federal (SENAC-DF) abriu vagas para 20 cursos gratuitos à distância. O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) também disponibilizou quatro cursos totalmente gratuitos, na modalidade EAD.

A boa notícia é que a área de meio ambiente entrou no clima.

Trabalhando com treinamentos na área de meio ambiente há 20 anos e proprietária da Sinergya Treinamentos, Jacqueline Assumpção também se reinventou.

“Em virtude do que está acontecendo no momento, a gente precisa utilizar novas metodologias de ensino, para continuar em frente”, disse ela, enfatizando que todos os treinamentos presenciais serão oferecidos na modalidade a distância.

            A mudança aconteceu quando algumas pessoas questionaram se o curso de Remediação Ambiental, agendado para o período de 18 a 20 de março, aconteceria. O curso estava mantido, porém metade dos inscritos disseram que não poderiam ir, devido às medidas restritivas. Ao comunicar que o curso estava adiado temporariamente, todos os 15 inscritos ficaram felizes, inclusive os professores.

            “Percebi que eu teria que mudar a forma de continuar [os cursos]. Não tinha como ficar esperando o temporariamente, sem saber quanto tempo é esse temporariamente”.

A primeira aula virtual da Sinergya Treinamentos aconteceu no sábado (28). A plataforma foi devidamente testada por Jacqueline e pelos professores. De casa, a professora deu aula para alunos atentos e conectados.

“A gente viu que era possível. Todo o mundo assistindo e podendo interagir com ela”.

Desafio apaixonante

            Um dos maiores desafios da vida profissional de Jacqueline aconteceu em 2016, quando teve a oportunidade de coordenar um projeto para a Secretaria de Meio Ambiente de Salvador. Em meio a pesquisas e estudos, teve a chance de cursar uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Educação a Distância, no SENAC. Após se dedicar de corpo e alma ao projeto, teve o esforço recompensado: conseguiu converter 600 horas de treinamento presencial para a modalidade EAD.

            Somente agora, devido ao momento, é que a Sinergya Treinamentos conseguiu oferecer cursos na modalidade a distância. Segundo Jacqueline, o fato de ser especialista na área facilita muito para visualizar os formatos dos cursos. “É inovação na educação”. Para ela, os cursos a distância são de extrema importância, neste momento.

“As pessoas precisam estudar e trabalhar, ocupar a mente”. Os cursos presenciais serão realizados assim que possível.

            Apaixonada pelo que faz, Jacqueline disse que não escolheu a área ambiental. “Aconteceu na minha vida”. Depois de organizar um seminário internacional na ERM Brasil, começou a divulgar cursos para a área de treinamento da mesma empresa. Os 10 anos de permanência na multinacional, somados ao trabalho realizado na Edutech Ambiental, deram a Jacqueline uma vasta experiência.

            Segundo ela, a intenção da Sinergya Treinamentos é dar aos alunos uma bagagem que vai muito além daquela adquirida na faculdade e na internet.

“Levar aos alunos essa experiência prática, essa vivência. É o passo a passo, é como você faz as coisas dentro da área de meio ambiente”.

            Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 18 de março, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a substituição de aulas presenciais por aulas na modalidade EAD, nas instituições federais de ensino. A determinação do MEC vale por 30 dias ou enquanto durar a pandemia de coronavírus. 

Sobre Jacqueline Assumpção e Sinergya Treinamentos

Especialista em treinamentos corporativos na área ambiental, iniciou sua carreira na empresa ERM Brasil – multinacional da área de consultoria ambiental – oferecendo treinamentos práticos na área ambiental. Nove anos depois, levou sua especialização para a Edutech Ambiental. Finalmente em 2018, realizou seu sonho e abriu a Sinergya Treinamentos, com cursos focados na área ambiental.  

Localizada no coração de São Paulo capital (Avenida Paulista), a empresa Sinergya Treinamentos recebe alunos de todas as partes do Brasil. Segundo Jacqueline, os quatro cursos mais procurados são Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Logística Reversa, Perícia Ambiental e Remediação Ambiental. É possível encontrar a lista completa de cursos da Sinergya no link https://www.sinergya.com.br/cursos.php

Crédito:
ASCOM Ambiental Mercantil, por Ângela Schreiber.

           

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!