ABB fecha parceria com a Bravo Motor Company para soluções de mobilidade elétrica no Brasil

softelec
Carregadores de veículos elétricos ABB
Carregadores de veículos elétricos ABB

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2023 – Divisões de Robótica e Eletrificação da multinacional suíço-sueca fornecerão soluções inovadoras para a construção do polo de produção de veículos e baterias elétricos da Bravo Motor Company em MG. Acordo prevê desenvolvimento de tecnologia para fabricantes de baterias e veículos elétricos, além de carregadores para descarbonização em cidades inteligentes.

A ABB fechou parceria com a Bravo Motor Company, empresa com sede na Califórnia (EUA) que oferece inovação aplicada em descarbonização para a produção de baterias, veículos e sistemas de armazenamento de energia, para fornecer soluções inovadoras para o setor de eletromobilidade no mercado brasileiro. O acordo prevê o desenvolvimento de projetos com o uso de tecnologia de ponta no país para fabricantes de baterias e veículos elétricos, bem como de carregadores para descarbonização em cidades inteligentes.

Um grande projeto que contará com a participação das divisões de Robótica e Eletrificação no Brasil da multinacional suíço-sueca é a construção da primeira fábrica no Brasil da Bravo Motor, chamada Colossus Cluster, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Com investimentos estimados em R$ 25 bilhões em 10 anos, o complexo irá produzir veículos, baterias e demais componentes para a mobilidade elétrica. O início da produção piloto está previsto para 2023.

“Essa aliança permite à ABB fazer parte do primeiro projeto Giga Factory da América Latina baseado em digitalização, que engloba otimização da produção, gestão integrada e sustentabilidade. Além disso, a liderança da ABB em tecnologias digitais para a indústria será, sem dúvida, uma das contribuições que permitirão uma solução de ponta no projeto Colossus Cluster. Essa associação possibilita a promoção da inovação, práticas de sustentabilidade e iniciativas ESG no Brasil”, diz Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company.

A ABB, por meio da ABB E-mobility, é líder global em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos (VEs). Presente em mais de 85 mercados, a ABB E-mobility acaba de anunciar a entrega de seu milionésimo carregador de veículo elétrico, o mais recente marco na missão contínua da empresa de permitir um futuro livre de emissões por meio de soluções de carregamento de VE inteligentes e confiáveis.

“A parceria com a Bravo Motor no projeto Colossus Cluster reforça o compromisso da ABB com o Brasil. Como líderes em infraestrutura para veículos elétricos, estamos acompanhando a evolução da eletromobilidade no país, que possui um mercado em pleno crescimento. A chegada de mais opções de marcas e modelos de veículos elétricos estão ajudando a impulsionar o setor. Além disso, muitas empresas possuem políticas sérias de ESG, e a eletromobilidade é coadjuvante neste tema. As projeções são as melhores, uma vez que o mercado brasileiro é muito diversificado”, afirma Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da divisão ELEM da ABB.

Já a divisão de Robótica da ABB é um dos principais fornecedores mundiais de robótica e automação de máquinas, com soluções inovadoras que ajudam empresas de todos os portes e segmentos – do automotivo ao eletrônico e logístico – a se tornarem mais resilientes, flexíveis e eficientes. A empresa oferece um portfólio integrado único no mercado que abrange robôs, robôs móveis autônomos (AMR) e soluções de automação de máquinas.

“Uma de nossas principais missões é oferecer suporte aos clientes na transição para uma fábrica conectada e colaborativa do futuro. A indústria automotiva, em especial, passa por uma grande transformação diante do forte ritmo de expansão de vendas dos veículos elétricos no mundo. Assim, tornam-se fundamentais as parcerias entre fabricantes e empresas especializadas em tecnologia para automação no desenvolvimento de soluções. É a colaboração com empresas como a Bravo Motor que ajudará a identificar melhor oportunidades de automação e digitalização de processos”, avalia Rodrigo Bueno, diretor da área de negócios de Robótica no Brasil.

A ABB é líder em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

Link oficial: https://tamer.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!