OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Como proteger-se contra riscos de contaminação ambiental

softelec
contaminacao
contaminacao

Imagem: Divulgação | por Mayara Zunckeller, Gerente de Operações na TÜV Rheinland, para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – A globalização oferece às empresas de todos os tamanhos benefícios operacionais e oportunidades de expansão, mas também pode ser uma fonte de novos e diferentes tipos de riscos. Os desastres ambientais causados pelo homem são um dos 10 principais riscos mundiais em termos de probabilidade e impacto, de acordo com um Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial.

Assim, é mais importante do que nunca tomar medidas adequadas para avaliar as exposições ambientais de sua empresa e estabelecer uma estratégia para identificar riscos e minimizar o impacto da poluição e danos ambientais.

Dependendo da natureza e alcance geográfico do seu negócio, gerenciar o risco e efetuar uma eficiente avaliação ambiental do local pode ser uma tarefa complexa, criando entraves para o funcionamento dessa organização. O crescimento de qualquer empresa depende de muitos fatores; e uma delas é a avaliação de riscos ambientais.

Como em todos os projetos de grande escala ou complexos, identificar e gerenciar responsabilidades e potenciais riscos pode ser uma tarefa difícil. Quem é o responsável, o mais capacitado para gerenciar o risco, responder e pagar por possíveis reivindicações pode ser motivo de muito debate e disputa contratual.

Requisitos variados

Os requisitos de conformidade ambiental variam amplamente em todo o mundo e, por isso, a melhor estratégia é atender a normas aceitas globalmente, além de avaliar a legislação local, até porque o não cumprimento em uma região também pode ter consequências financeiras, operacionais e de reputação em outros lugares.

Compreender a orientação e a legislação local é fundamental para manter a conformidade em todo o mundo. Com a ajuda de especialistas, você garante avaliações mais assertivas e instruções que atendam as diversas legislações.

Avalie o histórico de uso

É importante conhecer o histórico de uso dos terrenos e instalações para identificar possíveis contaminações causadas por um proprietário anterior. Também é importante entender a extensão de qualquer responsabilidade ambiental que possa ter sido repassada em contratos de Compra e Venda ao adquirir novas instalações ou negócios. Seu programa de gerenciamento de riscos de contaminação ambiental deve levar em conta a possibilidade da sua empresa ser responsabilizada por contaminação herdada e responsabilidade associada.

Outro desenvolvimento recente é o crescente movimento em direção à Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). A avaliação e o relato dos critérios ESG estão se tornando cada vez mais importantes para todas as organizações e, como parte da agenda ESG, as organizações precisam mostrar como irão considerar, gerenciar, mitigar e se proteger contra uma ampla gama de riscos de contaminação ambiental.

Por isso, é fundamental efetuar auditorias de avaliação ambiental do local com a revisão de due diligence e análise de parâmetros de referência de contaminantes conhecidos e potenciais para transações imobiliárias comerciais e da indústria, em conformidade com o governo local e requisitos legais, com a elaboração de um relatório completo de avaliação ambiental.

Assim, é possível limitar potenciais passivos em relação à contaminação passada e presente devido ao uso e localização da propriedade, evitando riscos para as pessoas e, também, para o negócio.

Sobre a autora

Foto: Mayara Zunckeller

Mayara Zunckeller é Gerente de Operações da TÜV Rheinland. É responsável no gerenciamento uma equipe para atividades técnicas, programação de auditorias, revisão técnica, gerenciamento de certificados e qualificação de auditores nas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Responsabilidade Social. É também responsável pela manutenção e adequação de credenciamentos nacionais e internacionais.
LinkedIN | Site oficial: https://www.tuv.com/brasil/br/

Informamos que os conteúdos publicados para seção Opinião de Especialistas AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS são independentes e de responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, na opinião da redação do nosso canal.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!