Crise ambiental reconfigura mercado de trabalho na área de Ciências da Natureza

softelec

Imagem: Divulgação | Legislação ambiental e transição para economia de baixo carbono geram oportunidades, enquanto empregos públicos decrescem

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

A crise ambiental planetária está reconfigurando o mercado de trabalho ao abrir oportunidades para profissionais com formação em Ciências da Natureza, como os Biólogos. A demanda pelos serviços desses profissionais cresceu nas últimas décadas com o estabelecimento da legislação ambiental no país, tendência que se acentuará com o esforço global de transição para uma economia de baixo carbono.

As novas oportunidades de trabalho vislumbram-se principalmente para aqueles dispostos a empreender.

Na mão contrária, os empregos para profissionais com esse perfil no setor público, tanto na Academia quanto em instituições de pesquisa, estão em declínio desde 2015.

Essas e outras tendências do mercado de trabalho serão debatidas no 25º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (25º ConBio), evento virtual de 25 a 28 de novembro, organizado pelo Conselho Regional de Biologia da 1ª Região.

O tema do 25º ConBio é “Empreendedorismo e oportunidades na crise: o presente e o futuro da Biologia”.

De acordo com estimativas do estudo Uma Nova Economia para Uma Nova Era, da WRI Brasil, braço nacional da ONG mundial World Resources Institute, a expansão da economia de baixo carbono pode gerar mais de 2 milhões de vagas de trabalho no Brasil e adicionar 2,8 trilhões de reais ao PIB até 2030.

(Link para o estudo: https://wribrasil.org.br/pt/publicacoes/nova-economia-brasil-eficiente-resiliente-retomada-verde)

A transição demandará profissionais que dominem as abordagens e tecnologias verdes para inovação industrial e geração de energia renovável e planejem e conduzam projetos de agricultura sustentável e agroecologia, de recuperação de pastagens, de reflorestamento (inclusive urbano) e de aumento da produtividade agropecuária, entre muitos outros.

Dra. Letícia Lotufo, professora titular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e uma das palestrantes do 25º ConBio, afirma que a emergência das questões ambientais ampliou a área de atuação dos biólogos.

“O mercado de trabalho cresceu, com oportunidades no terceiro setor, em ONGs e Oscips, e consultorias ambientais. Há demandas por estudos de impacto ambiental, planos de manejo etc.”, destaca Letícia Lotufo.

A partir do início desse século, houve também um crescimento acentuado nas vagas de empregos públicos, acessadas por meio de concursos, principalmente para instituições de ensino e pesquisa, aponta Letícia Lotufo. No entanto, esse processo foi interrompido a partir de 2015 e atualmente as oportunidades no setor público são muito limitadas.

Outro palestrante do 25º ConBio, dr. José Milton Longo, que é responsável pela Delegacia Regional de Mato Grosso do Sul do CRBio-01, recomenda que os formandos de Biologia e outros cursos de Ciências da Natureza se preparem para empreender.

A empregabilidade nos dias de hoje exige conhecimento científico aliado a ousadia para abrir seu próprio negócio e domínio de técnicas de gestão para administrá-lo adequadamente.

Foi o caminho seguido por José Milton, mestre e doutor em Ecologia e Conservação, que é proprietário de uma empresa de consultoria ambiental e resgate e manejo de fauna e flora.

“A consultoria ambiental é um campo diversificado, que abre possibilidades de você aplicar aqui fora o que aprendeu na academia. O empreendedor que trabalha com o meio ambiente e presta um serviço qualificado vai ter sempre trabalho”, afirma José Milton.

25º ConBio

As inscrições para o 25º ConBio estão abertas até 24 de novembro pelo site 25conbio.com.br, onde os interessados podem obter todas as informações sobre o evento. Biólogos registrados no CRBio-01 ou nos conselhos de outras regiões e estudantes de Ciências Biológicas podem se inscrever gratuitamente. Aos demais, é cobrada uma taxa de R$ 270. 

Site oficial: http://25conbio.com.br

Crédito:
Imprensa | CRBio-01

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4826 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!