Grupo Lara projeta crescimento de 40% no faturamento, em 2023, com recentes aquisições e expansão da operação

softelec
Grupo Lara atua em segmentos estratégicos. como: gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de água e esgoto, geração de energia limpa, iluminação e saúde pública.
Grupo Lara atua em segmentos estratégicos. como: gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de água e esgoto, geração de energia limpa, iluminação e saúde pública.

Imagem: Divulgação | Além de aquisições da Biovec e da Ilumitech, um dos principais projetos é a Usina de Recuperação Energética (URE) em Mauá (SP) com capacidade de gerar 80MW de energia elétrica

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – Fundada em 1965, o Grupo Lara é especializado em gestão de aterro sanitário, geração de energia, iluminação pública, saúde pública e saneamento de água e de esgoto. Com sede em São Paulo tem mais de 1.000 funcionários. São onze empresas em seu portfólio espalhadas em vários estados do Brasil, sendo eles São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará e Paraíba.

A maior parte da atuação da empresa está na gestão de resíduos sólidos na Índia e no Brasil, nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com a operação de aterros que recebem cerca de 400.000 mil toneladas/mês de resíduos domiciliares e industriais, atendendo mais de 25 milhões de habitantes.

De origem 100% brasileira, o Grupo também tem atuação internacional na Índia, por meio da Antony Lara, especializada em soluções de gerenciamento de resíduos.

Em Mumbai, a companhia é responsável pela gestão de um dos maiores aterros do país, onde atende uma população de quase 12 milhões de habitantes com o tratamento de um volume de resíduos de mais de 6 mil toneladas por dia.

Com a missão de prestar serviços de saneamento ambiental e fornecimento de energia de forma sustentável e responsável e com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, em 2021, o faturamento do aumentou consideravelmente e estima-se um crescimento de 40% em 2023.

A empresa também ingressou este ano no segmento de iluminação pública, com a recente aquisição da empresa Ilumitech, com atuação nos estados do Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Outra entrante recente no portfólio do Grupo Lara é a Biovec, empresa que trabalha com soluções inteligentes de vigilância e controle de mosquitos, um serviço pioneiro no Brasil e que auxilia na manutenção da saúde pública e ajuda a reduzir os problemas com doenças infecciosas no país.

A Biovec trouxe ao País com exclusividade o produto In2Care, inovadora armadilha para mosquitos da dengue, já testada com 80% de eficácia na redução da propagação do mosquito nas cidades de São Paulo, Santos, Brasília e Londrina.

“O Grupo Lara foi estruturado para atender às normas, exigências ambientais e de saúde e trabalha para promover os seus serviços com a mais alta qualidade e sustentabilidade. Investimos constantemente em equipamentos, tecnologia e programas de qualificação profissional, operacional e administrativa, para manter a constante modernização dos processos e soluções, explica Daniel Sindicic, CEO do Grupo Lara.

Investimentos em energia renovável

Com investimentos iniciais consideráveis, uma das grandes apostas do Grupo Lara é na Usina de Recuperação Energética (URE) em Mauá (SP), unidade industrial capaz de realizar tratamento térmico do lixo recolhido nas cidades em que a empresa atua e possibilitará gerar energia elétrica por meio de turbinas movidas a vapor de forma segura e ambientalmente adequada. A expectativa é que a URE tenha capacidade para tratar 3.000 toneladas de resíduos por dia e gerar 80MW de energia elétrica.

No momento, o Grupo Lara trabalha no início da implementação da URE. Uma vez colocada em operação, a Usina será algo inédito no Brasil nos segmentos de tratamento de resíduos e geração de energia, seguindo um modelo já implementado com sucesso em países como Japão, Estados Unidos, Alemanha e França.

Além disso, o Grupo está investindo em outra URE, na cidade de Pimpri Chinchiwad na Índia, que em breve será capaz de 14MW de energia elétrica. Essa, em estado mais avançado de implementação. A usina terá capacidade para a queima de 900 toneladas de resíduos por dia, transformando em energia limpa que será utilizada na operação da estação de tratamento de água e esgoto da região.

Daniel Sindicic é o CEO do Grupo Lara

Com vasta experiência na gestão de resíduos, eficiência energética e tecnologias para lixo. Daniel Iniciou sua trajetória profissional neste segmento em 1987, quando atuou em uma indústria química multinacional e, desde então, passou por diversos setores da engenharia, como manutenção, eficiência energética, implantação de plantas de processo, gestão de equipes e liderou investimentos e operação de tratamento de águas e efluentes na América Latina.

Atualmente, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento e pela implantação da URE Mauá (SP) e pelo início das operações da Antony Lara na Índia. Além disso, Daniel é um dos líderes da transformação da gestão e da reestruturação do Grupo Lara.

Daniel é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes, mestre em Engenharia Mecânica pela USP e PhD em engenharia mecânica também pela USP. Em 2007, concluiu o MBA na Universidade Estadual do Michigan (EUA). É autor do livro ‘Gestão de resíduos sólidos no Brasil – uma visão crítica e propostas sustentáveis‘ e por mais de 10 anos foi professor de mecânica de fluídos na Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é professor do MBA de recuperação energética e tratamento de resíduos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Empresas do Grupo

Com operações na Índia, é especializada em soluções de gerenciamento de resíduos em Mumbai, operando um dos maiores aterros do país, e em breve, na gestão da URE Pimpri Chinchiwad, capaz de gerar 14MW de energia elétrica.

Opera no fornecimento de água potável e esgotamento sanitário no município de Santa Rita (PB).

Opera aterro sanitário no Espírito Santo nos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Guarapari, Iconha, Piúma e Vila Velha.

Opera aterro sanitário no Espírito Santo, nos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Apiaca, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro do Itapemirim, Castelo, Conceição de Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Minuiz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José dos Calçados, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Fundada em 1991 no Rio de Janeiro, desenvolve o gerenciamento de todos os processos administrativos, técnicos, legais e comerciais necessários para destinação de resíduos compatíveis com as tecnologias normatizadas no mercado nacional.

Criada em 2002, é uma empresa de beneficiamento de termoplásticos para a reutilização do produto com o menor impacto ao meio ambiente e maior economia.

Criada em 2001, é especializada na coleta, transporte e reciclagem do resíduo óleo/gordura vegetal.

Opera na gestão, transporte e coleta de resíduos sólidos domiciliares e industriais classe II A II B e classe I.

Opera na gestão e na operação de aterro sanitário, gerenciamento de resíduos de saúde, disposição de resíduos sólidos domiciliares e industriais classe II A II B e saneamento (água e esgoto).

É uma construtora do segmento de iluminação pública. Atualmente, está presente nas capitais como Salvador e Natal, mas atua em todo o território nacional, totalizando 21 cidades no Brasil.

A Biovec foi constituída sobre os fundamentos de saúde pública, em especial na vigilância e controle de mosquitos transmissores da Dengue, Chikungunya, Febre Amarela, Zika e Malária.

Sobre o Grupo Lara

Grupo Lara atua em segmentos estratégicos. como: gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de água e esgoto, geração de energia limpa, iluminação e saúde pública. Com mais de 30 anos de atuação e aproximadamente 1.000 funcionários. São onze empresas em seu portfólio espalhadas em várias regiões brasileiras. O Grupo também tem presença na Índia com a Antony Lara, especializada em soluções de gerenciamento de resíduos.

Site oficial: https://laragrupo.com.br/

Crédito:
Imprensa | Grupo Lara

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!