No Dia do Consumo Consciente, Iguá Saneamento reforça seu compromisso com o uso responsável de água

softelec
A Iguá Saneamento atende mais de 6 milhões de clientes em cinco estados do país e em 2022 mais 1,2 milhão de no Rio de Janeiro.
A Iguá Saneamento atende mais de 6 milhões de clientes em cinco estados do país e em 2022 mais 1,2 milhão de no Rio de Janeiro.

Imagem: Divulgação | Com foco em inovação e eficiência operacional, companhia apresenta índices recordes de redução de perdas em algumas de suas operações

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

O Brasil está enfrentando a pior seca dos últimos 91 anos e a falta de chuvas tem exigido esforços de todos para economia de água.

No Dia do Consumo Consciente, comemorado em 15 de outubro, a Iguá Saneamento, empresa que atende mais de 6 milhões de clientes em cinco estados do país e que, a partir de 2022, passará a englobar também 1,2 milhão de pessoas no Rio de Janeiro,

A Iguá Saneamento reafirma seu compromisso com o uso responsável de água a partir de investimentos na redução de perdas e em parcerias com startups que auxiliam na conscientização da população.

Com foco em inovação e eficiência operacional, a Iguá apresenta índices recordes de redução de perdas em algumas de suas operações, tais como Comodoro (MT), na ordem de 13%, o menor índice da série histórica da concessão. Palestina, no interior de São Paulo, a ESAP, operação da Iguá em parceria com a Aviva Ambiental, tem um dos menores índices de perdas do país e do mundo, cerca de 10%.

Em cada um de nossos contratos tivemos evolução expressiva na redução dos índices de perdas e isso tem muito a ver com nosso compromisso em otimizar os usos dos recursos hídricos.

“Nos últimos anos, temos associado investimentos em sistemas de gerenciamento e detecção de perdas ao treinamento e qualificação do nosso time com o objetivo de aumentar a eficiência operacional. Avaliamos semanalmente o indicador de cada contrato. Esse processo auxilia na diminuição do desperdício de água e torna nossa operação cada dia mais eficiente. Para 2022 avançaremos ainda mais trazendo sistemas preditivos na avaliação de nossos sistemas de abastecimento”, afirma Paula Violante, diretora de Engenharia e Desenvolvimento Operacional da Iguá Saneamento.

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água das Nações Unidas de 2011, o consumo de água doce aumentou 6 vezes no último século e continua a avançar a uma taxa de 1% ao ano, fruto do crescimento populacional, do desenvolvimento econômico e das alterações nos padrões de consumo.

Na contramão, as mudanças climáticas têm afetado a oferta, qualidade e quantidade da água disponível, o que impacta a vida de bilhões de pessoas.

A Iguá volta sua atenção para assegurar a perenidade dos recursos hídricos, monitorando os impactos das mudanças climáticas e a evolução do consumo com o crescimento da população. Esses estudos de Segurança Hídrica ajudam a definir quais ações a empresa deve adotar para perenizar os mananciais de captação, reduzir os efeitos da estiagem e garantir o abastecimento de água para os clientes nos próximos anos. 

“Iniciativas como essa estão atreladas ao nosso planejamento estratégico de sustentabilidade. Focamos em Segurança hídrica, Eficiência na produção e distribuição de água, Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas de forma transversal na Iguá, ou seja, em todas as áreas e projetos da companhia temos o cuidado de trazer esses pontos na estruturação de frentes de trabalho”, completa a executiva.

A companhia também investe em soluções que promovam a valorização do recurso. Desde 2020, a Iguá aporta recursos na RefilMe que criou a Estação de Reabastecimento de Água (ERA), bebedouro acionado por aplicativo que fornece água gelada gratuitamente à comunidade e incentiva a redução no uso de garrafas plásticas descartáveis.

A iniciativa venceu o concurso de inovação Iguá Lab e já está à disposição da população de cidades como Cuiabá e Paranaguá.

Além dos investimentos e esforços da Iguá, outro agente da cadeia de valor da distribuição e do consumo de água é essencial para que o uso consciente de água seja uma realidade e beneficie a todos: a população. Para incentivar as pessoas a usarem o recurso natural com responsabilidade, a Iguá tem promovido em suas redes sociais e nos demais pontos de contato com seus clientes a campanha “Sua Diferença”. As peças de comunicação mostram iniciativas e dicas simples de serem realizadas no dia a dia, mas que são eficazes e importantes. A campanha está disponível no Instagram, Facebook e LinkedIn da Iguá Saneamento.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses.

A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água.

Site oficial: https://igua.com.br

Crédito:
Imprensa | Iguá Saneamento

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!