Tecnologia permite carregar baterias de empilhadeiras com energia solar

softelec
Fronius PC

Imagem: Divulgação | O sistema possibilita aos operadores logísticos programar o carregamento aproveitando ao máximo a energia gerada pela usina fotovoltaica

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – A energia solar tem sido fonte por excelência das empresas para tanto para reduzir os custos como também assegurar o fornecimento de eletricidade sem depender da rede pública e de maneira mais sustentável. E os centros logísticos podem contar com novo recurso tecnológico para aproveitar ao máximo a energia gerada pela usina fotovoltaica também para abastecer a sua frota de empilhadeiras, veículos autoguiados (AGVs) e plataformas elevatórias usadas na carga e descarga de mercadoria, de maneira controlada e de acordo com as suas necessidades.

A Fronius Perfect Charging, unidade da companhia austríaca especializada em equipamentos e soluções para carregamento de baterias de veículos elétricos de carga, acaba de atualizar o sistema de gestão de carga de frotas na nuvem, Charge & Connect, com um recurso que permite ao operador reduzir ainda mais e até zerar o consumo de eletricidade para abastecer as empilhadeiras e outros maquinários.

Divulgação


Sustentabilidade com o toque de um botão

A nova função, denominada PV Connect, combina o sistema de carregamento inteligente dos carregadores com a eficiência e a performance dos inversores fotovoltaicos da marca. Ou seja, enquanto os carregadores Selectiva (para baterias de chumbo ácido) com tecnologia RI, e SelectIon (para baterias de íon-lítio) promovem carregamento seguro e com economia, fornecendo energia gradualmente, de acordo com o nível de descarga das baterias, o PV Connect  permite que o operador da empilhadeira planeje e sincronize o carregamento da bateria da empilhadeira de maneira ideal, de acordo com as horas de pico de geração de energia solar.

Combinado com o algoritmo de carregamento de balanceamento de carga, o usuário pode ajustar seus processos de carregamento com base na disponibilidade de energia fotovoltaica e programar quando será utilizada.  Com esse recurso, também é possível reduz os picos de carga, sem depender totalmente dos fornecedores de energia.

Pelo dashboard do sistema, o usuário pode configurar a carga para o modo PV maximum, quando quiser carregar uma quantidade máxima de baterias usando toda energia fotovoltaica produzida disponível. Ou programar para o modo o PV-optimum, que ajusta de forma ideal o carregamento das baterias necessárias à energia fotovoltaica disponível, para aumentar a taxa de cobertura entre a potência necessária e a potência fotovoltaica.

“Essa nova tecnologia chega no momento em que é preciso otimizar mais do que nunca o uso da eletricidade produzida pela fonte natural, para que as empresas que estão aderindo ao sistema de energia solar a partir deste ano consigam obter maior redução possível na conta de luz, mesmo com a tarifação sobre eletricidade excedente jogada na rede pública imposta pela nova legislação”, afirma Mariana Kroker, diretora de vendas da unidade Perfect Charging, da Fronius do Brasil.

Sobre a Fronius do Brasil

Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo.

No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW.

Perfect Charging

Perfect Charging é a mais antiga das três unidades de negócios da Fronius, sendo uma das maiores especialistas em inteligência e carregamento sustentável de tração e baterias de arranque há mais de 75 anos. Seja com a finalidade de operação de empilhadeiras elétricas na intralogística ou fornecimento confiável de energia para baterias em automóveis, a tecnologia Fronius confere sustentabilidade e eficiência a milhões de usuários no mundo todo.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!