Focado em sustentabilidade, novo curso gratuito da plataforma EAD Sesc Digital discute redução de resíduos e reciclagem de materiais

softelec
EAD Consumo, Resíduos e Sustentabilidade
EAD Consumo, Resíduos e Sustentabilidade

Imagem: Divulgação | Composta por videoaulas, apostila e minidocumentários que ilustram os conceitos aplicados em situações reais, iniciativa se propõe a estimular a reflexão e novas atitudes

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Agosto de 2022 – Promover ações de gestão responsável dos resíduos sólidos em diferentes contextos e espaços, que podem ser públicos ou privados, individuais ou coletivos, e ajudar as pessoas que querem ter atitudes mais sustentáveis no seu dia a dia. Este é objetivo do curso Consumo, Resíduos e Sustentabilidade, elaborado pelas educadoras da Fubá Educação Ambiental, que desde o final de junho passou a integrar o catálogo de atividades da plataforma EAD Sesc Digital.

Com apresentação da atriz Thainá Duarte e desenvolvidas a partir do tripé da sustentabilidade – ambiental, social e econômica –, as aulas abordam conteúdos técnicos de maneira simples e prática e ilustrados com exemplos inspiradores de projetos e grupos que realizam uma gestão adequada de resíduos.

Destinado a educadoras e educadores, lideranças, gestores e gestoras em empresas ou outras instituições, líderes comunitários ou qualquer pessoa que queira promover a melhoria da gestão de resíduos em seu contexto de atuação o curso é composto por seis videoaulas (com 15 minutos de duração cada) e minidocumentários que mostram os conceitos aplicados em situações reais e projetos pautados pela educação para a sustentabilidade. Além disso,os participantes têm acesso a uma apostila com guia de atividades práticas destinada a pessoas interessadas em replicar o curso com um grupo organizado e mobilizar as pessoas com relação a este tema.

Conteúdo

“O que é necessário para sermos mais sustentáveis?”

A partir dessa provocação, a videoaula “Essa tal de sustentabilidade” abre a sequência de conteúdos com a apresentação de conceitos de sustentabilidade e mostra que este é um modo possível e necessário de organização da sociedade. Outro episódio, “Afinal, o lixo é um problema?” analisa a cadeia de produção de materiais de uso cotidiano, os impactos socioambientais encontrados durante o processo de geração de resíduos e os benefícios de seu descarte e destinação responsável.

Na sequência, repensar o consumo para reduzir os resíduos é o tema da terceira aula, que se propõe a colaborar para uma melhor compreensão sobre a importância de se diminuir o consumo e a quantidade de lixo destinada aos aterros sanitários e, também, sobre como é possível adotar novos hábitos de compra em diferentes contextos. Nesse aspecto, repensar a reutilização de materiais, que integra o leque de soluções, não poderia ficar de fora é o tema da quarta aula, que busca conhecer e analisar criticamente a etapa da reutilização, provocando uma reflexão sobre o consumo e prolongamento da vida útil dos objetos.

Para se comunicar de modo mais direto, o curso traz à tona uma pergunta trivial do cotidiano comum a todos: o que acontece com o material reciclável que é separado?

A partir desse questionamento deseja-se suscitar no participante a compreensão da temática e instigá-lo a refletir em relação a melhor alternativa de lidar com os resíduos passíveis de reciclagem, que podem representar 70% dos resíduos sólidos domiciliares, se somados os recicláveis secos e os compostáveis.

E como mobilizar a sociedade para essas questões tão urgentes?

Em seu propósito, o curso se encerra justamente com um chamamento à ação, incentivando o participante a acreditar no seu potencial para a transformação do cenário em curso e para inspirar as pessoas ao seu redor. Para isso, serão expostos exemplos de pessoas e grupos que já estão mobilizados nesta causa, além de maneiras eficientes de se colocar em prática o conteúdo especialmente produzido para esse curso. Todo o material poderá ser acessado gratuitamente na plataforma EAD Sesc Digital.

Sobre o Sesc Digital

Lançada em 2020, a plataforma de conteúdo Sesc Digital visa transpor as ações do Sesc São Paulo ao ambiente e à linguagem digitais, expandindo o alcance das suas práticas de ação e difusão cultural de forma substancial e diferenciada, fortalecendo seu compromisso com um processo educativo participativo, continuado e inclusivo. O Sesc São Paulo trata com muita seriedade a privacidade de seus usuários e tem o compromisso de mantê-los informados em relação ao uso que é feito com os dados que são fornecidos.

Para mais informações, acesse: https://ead.sesc.digital/

Sobre Fubá Educação Ambiental

Startup socioambiental fundada em 2015 por quatro mulheres com doutorado na área da educação ambiental: Andréia Nasser Figueiredo, Ariane Di Tullio, Flávia Torreão Thiemann e MaylaValenti. Especializada em criar experiências educativas inclusivas e transformadoras para contextos e públicos diversos, a equipe desenvolve oficinas, cursos, consultoria, materiais educativos físicos e digitais, inclusive visitas virtuais e aplicativos.

Para mais informações, acesse: https://www.fubaea.com.br/

Sobre Thainá Duarte

Estreou no cinema no longa “Mundo Cão” (2016), de Marcos Jorge.Na TV, interpretou Anita em “Se eu fechar os olhos agora” (2019, Globoplay) e teve destaque nas duas temporadas de “Aruanas” (Globoplay). Thainá é conhecida por aplicar em cena suas vivências nos cursos, estando sempre aberta ao diálogo construtivo. Seu último trabalho, ainda sem data de estreia, é Cangaço Novo (Amazon).

A atriz é criadora e idealizadora do “Estou aqui para contar”, projeto contra violência doméstica que conta com o apoio de parceiros reconhecidos no assunto, como ONG Mulheres, Instituto Maria da Penha, Anistia Internacional e PlanInternational, organização da qual é embaixadora. Em 2019, esteve no Primeiro Fórum de Cidades Amazônicas, em Manaus, quando participou de conversas sobre desenvolvimento sustentável e a importância dos artistas na mudança socioambiental. Em maio deste ano esteve, com a PlanInternational, visitando projetos no Maranhão.

Serviço

Teaser


Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5258 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!